Injective (INJ): Maior plataforma de derivativos descentralizados

set 23, 2024 | Criptomoedas

Injective (INJ) ganhou espaço entre as criptomoedas como uma das plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) mais completas do mercado. Seu projeto é tão interessante, que ela está batendo de frente com as gigantes UniSwap e SushiSwap.

Para além da negociação direta de criptomoedas, a Injective Protocol ainda oferece produtos de derivativos, como opções e contratos futuros, o que amplia a participação do usuário.

Neste artigos, vamos abordar um pouco mais as características da INJ, como:

  • O que é a Injective?
  • Como a INJ funciona?
  • Tokenomics
  • Vale a pena investir?
  • Onde comprar INJ?

Já conhece este token? Se não, aproveite bem esta leitura com a gente!

Banner com logo da Injective

1. O que é a criptomoeda INJ?

A INJ é o token nativo da Injective Protocol, que funciona como uma plataforma de finanças descentralizadas, permitindo a criação de mercados financeiros totalmente descentralizados. 

Com isso, ele oferece um ambiente para a negociação de ativos mais barato do que o aplicado no mercado tradicional, e não exige a presença de intermediários.

Além das negociações tradicionais de ativos, a Injective tem como ponto forte a criação de smart contracts para produtos de derivativos, como opções e contratos futuros. Assim, há muitas outras possibilidades para que o investidor possa diversificar sua carteira.

Fundação da Injective

A Injective foi lançada oficialmente em 2020, com o objetivo de superar as limitações de escalabilidade, taxas elevadas e centralização que afetam muitos protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) existentes.

Existe uma equipe bem forte por trás deste projeto, como Eric Chen e Albert Chon. Juntos eles têm grande experiência em mercado financeiro, blockchain e desenvolvimento de software.

Diversos investidores apostaram na plataforma, como a Pantera Capital e a Hased, que ajudaram a financiar o projeto desde seu início.

Como funciona a Injective?

A Injective opera como uma plataforma de layer-2 construída sobre a blockchain do Ethereum. Então, toda a segurança e descentralização da rede principal também está presente nas operações da INJ.

Isso não limita sua capacidade de interoperabilidade entre outras blockchains, facilitando a transação e negociação de ativos entre diversas redes.

Rede Injective conectada a diversas outras blockchain

Esse conjunto de características ainda torna a presença de gas – taxas pagas para transações on-chain – mínimas ou praticamente zeradas em alguns casos. Então, o investidor fica apenas com o curso das tarifas do próprio trading.

Como comentado anteriormente, a INJ dá suporte à formação do mercado de derivativos descentralizados. Esses instrumentos são complexos, mas, aqui, conseguem ampliar seu potencial de negociação.

Token INJ

Os tokens INJ é o grande core do ecossistema da Injective. Além de servir como uma moeda de troca dentro da plataforma, ele é utilizado para governança.

Neste caso, os próprios detentores e usuários da plataforma podem decidir por atualizações e mudanças no protocolo, garantindo uma evolução democrática e com foco no investidor do projeto.

A INJ também pode ser aplicada para staking, já que seu mecanismo de consenso é o Proof of Stake (PoS).

Assim, os usuários podem bloquear seus tokens INJ como garantia de que seus computadores vão trabalhar em prol da segurança da rede. Como consequência, eles são recompensados com mais tokens INJ.

Tokenomics do INJ

Em termos de tokenomics, a Injective foi projetada para criar incentivos sustentáveis, que garantam a segurança e o crescimento do ecossistema ao longo do tempo.

  • Suprimento: Há uma oferta máxima de 100 milhões de INJ. Isso quer dizer que nunca haverá mais do que essa quantidade em circulação. Essa proposta acaba criando um potencial de escassez, que pode ajudar no desenvolvimento de preços do ativo.
  • Distribuição: Os tokens INJ foram distribuídos de forma a equilibrar as necessidades do desenvolvimento do protocolo, investidores iniciais e a comunidade. Uma parte significativa foi destinada à fundação Injective, enquanto outra foi reservada para a equipe e consultores
  • Deflação: A INJ possui um mecanismo de deflação baseado na queima de tokens. Neste caso, uma porcentagem das taxas geradas nas transações dentro do protocolo é usada para comprar tokens INJ no mercado e queimá-los, ou seja, removê-los da circulação permanentemente.
  • Staking: Como comentado antes, o staking é um dos principais mecanismos de incentivo ao funcionamento e uso da rede. Isso gera uma economia “paralela” com os validadores também podendo atuar dentro do mercado.

Em comparação com outros tokens DeFi, o INJ apresenta um tokenomics bastante interessante, que equilibra incentivos, segurança e, principalmente, deflação. Este último é algo que muitos outros protocolos não conseguem gerenciar de forma adequada.

Status de mercado

A Injective possui mais de US$ 1,8 bilhão em capitalização de mercado, ocupando a 43ª posição geral dentro do mercado de criptomoedas, segundo o CoinMarketCap.

Capitalização de Mercado da Injective

Seu market cap máximo foi de US$ 4,8 bilhões, em março de 2024. Atualmente, existem mais de 97,5 milhões de tokens INJ em circulação.

Vale a pena investir em INJ?

Em meio a tantos protocolos de DeFi, será que a Injective se sobressai o suficiente para fazer este investimento? Então, vamos a alguns pontos importantes:

  • Crescimento do DeFi: O setor de finanças descentralizadas segue expandindo, com empresas tradicionais também fazendo suas apostas no setor. À medida que mais usuários e instituições buscam soluções DeFi, plataformas como o Injective tendem a ganhar mais relevância. Então, ainda há potencial de crescimento para o protocolo.
  • Mercado futuro: Como a Injective opera com mercado de derivativos descentralizados, este é um grande diferencial que pode ser bastante atrativo a traders de pequeno e grande capital. Quanto mais a rede for usada, mais relevante o protocolo se torna e seu preço pode subir.
  • Parcerias estratégicas: A presença de grandes investidores institucionais e parcerias com exchanges descentralizadas (DEXs) coloca o projeto em evidência e dá mais corpo para a narrativa sobre o protocolo. Quanto maior a confiança, mais o mercado tende a precificar.
  • Multichain: A interoperabilidade é um ponto fundamental para o bom desenvolvimento da Injective. E isso é um grande diferencial em comparação com várias outras plataformas de DeFi.

Olhando para essas características, a Injective consegue bater de frente com UniSwap (UNI) e SushiSwap (SUSHI), que são gigantes consolidados do mercado de DeFi.

Onde comprar Injective?

Por ser uma protocolo popular e atraente, a Injective está listada nas principais exchanges globais. No Brasil, as negociações são feitas na Foxbit Exchange!

Aqui, você pode comprar e vender, além de depositar e sacar os tokens para a realização da autocustódia.

Tudo isso com as menores taxas do mercado e um atendimento 100% brasileiro, 24/7.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.