Inteligência Artificial: Como a tecnologia é aplicada no mercado de criptomoedas?

fev 16, 2023 | Inteligência Artificial

Antes obra de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Basta ver o recente sucesso do ChatGPT e a quantidade de testes realizados com a nova plataforma.

Embora ainda em muitos testes a aprendizagens, a tecnologia abandonou o campo de tentativa e já está sendo aplicada em diversos setores, como no mercado de criptomoedas, que tem forte ligação com a futura Web3.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias que fornece aos computadores capacidades humanas, como:

– Percepção de ambiente

– Habilidade de raciocínio 

– Capacidade de análise

– Tomada de decisão.

Para isso, é preciso utilizar redes neurais artificiais, algoritmos específicos, sistemas de aprendizado, entre outras ferramentas que vão nortear a simulação.

Algumas aplicações já recebem os benefícios da IA, como a robótica e reconhecimento de voz e visual.

Inteligência Artificial e o Mercado de Criptomoedas

Muito se discute como a Inteligência Artificial vai conseguir ser aplicada em soluções cotidianas. O que muitos não sabem, porém, é que ela já está presente em parte do mercado de criptomoedas.

As finanças descentralizadas (DeFi), inclusive, são um ambiente bastante propício para o desenvolvimento da IA.

Previsão de preços

Em uma plataforma pautada por investimentos, saber se um ativo irá se valorizar ou não pode ser uma carta na manga para obter lucros ou se livrar de prejuízos.

Neste caso, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta e tanto para os traders.

A partir de aprendizagem automática e constante, a IA pode desenvolver uma capacidade preditiva a partir de análises técnicas e fundamentais do mercado de criptomoedas.

Smart Contracts

Mesmo que os contratos inteligentes já sejam autoexecutáveis, trazer uma dose de automatização poderia tornar esses tokens ainda mais eficientes.

Em um smart contract de empréstimo, por exemplo, a Inteligência Artificial poderia monitorar os níveis de garantias oferecidas do credor e, assim, prever um possível calote.

Com o uso da IA, então, seria possível criar uma cláusula de descumprimento de contrato, que seria acionada a partir de um sinal emitido pela tecnologia.

Combate a fraudes

Se nas DeFis o anonimato é garantido, as atividades estão listadas na plataforma para quem quiser ver.

Aqui, a Inteligência Artificial pode se comportar de maneira analítica e identificar perfis que estão realizando atividades suspeitas de golpes ou fraudes.

Movimentos inconsistentes de liquidez ou até mesmo transações falsas podem ser o gatilho para que a IA acione comandos de intervenção e evite roubos e outras atividades maliciosas.

Web3

Com a aproximação da Web3, a Inteligência Artificial pode ter um papel fundamental na nova era da internet.

Em um ambiente, onde dados precisam ser protegidos e descentralizados, a IA pode oferecer segurança e confiabilidade ao novo sistema.

Ao mesmo tempo, estima-se que a comunicação sofrerá uma mudança drástica. Mais uma vez, o ChatGPT já demonstrou o poder dessa tecnologia nesta área.

A criação de criptomoedas específicas para transações dentro da Web3 também pode surgir a partir de uma aprendizagem computacional, assim como plataformas descentralizadas controladas por IA.

Inteligência Artificial aplicada às criptomoedas

Com o sucesso da tecnologia, tokens vinculados à Inteligência Artificial estão no hype dos investidores e entusiastas.<H3>

SingularityNET

Este é um marketplace descentralizado, em que os usuários podem comercializar serviços de Inteligências Artificiais, como clonagem de voz em tempo real, geração de textos e produção de resumos.

O token AGIX é utilizado como forma de pagamento na rede, que conta com 75 opções de serviços disponíveis.

Ocean Protocol

Com um pé na Web3, a Ocean Protocol é um marketplace de dados.

Nele, os usuários podem comercializar seus dados, a partir de tokens ERC-20 (blockchain do Ethereum), sem comprometer suas privacidades.

Pra isso, o protocolo consegue desbloquear informações, que antes eram inacessíveis, para alimentar sistemas de Inteligência Artificial, sem exposição pública.

Fetch.ai

Também de olho na Web3, o Fetch.ai é uma espécie de laboratório para projetos de Inteligência Artificial.

Nessa rede descentralizada, os usuários podem se conectar a uma série de dados, a partir de Inteligência Artificial Autônoma.

Entre algumas funções oferecidas, estão o rastreio de redes de transporte e energia, além de otimização de serviços em plataformas de DeFi.

Estes são os primeiros passos de um uso concreto da Inteligência Artificial. Assim que o domínio da tecnologia cresce, novas aplicações serão desenvolvidas e mais os computadores analíticos estarão auxiliando as tarefas cotidianas.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.