A prática de Know Your Customer – ou KYC –, embora possa parecer desconfortável em um primeiro momento, é responsável por oferecer ainda mais segurança e acessibilidade às suas criptomoedas dentro de uma exchange.
Entretanto, muitos usuários, ao não completarem este cadastro, criam possíveis brechas para golpes e outras vulnerabilidades a seus ativos digitais.
O que é KYC?
KYC é o processo em que o usuário tem sua identidade verificada dentro de uma plataforma ou empresa, a partir do envio de documentos pessoais e selfies.
No caso das exchanges, a prática de “Conheça seu Cliente” é amplamente usada para ajudar na prevenção de golpes e no combate à lavagem de dinheiro.
Como funciona o Know Your Customer?
Em um primeiro acesso, o KYC solicita dados simples, como:
- Nome
- Data de nascimento
- Endereço de e-mail
- Endereço residencial
- Telefone
- Nacionalidade.
Com os dados iniciais você terá acessos limitados e básicos dentro da corretora. Com redução dos limites de depósitos fiduciários, assim como o bloqueio de saques e depósitos criptos.
No caso da Foxbit, clientes que não estão com o cadastro KYC completo podem depositar até R$5mil mensais em reais, mas não podem depositar e nem realizar possíveis saques em criptos.
Como completar o KYC?
Com acesso limitado, o KYC é responsável por confirmar as informações inseridas anteriormente, além de dar uma espécie de “camada secundária” de segurança.
Nesta etapa do Know Your Customer, são solicitados o envio, por foto, de algum documento oficial, como:
- RG
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Passaporte.
Há, muitas vezes, a necessidade ainda de uma selfie com o documento em mãos e até um fotos para reconhecimento facial, como é o caso aqui da Foxbit.
Mas por que fazer o KYC?
O KYC pode parecer um processo trabalhoso, mas, na verdade, é bastante rápido e fundamental na proteção de suas criptomoedas.
Entre as prevenções do KYC estão:
- Combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
- Proteção contra fraudes e golpes
- Limitação do poder de usuários maliciosos.
Já as vantagens:
- Eleva proteção de seus ativos
- Aumenta a confiabilidade da exchange
- Facilita acesso a novos produtos e funcionalidades
- Expande limite de saque e depósito
- Dá acesso ao Foxbit Pro (no caso da Foxbit).
Assim, o KYC garante que apenas pessoas conhecidas e confiáveis podem realizar movimentações maiores dentro da exchange.
Por isso, usuários sem o cadastro completo ficam com acesso limitado para evitar que algum agente malicioso tente alguma ação que possa colocar em risco a plataforma ou o saldo dos outros clientes.
Como a falta de KYC pode afetar suas criptomoedas?
Presente nas exchanges, o KYC já é usado também por bancos e outras empresas que precisam – seja por segurança ou normativa – validar a identidade de seus usuários.
Porém, nem sempre o mundo foi assim, o que facilitou golpes em diversas plataformas, inclusive de criptomoedas.
Em 2014, ocorreu, talvez, o mais famoso golpe do mundo digital, na corretora Mt. Gox.
Sem a exigência de KYC na época, cibercriminosos conseguiram transferir cerca de 630 mil bitcoins (BTC) dos usuários da exchange para suas contas, durante três anos de ação.
Ninguém conseguiu identificar o ato, e a empresa ainda chegou a ser vendida, em 2011, a um desenvolvedor francês.
Em 2014, o responsável anunciou a falência da empresa responsável por 70% das negociações de BTC da época e pediu desculpas pela fraqueza de seu sistema.
Complete seu cadastro KYC
A falta de um KYC abre brechas para que agentes mal-intencionados tentem aplicar algum golpe.
A Foxbit, assim como corretoras mais modernas, já possui sistema de custódia compartilhada, estrutura de segurança digital avançada e em tempo-real, assim como bloqueios de ações suspeitas.
Mesmo assim, a Foxbit realiza a limitação de acesso a produtos e serviços de usuários sem o KYC completo para oferecer uma camada extra de proteção aos ativos dos clientes.
A ausência de cadastro, porém, acaba comprometendo a experiência desses usuários.
Se você não completou seu KYC, corra para sua conta e finalize o cadastro para acessar os serviços completos da corretora, além da nova plataforma Foxbit Pro!