Lightning Network: O que é, como funciona e como usar essa solução do Bitcoin?

out 22, 2024 | Bitcoin

 

A Lightning Network é uma solução de segunda camada (layer-2) específica para a blockchain do Bitcoin (BTC), com o objetivo de oferecer mais eficiência e rapidez nas transações da principal criptomoeda do mundo.

Apesar de ser a primeira rede criptográfica desenvolvida e considerada uma revolução do sistema financeiro, a plataforma do BTC ainda não consegue ser autônoma o suficiente para manter um funcionamento constante que mantenha suas características de velocidade, custo baixo, descentralização e segurança ao mesmo tempo.
Por isso, a Lightning Network surge como uma resposta a essas demandas, prometendo revolucionar a forma como as transações em Bitcoin são realizadas. E é sobre esta solução que veremos hoje neste artigo do Blog da Foxbit!

Símbolo da Lightining Network

O que é Lightning Network?

A Lightning Network é uma solução de layer-2 construída especificamente sobre a principal blockchain do Bitcoin, com o objetivo de tornar resolver um dos maiores problemas da rede atualmente: a escalabilidade.

Para isso, essa plataforma secundária oferece uma “segunda via” que permite aos usuários realizarem transações quase instantâneas e com taxas muito baixas, em comparação com a blockchain principal.

Com isso, a Lightning Network conseguiu tornar viável as chamadas microtransações – movimentações de frações de BTC –, ampliando o uso da criptomoeda no dia a dia.

Como funciona a Lightning Network?

A base do funcionamento da Lightning Network acontece a partir da criação de canais de pagamento entre os participantes.

Isso quer dizer que, em vez de registrar cada transação individualmente na blockchain, as operações são realizadas off-chain (fora da rede principal) nos canais de pagamento.

Desta forma, apenas os saldos finais são registrados efetivamente na blockchain do Bitcoin.

Veja também: O que é Bitcoin?

Este cenário permite uma grande quantidade de transações a serem realizadas quase instantaneamente, sem a necessidade de esperar a confirmação da rede principal.

O que são soluções de segunda camada para blockchains?

Soluções de segunda camada, como a Lightning Network, são protocolos construídos sobre uma blockchain existente, como é o caso do Bitcoin.

Elas são projetadas para aumentar a capacidade de transação da rede, reduzindo a carga na blockchain principal. Ao fazer isso, essas soluções podem oferecer transações mais rápidas e baratas, enquanto ainda se beneficiam da segurança da blockchain subjacente.
Para dar um exemplo mais cotidiano, como o tráfego em rodovias com pedágios.

Analogia entre pedágio e a Lightining Network

Ao usar a rede principal para o registro das transações, é a mesma coisa que você parasse no guichê, pegasse suas moedas e cédulas e, então, pagasse pelo ticket. Já a Lightning Network representaria os carros que possuem as tags de abertura automática da cancela, registrando o débito no cartão ou boleto para o pagamento apenas no final do ciclo.

Como usar a Lightning Network?

Para aproveitar as vantagens oferecidas pela Lightning Network, você precisa de uma carteira compatível para receber Bitcoin ou com saldo da criptomoeda para o envio.

Leia também: O que é uma carteira de Bitcoins?

Uma vez que esta rede é selecionada, um canal de pagamento é estabelecido entre os dois participantes, podendo realizar um número ilimitado de transações entre si.

Quando desejam encerrar o canal, a transação final é registrada na blockchain do Bitcoin, refletindo os saldos finais de cada participante.

Entretanto, a Foxbit Exchange já oferece essa solução dentro da própria corretora. Assim, você pode movimentar seus Bitcoins via Lightning Network a qualquer momento e para qualquer carteira externa que quiser.

Criadores da Lightning Network

Joseph Poon e Thaddeus Dryja foram os principais desenvolvedores da Lightning Network,  em 2015.

Na época, eles visualizaram uma rede descentralizada de micropagamentos que poderia resolver os problemas de escalabilidade do Bitcoin.

Desde sua proposta inicial, a solução de segunda camada ganhou muita tração e tem sido desenvolvida e melhorada por uma comunidade dedicada de desenvolvedores e entusiastas.

Avanço da Lightning Network

Desde o lançamento de sua versão beta, em 2018, a Lightning Network tem visto um crescimento impressionante.

Em janeiro de 2021, a rede tinha 8.321 nós públicos, número que saltou para 19.374 em janeiro de 2022, um aumento considerável de 132%.
Vale ressaltar, entretanto, que esses números não abrangem os chamados “nodes privados”. Caso estes participantes estivessem incluídos no levantamento, o número de conexões seria ainda maior.

Lightning Network na Foxbit!

A Lightning Network é, sem dúvida, uma das inovações mais promissoras no espaço das criptomoedas. Ela tem o potencial de tornar o Bitcoin uma moeda verdadeiramente viável para transações diárias, superando os desafios de escalabilidade.

Agora, através da parceria com a Lightspark, o Foxbit Pay, produto da Foxbit Business, conta com a Lightning Network integrada. 

Com essa tecnologia, os pagamentos em Bitcoin se tornam ainda mais rápidos, seguros e com taxas mínimas, possibilitando transações instantâneas para empresas, profissionais autônomos e pessoas físicas.

Essa inovação traz mais eficiência ao aceitar criptomoedas como forma de pagamento, tornando o processo mais acessível e ágil para o mercado.

Em breve, também estará disponível na Foxbit Exchange.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.