O que é Litecoin (LTC)? – Conheça mais sobre o projeto

ago 24, 2018 | Litecoin

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda criada pelo desenvolvedor Charlie Lee, mais conhecido como @SatoshiLite. Ela é uma cópia do código do Bitcoin porém com algumas mudanças.

A moeda foi criada em 2011, e tinha como objetivo criar um “Bitcoin melhorado”. Para isso algumas modificações foram feitas no protocolo, na velocidade de transação, mecanismo de consenso e quantidade de moedas.

Aspectos diferentes do Bitcoin

Se a ideia do Litecoin era criar um “Bitcoin melhorado”, quais são as modificações de um protocolo para o outro?

O primeiro e mais perceptível é o tempo de inclusão das transações nos blocos da rede. Charlie Lee determinou que cada bloco fosse gerado 4 vezes mais rápido do que na rede bitcoin. Por isso temos blocos em média a cada 2,5 minutos.

Outra diferença notável é a quantidade de moedas máxima. O Litecoin conta com uma oferta máxima de 84 milhões de moedas, enquanto o Bitcoin conta com ~21 milhões. @SatoshiLite criou 4x mais moedas do que o Bitcoin.

O criador da criptomoeda disse:

“Quando eu criei a moeda, estava tentando fazer o design de uma moeda como a prata comparada ao ouro. Então eu fiz o tempo de confirmação ser 4x mais rápido e a quantidade de moedas ser 4 vezes maior. Então é por isso que eu decidi chamá-la de “lite”(leve) coin.”

Minerar Litecoin (LTC), vale a pena?

Apesar de ter sido pensada para possibilitar a mineração em computadores caseiros, com o passar dos anos grandes empresas de mineração descobriram como criar ASICs (máquinas específicas para mineração de Litecoin – circuitos integrados de aplicações específicas).

Tal desenvolvimento dificultou, praticamente impossibilitando, qualquer tipo de mineração caseira, com CPUs ou placas de vídeo de baixo desempenho.

O processo de mineração de Litecoin é bem parecido com a mineração de Bitcoin. Você pode conferir também o podcast do Conexão Satoshi sobre o tema:

Como explicado no link acima, é necessário colocar todos os custos na ponta do lápis antes de investir na mineração de qualquer criptomoeda. Principalmente quando se trata de criptomoedas no top 10 em valor de mercado.

Vale a pena comprar Litecoin?

Antes de responder, vale a pena ressaltar alguns pontos do Litecoin.

O primeiro é que a LTC é uma moeda “clone” do Bitcoin. Como os desenvolvedores dos dois projetos são próximos, muitas vezes o Litecoin serve como uma espécie de “rato de laboratório” para o Bitcoin.

Isso significa que muitas vezes a implementação de novas tecnologias que vão para o Bitcoin, passam primeiro no Litecoin. Isso já aconteceu na implementação do Segwit e em algumas atualizações da Lightning Network. No caso do Segwit, o preço do Litecoin disparou cerca de 38% em poucas horas após a ativação da tecnologia.

Onde guardar a criptomoeda?

O Litcoin, assim como o Bitcoin, é suportada por diversas carteiras. A mais conhecida e recomendada para desktop é a Electrum LTC. Seu processo de instalação e configuração é semelhante ao utilizado pelo Bitcoin. Você pode conferir o tutorial passo a passo que preparamos para a Electrum BTC.

Há outras carteiras para IOS e Android, todas muito simples e intuitivas. Há até a opção para os mais paranoicos em segurança, com a opção de guardar suas moedas em uma carteira de papel.

Gostou do tutorial? Não esquece de seguir as redes sociais da Foxbit – Twitter, Linkedin, Instagram, Facebook.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.