Como funciona mineração de bitcoin? Bitcoin

Como funciona mineração de bitcoin?

Guto Schiavon

Graças ao Bitcoin, a principal moeda digital existente no mercado, várias alternativas surgiram nos últimos anos apesar de poucas terem se popularizado como ele. Isso se deve à atratividade, facilidade de negociação e rápida valorização que ele obteve nos últimos tempos.

Para se ter uma ideia, em 2009 uma unidade dele valia menos de U$ 1,00, porém em 2013 chegou a ser cotada acima de U$ 1.100,00. Ou seja, muita gente conseguiu faturar uma boa quantia investindo em Bitcoins.

Para conseguir essa criptomoeda, você deve comprá-la numa espécie de bolsa de valores de Bitcoins, conhecidas como exchanges. Isso pode ser feito por meio de uma conta numa exchange online confiável, como a Foxbit. Outra forma é a mineração de Bitcoin, que é como novas moedas são criadas, mas hoje só é rentável para grandes empresas, que investem milhões no processo de mineração.

Como funciona a mineração de Bitcoin?

Para minerar Bitcoin é necessário ter um computador com alta capacidade de processamento. Diante da dificuldade de minerar Bitcoin, atualmente não é mais possível fazê-lo com seu computador caseiro. Os mineradores compram máquinas que foram feitas especialmente para minerar bitcoin, como as ASICS.

O papel delas é encontrar uma sequência que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior. Para isso, o computador precisa efetuar milhares de cálculos por segundo para encontrar a combinação perfeita, por isso que eles precisam ser extremamente potentes.

Ao encontrar a sequência compatível, o minerador recebe uma recompensa em bitcoin para cada bloco que ele minerar. Essa recompensa foi criada com a intenção de pagar as pessoas que emprestam poder computacional para manter a rede do bitcoin funcionando, conhecida como blockchain.

Milhares de mineradores competem diariamente pela recompensa que os blocos oferecem. Um bloco de transações de Bitcoin é formado a cada 10 minutos, então a competição recomeça nesse período de tempo.

Como se consegue Bitcoin?

Cada bloco com transações de bitcoin tem uma “digital”, que é um Hash que deve ser compatível com o do bloco anterior e posterior. O papel do minerador é encontrar um hash que seja compatível com o bloco anterior, quando ele encontra esse hash, o minerador ganha uma recompensa de 12.5 Bitcoin.

O vencedor e os seus Bitcoins são informados para toda a rede valide e saiba que esses novos bitcons pertencem a esse minerador, de modo que ele possa fazer uso do seu prêmio.

Existe um grande banco de dados que atua como “livro de registros”, o chamado “blockchain”, onde cada transação é registrada de forma cronológica e linear, sendo também digitalmente assinada para garantir sua integridade e veracidade. Uma cópia dele está presente em cada computador da rede, o que permite que eles possam validar ou não as informações recebidas de acordo com os dados que possuem.

Nesse sentido, a aprovação de cada transação depende de um consenso, o que previne fraudes.

Por que essa moeda digital se tornou atrativa?

O Bitcoin se tornou atrativo graças à valorização que vem sofrendo, já que o mercado chinês e japonês anda impulsionando essa moeda digital por conta da desvalorização do Iuan.

Graças ao aumento dos preços, a moeda voltou a atrair gente interessada em investir em Bitcoin, especialmente aqueles que atuam em grandes grupos de mineração. Por meio deles, é possível competir com empresas que possuem equipamentos potentes específicos para minerar Bitcoin, já que todos compartilham poder computacional enquanto tentam decifrar os códigos.

Os resultados obtidos por esses grupos, que podem passar de dezenas de milhares de integrantes, são divididos entre todos. Isso porque os Bitcoins podem ser negociados por meio de frações.

Essa moeda digital tem servido de inspiração para grandes agentes financeiros, sendo que vários bancos já aderiram à sua tecnologia (blockchain) ou estão estudando formas de usá-la. Alguns até mesmo já pensam em criar e implantar suas próprias criptomoedas, o que significa uma forte tendência do crescimento delas no futuro.
Ficou com alguma dúvida sobre Bitcoin e a mineração de moedas digitais? Compartilhe conosco nos comentários!