Halving do Bitcoin começa em:

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Bitcoin: mais seguro que banco?

dez 10, 2016 | Bitcoin

Em alguns aspectos, bitcoin pode ser mais seguro que um banco, e vamos explicar alguns de seus benefícios. A moeda digital vem inovando cada vez mais a forma de se fazer negócios. Hoje em dia, ela pode ser usada para os mais diversos tipos de investimentos. E, de quebra, é aceita por diversas instituições financeiras.

Com a alta da popularidade conquistada atualmente, surge uma dúvida: um investimento feito com bitcoin pode ser mais seguro que bancos? Continue a ler o texto para saber tudo o que precisa sobre o assunto!

Os benefícios do uso de bitcoins

Numa época em que os grandes bancos internacionais entraram em crise, os bitcoins vieram realmente para ficar — e alterar o paradigma monetário. As moedas vieram ganhando cada vez mais espaço no mercado, e a tendência é que seu valor aumente muito nos próximos anos.

Autonomia

Entre seus benefícios, está o fato de ser autônoma, ou seja, não ter vínculo com bancos ou Estados. Assim, a moeda é um grande chamariz para aqueles que desejam fugir de crises econômicas que venham a causar turbulências nos mercados.

Produção limitada

A produção de bitcoins é registrada a cada 10 minutos, e a ideia de seu criador é que esse número de produção de moedas caia a cada 4 anos. Esse é outro fato a ser considerado: a produção da moeda é limitada e, por isso, a quantidade disponível no mercado, também.
Assim, a partir de um determinado momento, ela poderá ser comercializada somente por quem comprou os bitcoins ainda quando eram produzidos. Dessa maneira, a demanda pelo dinheiro digital crescerá, ao contrário da oferta. Com isso, seu valor de mercado aumentará consideravelmente.

O sistema blockchain

O bitcoin, que opera independentemente de qualquer agente financeiro, é autenticado pelo chamado sistema blockchain. O sistema se tornou tão bem-sucedido que, nos dias atuais, até mesmo alguns bancos o utilizam como inspiração para otimizar suas operações.
O blockchain atua, basicamente, como um livro-caixa, realizando o registro das transações realizadas, desde a primeira, e podem ser analisadas por qualquer pessoa com acesso à rede. A grande vantagem é que, depois de validadas, as ações não podem ser apagadas do sistema, e também são feitas de modo pseudo-anônimo.
Assim, aqueles que se mostram receosos para compartilhar informações pessoais, acharão no blockchain uma boa maneira de completar operações financeiras de forma eficiente.
Para que uma transação seja aceita, é preciso que todas as máquinas da rede façam a verificação das transações, evitando o gasto duplo de um mesmo bitcoin.

A segurança das moedas digitais

Os bitcoins vêm provando ser investimentos cada vez mais rentáveis para o público, e uma moeda de troca quase tão popular quanto as tradicionais.
Apesar de muitas pessoas considerarem o investimento em bitcoins o que chamamos de um “tiro às escuras”, a verdade é que o expediente se revela como altamente rentável. Há, dentro da lógica de uso dos bitcoins, várias medidas que visam aumentar a segurança na experiência de quem usa esse tipo de moeda.
No entanto, é claro que algumas medidas de segurança devem ser tomadas: vale a pena fazer um adequado estudo do melhor momento para entrar no mercado, e acompanhar de perto suas tendências.
Investir em bitcoins é uma boa alternativa, que vem sendo explorada cada vez mais pelos investidores no mercado. E agora você sabe que o bitcoin pode ser mais seguro que bancos! Quer ficar ainda mais por dentro do tema? Então saiba como ocorre a oscilação do bitcoin!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.