Novas profissões e oportunidades no Metaverso

dez 13, 2022 | Outras categorias

O metaverso é uma nova realidade, que ganhou a atenção da mídia com a mudança de nome do grupo Facebook para Meta. Junto desta nova realidade, surge também um grande leque de novas oportunidades e profissões.

Metaverso: A porta de entrada para uma nova realidade

Meta é um prefixo que se origina do grego metá, com uma tradução literal para “em seguida”, ou “além”. Ele pode ser utilizado para indicar:

Algo posterior ao estado inicial – como em metaplasia, para a substituição de células adultas no organismo;

Uma mudança – como em metamorfose;

O que transcende, vai além de outra coisa – como em metafísica.

Metá, também do grego, pode indicar algo que está em uma situação intermediária. “Entre” dois pontos.

Já o “verso” é um sufixo que faz referência ao próprio universo, que em suas raízes etimológicas significa algo como “tornado um” ou “tudo junto”.

Se o universo é nosso mundo, nossa realidade como a conhecemos; então o metaverso é uma realidade além deste conceito. Algo posterior ao estado inicial, uma mudança em nossas relações com o mundo, que transcende a realidade conhecida.

Oportunidades no Metaverso

Para o usuário, o Metaverso oferece a oportunidade de um grande mergulho em um mundo que não segue as mesmas leis da física. Ao se tratar de um universo digital, as possibilidades ficam limitadas apenas à criatividade daqueles envolvidos em sua construção.

Em um universo que transcende fronteiras, usuários do mundo inteiro podem se encontrar em um ambiente em comum, interagir, dar um abraço, visitar uma loja, assistir a um show, participar de uma reunião ou trabalhar em um escritório virtual que simula a vivência e a rotina de um escritório fixo, com mesas, cadeiras, salas de reunião e avatares personalizados.

Ao somar o metaverso com a tecnologia blockchain, em um ecossistema que foi transformado, em direção à descentralização e propriedade digital, é possível possuir bens únicos e escassos dentro do universo digital através de NFTs e também moedas virtuais escassas, seguras e descentralizadas.

Para as empresas e desenvolvedores, o metaverso abre uma porta de novas possibilidades para se comunicar e se relacionar com seus clientes, que agora são usuários destas plataformas digitais de realidade virtual.

Estas empresas também conseguem transcender as noções de fronteira e limitações físicas, aumentando seu alcance potencial, por exemplo, em shows e apresentações de branding (marca), venda de ingressos, leilões, venda de produtos em lojas no metaverso que unem a experiência da realidade aumentada. A redução de custos presentes no mundo físico também é outro fator de oportunidade que vem conquistando milhares de pessoas.

O metaverso permite também experiências antes inimagináveis, como a especulação imobiliária de terrenos virtuais, como ocorre em plataformas como The Sandbox (SAND) e Decentraland (MANA). O que abre portas para que novas profissões sejam criadas, junto dessa nova demanda.

Profissões no metaverso

Ao entender que os usuários estarão presentes neste universo transcendental (uma pesquisa da Gartner afirma que até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos 1 hora no metaverso), as marcas são incentivadas a se posicionar no mesmo ambiente.

Ao entender que as marcas estarão interessadas em direcionar parte de seu orçamento de marketing para o Metaverso, cria-se uma cadeia econômica onde estes espaços serão concorridos. E a partir daí, investidores podem adquirir “pedaços” destes metaversos, para que sejam vendidos ou alugados para as empresas interessadas.

Surgem então duas novas profissões, que são: (1) O especulador imobiliário de Metaverso, comprando e vendendo terrenos virtuais que podem ser valorizados com o tempo; (2) O corretor de imóveis (ou especialista) de Metaverso, que poderá auxiliar, tanto os investidores, como também empresas que estão entrando na nova realidade, buscando seu próprio espaço lucrativo para posicionar sua marca.

Ambos o especulador e o corretor de imóveis já existem na realidade virtual e é bem comum encontrar estes profissionais em grupos de comunidades relacionadas com projetos do metaverso (SAND e MANA, por exemplo).

Após adquirir um terreno, ou alugar uma propriedade para alguma aplicação temporária, as empresas podem sentir a necessidade de personalizar a estrutura virtual segundo sua própria identidade de marca, melhorando também a experiência do usuário.

Com isso surgem os arquitetos de metaverso. Profissionais especializados em construir as estruturas ou decorar os interiores virtuais para cada necessidade. Seja uma loja, um mostruário, um ambiente de leilão ou um show. Já existem pessoas prestando esse serviço para as marcas que estão mergulhando na realidade aumentada, inclusive em plataformas centralizadas como a Meta.

Por último, mas não menos importante, após adquirir os terrenos e arquitetar a estrutura, os usuários muitas vezes precisam de guias especializados para aprender a navegar neste ambiente completamente novo e sem limites.

Uma nova profissão que vem surgindo nas comunidades de Metaverso é o guia de metaverso. Estes guias normalmente são moderadores ou community managers que ensinam os novos usuários a utilizar a plataforma e mostram o caminho correto até o local de interação da marca (show, leilão, loja, etc).

Mais profissões e oportunidades devem surgir com o tempo, conforme a gente continue a descobrir as possibilidades e demandas desta nova realidade. Ainda estamos apenas no começo de algo que pode se tornar grande e corriqueiro em nosso dia-a-dia.

Consegue pensar em alguma profissão de metaverso que não foi citada neste texto? Compartilhe conosco!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.