O mercado de criptomoedas é um mercado amplo e global que engloba diversos segmentos e existe em diferentes ambientes regulatórios.
Regulamentação Estatal
Cada país tem suas próprias leis que regulamentam o mercado local e as empresas que querem atuar neste mercado e, principalmente, para as empresas sediadas nele. Para o Brasil não é diferente.
Os legisladores e agências reguladoras do governo federal vêm trabalhando há anos para definir o que eles consideram ser as melhores práticas e regras que devem ser seguidas pelos participantes do mercado de criptomoedas. Essa regulamentação muda com o tempo e a Foxbit, está sempre acompanhando cada mudança para se adequar às leis vigentes.
Autorregulação
Além da regulamentação Estatal, o mercado de criptomoedas também se autorregula de diversas maneiras.
Os clientes também são reguladores
Seja através do livre mercado e da livre concorrência, onde os clientes e usuários são os “reguladores”, regulando com seu próprio bolso através das escolhas que fazem ao decidir usar o serviço da empresa X, ou Y. Tudo isso sendo reflexo de como a empresa age perante o mercado de criptomoedas.
A Foxbit tem uma “autorregulação” impecável nesse quesito, sendo uma das únicas exchanges brasileiras com o selo de RA1000 no ReclameAqui, o que indica uma série de ótimas avaliações de nossos clientes.
ABCripto e a autorregulação
A autorregulação também ocorre através de associação. Atualmente a Foxbit é associada à ABCripto (Associação Brasileira de Criptomoedas), tendo assinado o código de autorregulação proposto pela ABCripto, ao lado de outras importantes empresas do mercado brasileiro.
Através deste código, seguimos uma série de regras e boas práticas que visam promover maior transparência e proteção aos usuários, além de um ambiente de negociação que combate a lavagem de dinheiro e outras práticas criminosas.
Conclusão
Apesar de tudo isso, o mercado de criptomoedas ainda é muito novo e está em constante amadurecimento. As regras e regulamentações devem evoluir com o tempo em todas essas esferas.
Mesmo em um ambiente regulatório crescente, é importante que cada usuário faça constantemente o papel de autorregulador, avaliando as empresas, pesquisando sobre os projetos em que quer investir, verificando as informações que chegam até eles e compartilhando sua opinião com outros investidores e usuários de criptomoedas.
Só assim poderemos crescer juntos de maneira saudável!