Halving do Bitcoin começa em:

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

O que é 0x? (ZRX)

jun 5, 2021 | Token

0x é um protocolo aberto que incentiva o uso de uma nova infraestrutura financeira para negociação de ativos digitais sem os tradicionais intermediários.

Com 0x os usuários podem trocar tokens ERC-20 no Ethereum que podem representar ativos físicos como ouro, dólar e até mesmo ações e outros criptoativos. A negociação é efetuada usando o blockchain do Ethereum. 

“O protocolo tem a intenção de servir como um padrão aberto e um bloco de construção comum, dirigindo a interoperabilidade entre aplicações descentralizadas (dApps) que incorporam a função de exchange”

Em vez de utilizar um sistema de livro de ofertas (order book) centralizado, a 0x usa diversos operadores para manter o livro com as ofertas de quem quer comprar ou vender ativos digitais, esses operadores são chamados de Relayers. Apesar de as ofertas serem mantidas fora do blockchain para acompanhar os preços, a execução da ordem ocorre no Ethereum por meio de contratos inteligentes. 

Os Relayers não ficam com os ativos digitais e nem podem executar as ordens em nome dos compradores/vendedores, dessa forma, a exchange descentralizada facilita a troca de pessoa para pessoa. 

Quando uma ordem é executada, o processo lógico da 0x entra em ação, a assinatura de quem criou a ordem (maker) é verificada e se quem tomou a ordem (taker) satisfizer todos os requisitos então a transação é efetuada via smart contracts no blockchain. 

Passos para criação e execução de uma ordem na 0x

Qual a vantagem dos tokens ZRX?

O token ZRX tem duas utilidades essenciais para manter o aspecto descentralizado da rede, o uso em governança e na criação de liquidez para o mercado.

Donos de ZRX podem votar em atualizações de protocolo, conhecidas pela sigla em inglês ZEIPs que significa Proposta de Melhoramento da 0x. Cada token equivale a um voto, portanto quanto mais tokens maior será sua influência. 

As votações ocorrem off-chain pelo site da 0x, contudo, elas são verificadas pela assinatura de cada carteira votante. Antes de cada votação é feita “fotografia” blockchain, ela mostra a quantos tokens cada carteira tem, os usuários devem manter os tokens na wallet enquanto a votação durar, do contrário os votos não serão validados. Isso garante que quem votou fique exposto às consequências da sua escolha. 

Mas além da votação, a 0x dá grandes incentivos para quem levar liquidez para a plataforma e tiver consigo tokens ZRX. Criadores de liquidez que fazem stake são recompensados com as taxas cobradas pelo protocolo em ether (ETH).

Os donos de ZRX podem delegar os tokens para provedores de liquidez (market makers) e em troca ganhar parte das taxas coletadas. Com isso, os market makers podem fazer stake sem ter capital alocado e preso em ZRX. Vale ressaltar que no processo de delegação, metade dos ZRX ficarão sob completo controle dos maket makers.

Quem criou e desenvolve 0x? 

O protocolo é de código aberto e qualquer pessoa pode colaborar, contudo, a empresa 0x Labs é uma grande stakeholder, cujo objetivo é expandir a atuação do protocolo para múltiplos blockchains e dar mais utilidade para a moeda ZRX. 

Will Warren é co-fundador e CEO da 0x Labs, graduado em Engenharia Mecânica pela UC San Diego, pesquisador no Los Alamos Laboratory, ele foi conselheiro técnico do criptoativo BAT.

Amir Bandeali é atualmente o Co-CEO da 0x Labs, sendo bacharel em Finanças pela Universidade de Illinois. 

Todo o desenvolvimento é feito com os os US$24 milhões captados via ICO em 2017 e em incentivos de ZRX conforme o time faz as entregas do projeto, garantindo que as taxas da rede fluam apenas para os maket makers. 

Qual o preço e as perspectivas da ZRX?

O preço da ZRX pode ser visto no nosso livro de ofertas, assim como os outros criptoativos o preço é determinado pelo mercado. 

De acordo com dados do Coingolive, a ZRX teve uma valorização de 229,3% nos últimos 12 meses.

A equipe do 0x tem se esforçado para criar mais valor para os clientes, para isso ela tem se integrado com outros projetos e provedores de liquidez.

A API bem documentada também facilita a integração de aplicações pelos desenvolvedores de Dapps, aumentando as funcionalidades do protocolo. 

Como guardar ZRX?

A ZRX pode ser guardada em qualquer carteira que suporte tokens no padrão ERC-20, como Metamask e MyEtherWallet. Você também pode deixar os tokens na Foxbit para fazer trades rápidos.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.