O que é API? Segurança

O que é API?

Entenda qual a importância da API e qual a utilidade no seu dia a dia

Com esse post você vai perceber a utilidade das APIs no seu dia a dia que você nem conhecia. Vamos começar com a definição delas. Acompanhe!

API é o acrônimo de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. 

Uma API pode ser definida como um conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e sua utilização de maneira não tão evidente para os usuários. Geralmente são invisíveis ao usuário comum, que enxergam apenas a interface dos softwares de aplicativos, diferente dos profissionais de programação que conhecem essa tecnologia a fundo. 

Para que serve?

A interface de um sistema é criada para que um usuário possa usá-lo de maneira simples, já a API é desenvolvida para que pessoas possam usar as funcionalidades de um outro sistema, ou seja, com a API torna possível os dois se comunicarem, compartilhando suas ações, ferramentas e padrões, gerando uma conversa entre si. Ao conectá-los, as APIs têm um papel essencial na criação de aplicativos.

A maioria dos aplicativos que conhecemos hoje só são possíveis através de uma ligação de diversos sistemas e ferramentas, que acontece por meio das APIs.

Quando uma empresa ou organização já tem um bom site com diversas funcionalidades, ela se dedica a fazer uma boa API, que abre diversas oportunidades para atingir um novo público, tornando as funções possíveis apenas pelo site, também pelo aplicativo, facilitando muito a vida do usuário.    

Utilidades de APIs em nosso dia a dia

Quando uma pessoa acessa uma página de um hotel, por exemplo, é possível visualizar dentro do próprio site o mapa do Google Maps para saber a localização do estabelecimento e verificar qual o melhor caminho para chegar até lá. Esse procedimento é realizado por meio de uma API onde os desenvolvedores do site do hotel utilizam o código do Google Maps para inseri-lo em um determinado local de sua página.

Vou citar outro exemplo: digamos que você criou uma loja virtual e algum cliente comprou um produto do seu site, porém, ele precisa pagar por esse produto, então você vai integrar a sua loja virtual com sistemas de pagamentos, exemplo, visa ou mastercard ou você pode integrar a sua loja com uma empresa que faz esse meio de pagamento mostrando todas essas opções, como por exemplo o Paypal.    

Benefícios da Integração por APIs

Como dito acima, as APIs facilitam muito a vida das pessoas, ela torna possível funções importantes do dia a dia, como por exemplo: reserva de hotéis, compra de passagens aéreas, cálculos de fretes em lojas virtuais e outros serviços. 

Podemos pensar que é somente em aplicativos que é possível utilizá-la, mas isso não é uma verdade. As APIs podem ser utilizadas em qualquer tipo de sistema, inclusive no próprio sistema operacional. Por exemplo, o próprio windows tem internamente as APIs prontas para desenvolvedores criarem seus softwares integrado com as funcionalidades do sistema operacional, permitindo controlar, por exemplo, sistema de redes e arquivos. 

Exemplos de integração entre APPs:
  • Facebook/Uber;
  • Sites de e-commerce/Sistemas de pagamentos;
  • Google Maps/Sites de aluguéis e venda de imóveis.

Agora você já percebeu a importância das APIs na nossa vida através de aplicativos ou sistemas, vai começar a olhar de uma maneira diferente essas aplicações.  

Para mais posts educativos com esse e também tutoriais acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA