O que é bitcoin? Entenda mais

jul 3, 2018 | Bitcoin

O que é Bitcoin? Bitcoin é uma moeda digital, livre de interferências de governos, que não necessita de terceiros para funcionar, matematicamente segura e autenticamente escassa. Vamos explicar sobre o que é Bitcoin e como você pode começar a usá-lo.

Nós criamos também um podcast, se você preferir, onde explicamos todos os detalhes de como o bitcoin funciona:

Quem é o dono do bitcoin?

Nenhuma pessoa é dona do bitcoin, mas todos podem participar da rede de acordo com suas capacidades. Você pode ajudar programando, fazendo design, aceitando bitcoin no seu negócio, escrevendo sobre ele ou de alguma outra maneira criativa.

Ele é um dinheiro feito de pessoa para pessoa, isso significa que você consegue enviar qualquer quantidade de bitcoins sem interferências bancárias ou de algum governo. Com ele você é seu próprio banco, legislador e governo.

O Bitcoin é um meio único e inovador de pagamentos e reserva de valor, por isso seu preço só cresceu nos últimos anos. Apesar do aumento de preço, a comunidade continua tão aberta quanto antes.

Essa transparência permite que todos possam verificar o código do Bitcoin, isso garante que milhares de pessoas verifiquem se há qualquer falha ou ilegitimidade no protocolo, dessa forma qualquer falha é rapidamente identificada e corrigida através de um consenso da rede. O Bitcoin é uma forma mais aberta de dinheiro, sem complicações e excesso de burocracia.

O preço do Bitcoin

Muito se fala do preço do bitcoin, ele é volátil, pode subir e descer em um piscar de olhos. Isso acontece porque é uma moeda muito nova e as pessoas ainda estão aprendendo a colocar um preço nele.

Por isso não é recomendado que você deixe valores essenciais em bitcoin. Ele é um ativo de alto risco, portanto, tome cuidado ao investir. O recomendado é alocar uma parte do seu dinheiro que não seja essencial no seu cotidiano, algo em torno de 1 a 5% dos seus bens.

Nunca invista o que você não pode perder, essa é a dica principal para quem vai comprar bitcoin.

Como uma moeda global e digital, você pode transferi-la para qualquer pessoa do mundo, pagando uma taxa baixa ou até mesmo nenhuma taxa.

Bitcoin e o governo

Bitcoin é um ativo novo, muitos governos ainda não sabem como lidar com esse modelo tão transparente e imprevisível. O que é completamente plausível, afinal, eles ainda estão pesquisando as peculiaridades do Bitcoin. A CVM, por exemplo, entende que não é necessária uma regulação.

No ano passado, o governo japonês reconheceu o Bitcoin como um meio de pagamento legítimo. Além disso, foram traçadas diretrizes de regulamentação bastante positivas. A tendência é que alguns países se baseiem na regulamentação japonesa.

No Brasil não é proibido você comprar ou vender bitcoins, entretanto é necessário que você declare ganhos acima dos 30 mil reais.

É totalmente possível lucrar com bitcoins e continuar dentro da lei, muitas pessoas e empresas fazem isso.

Bitcoin é para bandidos?

Definitivamente não. Em 2017 a União Européia publicou um relatório mostrando que o bitcoin e as criptomoedas são os instrumentos menos usados por terroristas e outros criminosos.

Isso se deve a transparência do Bitcoin, todas as transações são verificadas pela rede e as casas de câmbio seguem padrões internacionais contra a lavagem de dinheiro e abusos monetários. É praticamente impossível forjar uma transação na moeda.

Como todas as transações são rastreáveis, qualquer endereço de Bitcoin que pode ser ligado a um eventual criminoso será público e rastreável pelas autoridades. Por conta disso, a criptomoeda é um péssimo meio para lavagem de dinheiro.

Mas será que o bitcoin é realmente seguro? Veja no nosso próximo post.

https://foxbit.com.br/blog/bitcoin-e-seguro-entenda-mais/

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.