O que é Cardano e ADA? Altcoins

O que é Cardano e ADA?

Quer entender mais sobre esse criptoativo? Nesse texto falaremos tudo o que você precisa saber.

Cardano é uma plataforma em blockchain de código aberto criada por Charles Hoskinson, um dos co-fundadores e peça essencial no lançamento do Ethereum, para resolver problemas de escalabilidade, segurança e robustez para a nova economia. 

O objetivo da Cardano é “redistribuir o poder de estruturas que não precisam prestar contas para as margens para os indivíduos”. Ou seja, eles querem tirar o poder dos governos e bancos e dar ao povo, criar uma verdadeira revolução pacífica e tecnológica.

Mas o seu grande diferencial está na metodologia usada para desenvolver essas inovações. Diferente de outros projetos, a Cardano foi a primeira criptomoeda a ser completamente baseada na metodologia científica. Isso dá mais rigor e segurança para seu código e implementações, pois tudo é revisado por engenheiros, cientistas e desenvolvedores.

Já a ADA é a principal moeda do blockchain da Cardano, servindo como gasolina para pagar taxas de transação. Só existirão 45 bilhões de ADA, atualmente há em circulação cerca de 31 bilhões, com novas moedas sendo criadas por meio da validação de transações. 

Quais as vantagens da Cardano?

Do lado técnico, a ADA trabalha em camadas e tem grandes vantagens pelo seu design e rigorosa abordagem científica. Utilizando um sistema de Proof-of-Stake, a Cardano diminui seu impacto ambiental e gera um sistema leve e eficiente. Além disso, este sistema de consenso permite que qualquer um faça a “mineração da criptomoeda”, bastando comprar ADA e delegar via carteira própria para uma pool, falaremos mais sobre isso na parte de “Carteiras”.

Este blockchain funciona com um inovador sistema de camadas, o que permitirá a diferenciação de tokens e contratos inteligentes – essa pequena mudança trará um enorme impacto nas taxas de transação e escalabilidade do blockchain.

Entretanto, o que mais anima os investidores é a capacidade de mudança positiva proposta pela equipe do projeto. Os desenvolvedores da plataforma querem ganhar 100 milhões de usuários nos próximos três anos, com foco em países africanos desbancarizados com as Finanças Descentralizadas (DeFi) – substituindo o setor bancário.

“O DeFi pode criar liquidez para as pessoas mais pobres do mundo e permitir que elas construam riqueza e protejam a riqueza que adquiriram.” – Charles Hoskinson

Por todos esses motivos a ADA valorizou 3.012,69% nos últimos 12 meses, se tornando uma das 5 maiores criptomoedas. O potencial da Cardano é enorme e os investidores sabem disso. 

Gráfico de preço da Cardano dos últimos 12 meses | Fonte: Coinmarketcap

Quem está trabalhando com a Cardano? 

O principal nome por trás da Cardano é Charles Hoskinson, um matemático envolvido com o mercado de criptomoedas desde 2013 com a criação do departamento de educação da Bitcoin Foundation e a co-fundação do Ethereum.  Em 2014, ele deixou o Ethereum para fundar a IOHK (Input Output Hong Kong), empresa essencial para o desenvolvimento da Cardano. 

Além desse incrível histórico, Hoskinson firmou parcerias com a Universidade de Edinburgh, Instituto Tokyo de Tecnologia e Universidade do Wyoming para criar novas pesquisas e soluções em blockchain para a Cardano.

   Charles Hoskinson – Principal nome da Cardano

Outro nome importante é Jeremy Wood, co-fundador e estrategista-chefe da IOHK, envolvido com o Bitcoin desde 2013 com a criação do Kansai Bitcoin Meet-up e assistente executivo nos primeiros anos da Fundação Ethereum. 

Jeremy Wood – Co-fundador da IOHK

Qual o futuro da Cardano?

A Cardano adotou uma estratégia de estágios para trazer melhorias à rede. Serão 5 fases de acordo com o roadmap oficial.

As fases da ADA são:

  • Byron: Lançada em setembro de 2017, a Byron lançou o blockchain da Cardano e seu ticker ADA em homenagem a Ada Lovelace, considerada uma das primeiras programadoras do mundo.
  • Shelley: Trouxe o staking para a Cardano, permitindo que qualquer dono de ADA possa participar do processo de validação das transações.
  • Goguen: Trará capacidades de smart contracts ao nível do Ethereum e a introdução da linguagem de programação Marlowe.
  • Basho: Entregará sidechains, uma maneira de ter uma rede auxiliar para maior escalabilidade.
  • Voltaire: Nessa atualização a governança será implementada, com holders podendo sugerir alterações na rede e votar propostas. 

Quais são as carteiras de Cardano ADA?

As carteiras de Cardano servem para guardar a criptomoeda de forma segura. Há diversas carteiras e cada uma tem uma interface e uso específico, se você quer armazenar ADA então escolha uma das seguintes opções:

  • Yoroi – Carteira disponível para Android, IOS, Chrome e Firefox
  • Daedalus Wallet – Principal wallet do projeto
  • Exodus – Carteira multi-moeda com suporte para ADA
  • Ledger  ou Trezor – Hardware wallet
  • AdaLite

A maior parte destas carteiras te dá a possibilidade de delegar suas moedas para uma pool e ganhar recompensas em ADA, ajudando os validadores da rede. Uma atividade que tem sido muito lucrativa devido ao aumento de preço do token.

Ficou com alguma dúvida? O Cointimes fez uma entrevista com representantes brasileiros da Cardano, confira:

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA