O que é day trade e como começar?

ago 30, 2022 | Educação Financeira, Finanças

Foi-se o tempo em que o day trade era uma atividade exclusiva de profissionais financeiros! Hoje, qualquer pessoa pode se tornar um day trader. E isso só foi possível pela onipresença da internet de alta velocidade, computadores de alta capacidade e a evolução da indústria de corretagem.

O apelo do day trading é fácil de compreender: liberdade de trabalhar de casa e os grandes ganhos potenciais. Comunidades de traders autônomos, como as Wallstreetbets, do Reddit, surgiram e os traders de varejo agora representam uma porcentagem substancial do volume geral de negociação de ações em todo o globo

Neste artigo, abordaremos o básico do day trading, como começar, bem como os riscos e oportunidades envolvidas.

O que é Day Trade?

Day trade é um estilo de negociação de curto prazo que visa capitalizar os movimentos de preços intradiários. Por definição, um day trader pode fazer muitos negócios em um dia, mas fechará todas as negociações antes do fechamento do mercado.

O objetivo é garantir lucros rápidos através das flutuações de preços durante o dia. Ao fazer isso, os day traders evitam o risco de manter posições de mercado durante a noite e também não precisam pagar juros sobre a margem que usam. Os saldos de margem acumulam juros após a liquidação, portanto, os day traders normalmente não pagam taxas de juros de margem.

Outros termos relacionados à negociação que você pode ter ouvido falar são scalping, swing trading e investimento de longo prazo. Scalping refere-se à negociação de prazo curtíssimo, onde as negociações geralmente são inseridas e encerradas em segundos ou minutos.

Swing trading, por sua vez, descreve um estilo de negociação em que as posições de mercado são mantidas por dias, semanas ou meses. As posições mantidas por mais de um ano são geralmente descritas como investimentos de longo prazo.

Como ser um Day Trader?

Existem vários requisitos importantes para se tornar um day trader. Aqui estão alguns dos principais pontos a serem lembrados:

Certifique-se de que você está capitalizado(a) adequadamente;
Obtenha o hardware apropriado. Um computador com boa memória RAM e um processador rápido (CPU) é ideal. Monitores adicionais para gráficos e outros dados podem ser úteis;
Certifique-se de ter uma conexão de internet confiável e de alta velocidade. Velocidade é o nome do jogo quando se trata de day trading;
Selecione um bom corretor. Procure um corretor respeitável que forneça execução rápida e confiável, taxas baixas e bom atendimento ao cliente.
Acesso Direto ao Mercado (DMA). Se você planeja negociar ações no dia, considere trabalhar com um corretor que forneça acesso direto ao mercado, o que permite uma execução mais rápida de pedidos.
Estude muito! “Day Trading for Dummies”, de Ann C. Logue é uma boa referência para iniciantes e “Trading in the Zone”, de Mark Douglas, é um livro clássico sobre psicologia de negociação.
Defina uma estratégia. Encontre uma estratégia de negociação adequada para você e teste-a usando uma conta de testes. A maioria dos corretores oferece contas de teste gratuitas que permitem que você pratique negociações em condições de mercado ao vivo sem arriscar dinheiro real. Plataformas de software como TradeStation e MetaTrader permitem que os traders testem suas estratégias usando dados históricos, mostrando como eles teriam se saído durante um determinado período.

Estratégias de Day Trade

Aqui estão alguns dos tipos mais populares de estratégias de Day Trade para quem está começando:

Day trading de tendências

Estes visam lucrar com um ativo que continua a se mover na direção de uma tendência predominante. Um exemplo de estratégia de negociação de tendência é uma estratégia de rompimento, em que um trader procura que o preço ‘quebre’ acima ou abaixo de um nível técnico-chave e continue na direção da tendência mais ampla.

Reversão à média

Esse tipo de estratégia visa capitalizar a ideia de que após um movimento extremo de preços, eles tendem a voltar aos níveis médios.

Orientada por notícias

Um exemplo de estratégia de day trading é observar como os dados econômicos surgiram em relação às expectativas dos analistas e tomar uma decisão comercial com base nisso. Por exemplo, se os dados de emprego nos EUA superarem as expectativas dos analistas, um day trader pode decidir comprar futuros do S&P 500 ou o SPDR S&P 500 Trust ETF (SPY).

Orientada por preços

Este método de day trade usa movimento de preço puro em um gráfico com o mínimo ou nenhum uso de indicadores. Padrões como “barras de pinos” e “barras internas” dão pistas sobre se o preço continuará na direção da tendência ou se potencialmente reverterá.

Estratégia de Gaps

Gaps são espaços em um gráfico onde o preço de um instrumento financeiro salta para cima ou para baixo, com pouca ou nenhuma negociação entre eles. As gaps geralmente ocorrem fora do horário normal de negociação. Um exemplo de uma estratégia básica de negociação de gaps é encontrar uma ação que tenha um gap mais alto ou mais baixo, identificar o intervalo durante a primeira hora de negociação e então comprar quando o preço subir acima do topo do intervalo ou vender quando o preço cair abaixo da parte inferior do intervalo.

Mais características do day trading:

As médias móveis e osciladores como RSI e MACD estão entre os melhores indicadores para day trading. As médias móveis são úteis na identificação de tendências e os osciladores mostram quando o momento é forte e quando está começando a desaparecer. O volume (o número total de ações ou contratos trocados) é um indicador importante para avaliar a força e a importância de um movimento de preço.

Tenha em mente que as estratégias de day trading não precisam ser complicadas. Algumas das melhores estratégias de day trading têm apenas algumas regras ou parâmetros previamente estabelecidos.

Muitos day trader de primeira viagem logo querem saber como escolher ações para o dia de negociação. As melhores ações para day trading são tipicamente altamente líquidas, o que significa que podem ser compradas e vendidas facilmente sem afetar o preço. Os day traders também podem se beneficiar dos principais movimentos de preços, portanto, outra qualidade a ser procurada é a volatilidade. Quanto mais um instrumento financeiro se move, mais oportunidades há para os day traders.

Vale a pena ser day trader?

Os estudos que foram feitos sobre a taxa de sucesso dos day traders são preocupantes. Evidências sugerem que a maioria dos day traders falham, então seria justo dizer que para a maioria não vale a pena. Para os poucos que conseguem e conseguem suportar os rigores do day trading, pode valer a pena, pelo menos em termos financeiros.

Num estudo recente, pesquisadores acompanharam os day traders no mercado futuro de ações brasileiro. Eles descobriram que 97% dos traders que persistiram por mais de 300 dias perderam dinheiro.

Tendo em vista essa estatística e a volatilidade do mercado financeiro, sugerimos que você avalie bem as suas opções e só ingresse o day trading após muito estudo!

Agora, se estiver procurando investir em criptomoedas, nós podemos te ajudar!
Acreditamos que criptoativos são para todo mundo, e estamos aqui para simplificar.

Investir em criptomoedas, tokens e DeFi na Foxbit é seguro e fácil: crie sua conta!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.