O que é descentralização: um passo rumo ao futuro Bitcoin

O que é descentralização: um passo rumo ao futuro

Descubra o que é a descentralização e qual a sua importância para o futuro.

Desde a sua criação em 2009 o bitcoin se destacou muito em relação a outras moedas já existentes, além do seu pioneirismo e inovação em um sistema financeiro e de pagamentos, é um criptoativo descentralizado, o que muda completamente a visão que temos de moedas fiduciárias (dólar, euro, real), sistemas bancários, grandes organizações financeiras e até o modo como lhe damos com nosso dinheiro.

Hoje vamos te explicar o que é descentralização, pois é através disso que passamos a ser dono do nosso próprio dinheiro. 

O que é descentralização?

Segundo a wikipédia: “A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido”. Por exemplo, o dinheiro fiduciário (dólar, euro, real) é controlado por um banco central, então é algo centralizado.  

Com o surgimento do bitcoin, nasce uma criptomoeda administrada pelos próprios usuários por meio de uma rede segura, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e trabalha de forma descentralizada. 

O que isso quer dizer?

O Bitcoin, funciona através de uma rede de pessoas, que não necessita de  nenhuma autoridade monetária central, como um banco central por exemplo, para emitir as moedas e manter a rede em funcionamento.

 Por ser uma rede descentralizada, você se torna dono do seu próprio dinheiro, não dependendo de grandes corporações ou do governo para movimentá-lo, cobrar altas taxas ou colocar limites de tempo entre transações. Você é o mais livre possível para poder trabalhar com o seu dinheiro, sem interrupções.     

Porque a descentralização é importante?

Como já dissemos, com ela você tem a liberdade e autoridade do seu próprio dinheiro, tendo a autonomia para agir, a descentralização te proporciona isso, o que difere comparado ao dinheiro fiduciário (dólar, euro, real), que pode ter taxas altas, limite de tempo de transferências e valor e depender de grandes organizações financeiras e bancárias.  

Para mais conteúdos educativos como esse, acesse nosso blog e siga nossas redes sociais.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA