O que é DIEM, a criptomoeda do Facebook?

maio 13, 2021 | Altcoins

A Diem é a tão esperada moeda do Facebook, antigamente conhecida como Libra, o projeto mudou de rumo e hoje quer conquistar o mundo com uma nova proposta usando a tecnologia do blockchain.

O que é DIEM?

A Diem é o projeto de criptoativo do Facebook que usará a tecnologia do blockchain para facilitar pagamentos. A palavra Diem significa “dia” em latim. 

O projeto foi anunciado em 2019 com o nome de Libra, consistindo de uma moeda global composta por uma cesta de ativos como o dólar, títulos do tesouro norte-americano e outros ativos financeiros. 

Contudo, os planos foram modificados assim como o nome da moeda. Agora, o Facebook quer criar uma rede de pagamentos com um ativo digital estável para cada país. Dessa forma, a empesa consegue navegar melhor pelas diferentes jurisdições. 

Mas como isso funciona? 

Assim como outras stablecoins, para cada nova moeda digital emitida a Diem com seus parceiros terá guardada uma moeda de valor igual. 

Mas diferente da maioria das stablecoins, a Diem terá um blockchain próprio que promete escalabilidade, velocidade e muitos recursos. O Whitepaper da Diem, que é a receita de bolo técnica do projeto, descreve o blockchain em três pilares:

  • Habilidade para escalar bilhões de contas, que requer alta quantidade de transações, eficiência e grande capacidade de armazenamento.
  • Altíssima segura para garantir a disponibilidade dos fundos.
  • Flexibilidade para permitir inovações financeiras. 

A estrutura do blockchain não será semelhante ao do bitcoin com blocos de transação. Ela será composta por uma estrutura única que, conforme o paper, facilitará a integração de aplicações e tornará a rede mais leve. 

Do lado jurídico, a Diem escuta os legisladores e está se adaptando rapidamente. Para garantir o funcionamento no sistema financeiro dos Estados Unidos, a organização fez parceria com o tradicional Silvergate Bank, que será o único e exclusivo criador da diem dólar. 

Quais as vantagens da Diem?

Além desses pilares essenciais, o projeto será open source e contará com o apoio de grandes empresas e nomes do mercado financeiro.

A grande vantagem da Diem é ser uma rede de pagamentos confiável, aberta e focada em resolver problemas reais de bilhões de pessoas. Será um sistema global que contará com o apoio de uma das maiores redes sociais do mundo, o que por si só é um ótimo sinal.

Quem está trabalhando na Diem? 

Falando em apoiadores, a Diem será gerida por uma associação composta por empresas de renome dentre elas a Uber, Paradigm, Lyft e até mesmo o Spotify.

Atualmente o CEO da organização é Stuart Levey, antigo Chefe do Departamento Legal do HSBC e peça importante na administração Bush e Obama no combate a ameaças financeiras. 

Quem comanda a área técnica é Dahlia Malkhi, uma cientista que trabalha com sistemas distribuídos e foi uma das fundadoras da VMWare Research. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.