O que é EOS? Altcoins

O que é EOS?

A EOS é uma plataforma de contratos inteligentes similar ao Ethereum, mas bem diferente quanto a capacidade de processamento e estrutura da rede.

A EOS é uma plataforma de contratos inteligentes similar ao Ethereum, mas bem diferente quanto a capacidade de processamento e estrutura da rede. Ela foi desenhada pela empresa Block.One para escalar aplicações descentralizadas de forma eficiente e foi lançada em junho de 2018.

Neste texto você entenderá em detalhe quais são os diferenciais deste blockchain, como comprar o token subjacente e como guardar com segurança.

Como funciona a EOS? 

Primeiro é importante saber que a EOS não possui uma mineração como a do bitcoin ou do ethereum, pois o seu modelo de consenso é baseado em Delegated Proof of Stake (DPoS). Isso significa que as transações na rede são validadas por meio de um sistema representativo de votação contínua, dessa forma qualquer participante da rede pode produzir blocos caso convença os detentores de tokens a votar neles.

De acordo com Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, isso pode acabar tornando a rede mais centralizada por conta do menor número de nodes validadores. Mas por outro lado, os entusiastas da EOS rebatem esse argumento ressaltando que esse modelo evita o problema da concentração de 51% do hashrate em poucas pools de mineração.

De fato, a EOS funciona como um grande sistema operacional que possui memória RAM, processador e memória para arquivos, e para utilizá-lo você precisa “emprestar” tokens (deixando-os em stake) e comprar espaço de execução ou memória.

Para utilizar alguns destes recursos que o sistema oferece, o usuário ou desenvolvedor deve colocar uma quantia de tokens presa em estado de staking. 

Crescimento e perspectivas da EOS

Com uma estrutura tão inovadora, a EOS se destacou no mercado de criptoativos e é hoje a 18° maior criptomoeda em valor de mercado segundo o Coingolive. No último ano a EOS valorizou 309,89%. 

A oferta inicial de moedas (ICO) da EOS foi a mais longa da história das criptomoedas e arrecadou por volta de US$ 4 bilhões. Com tantos recursos, a EOS tem expandido sua atuação e o uso do seu blockchain em um roadmap amplo e ambicioso. 

Quais são as vantagens?

Segundo o whitepaper do projeto, a tecnologia da EOS é uma arquitetura de blockchain que pode, em última instância, escalar para milhões de transações por segundo, eliminar taxas e permitir a implantação e manutenção rápida e fácil de aplicativos descentralizados no contexto de um blockchain governado.

A falta das taxas para os usuários finais é de extrema importância para os desenvolvedores da EOS, que explicam que uma plataforma blockchain de uso gratuito para os usuários provavelmente terá uma adoção mais ampla. 

Isso só é possível recompensando os validadores com novos tokens. Porém, a inflação de moedas é controlada em 5% para os produtores de blocos.

Quem são os desenvolvedores da EOS? 

Conforme citado anteriormente, a plataforma baseada em blockchain e o token EOS foram desenvolvidos pela empresa Block.One. O CEO Brendan Blumer e o CTO Daniel Larimer foram os co-autores do documento de apresentação do projeto.

Larimer é um dos programadores responsáveis pela criação da blockchain Steem e da plataforma de trading BitShares. Ele, porém, saiu do projeto recentemente em janeiro de 2021. Mas, segundo a página do LinkedIn da Block.One, são mais 31 engenheiros de software trabalhando em conjunto para construir soluções.

Quais são as carteiras de EOS?

As principais carteiras que suportam EOS e possuem boas avaliações são as seguintes:

  • Atomic Wallet
  • Ledger
  • Guarda Wallet

Enquanto a Atomic e a Guarda são gratuitas e possuem as versões de celular e PC, a Ledger é uma hardware wallet que oferece uma segurança ainda maior por manter as chaves privadas sempre offline.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA