A Lido Finance (LDO) tem recebido a atenção do mercado em 2023 ao oferecer um serviço de staking – digamos mais flexível – na blockchain do Ethereum (ETH);
O token, que deveria ter paridade 1:1 com a moeda nativa da rede, tem visto seu preço oscilar para baixo. Assim, investidores passaram a apostar no ativo, de olho na atualização para o Ethereum 2.0.
O que é Lido Finance (LDO)?
Lido Finance é um protocolo que oferece serviço de staking na rede do Ethereum.
A partir do recém-implementado algoritmo de consenso Proof of Stake (PoS), o usuário pode depositar ETH na rede e receber, em troca, Stacked Ethereum (stETH).
Com isso, o stacker ganha uma pequena porcentagem pela alocação de fundos para a validação de transferências dentro da blockchain.
Por que usar a Lido Finance?
O staking de Ethereum já está disponível para os usuários. Então, por que usar o protocolo Lido Finance?
Os stakers de ETH, hoje, estão com suas criptomoedas travadas dentro da rede. Ou seja, os usuários estão validando transações, ganhando recompensas, mas suas alocações não podem ser sacadas.
Isso deve mudar, em março, quando uma nova atualização da rede, já em teste em uma layer secundária, será aplicada na blockchain do Ethereum.
Até lá, a Lido Finance oferece duas soluções bastante interessantes:
– Liquidez
– Arbitragem.
Liquidez
Se você é um validador de Ethereum, possivelmente está ansioso para poder resgatar seus ETHs alocados em stacking que, agora, estão valorizados.
Porém, com o travamento comentado acima, isso não é possível, pelo menos no momento.
Enquanto o saque não é liberado, a Lido Finance oferece essa liquidez de ETH em staking.
A Lido Finance nada mais é do que um contrato autônomo, que aponta paridade 1:1 com o token do Ethereum. Quase como uma stablecoin.
Assim, você pode vender seus stETH, como se fossem seus ETHs em staking na rede.
Arbitragem
Essa paridade 1:1, porém, foi perdida no começo deste ano. Atualmente, o stETH está com preço menor do que o token nativo.
Você deve estar “encanado”, pensando: “Pô, mas se eu troquei ETH por stETH e agora ele está valendo menos, é sinal de que perdi dinheiro”.
Sim, você tem um ótimo ponto aí. Mas é aí que a arbitragem entra!
Arbitragem é a estratégia de comprar um ativo por determinado preço em alguma corretora e vendê-lo mais caro em outra plataforma.
Como as criptomoedas não possuem um orderbook único, é comum que exchanges apontem preços diferentes entre si pela mesma moeda.
É isso que muitos traders estão observando hoje, com a possibilidade de comprar ETH com desconto a partir da solução da Lido Finance e, então, resgatá-lo no desbloqueio de staking, na atualização para o Ethereum 2.0.
Voto de confiança no Ethereum 2.0
Usar a arbitragem entre stETH e ETH pode ser um “pulo do gato” para investidores. Porém, isso diz muito sobre como a própria plataforma é vista por parte do mercado.
Ao realizar a compra do stETH pelo protocolo da Lido Finance, os traders sinalizam que:
– Acreditam que a atualização do Ethereum vai ocorrer
– Preço do Ethereum continuará pelo menos nos níveis atuais
– Lido Finance se manterá viva, após a atualização.
Vale destacar, porém, que acreditar não é o mesmo que “vai acontecer”. Portanto, estes tópicos apenas sinalizam um termômetro do comportamento de parte dos investidores e stackers. Todas essas propostas podem cair por terra, caso algum evento inesperado aconteça.
De qualquer forma, o volume on-chain aponta que a Lido Finance é responsável por 31,5% dos depósitos – cerca de 4,1 milhões de ETHs – na Beacon Chain, rede paralela do Ethereum.
O valor total desses ETHs ultrapassa os US$ 5 bilhões.
A Lido Finance é mais um exemplo de contrato autônomo presente em soluções blockchain. Seja do ponto de vista do trader ou do empreendedor, a tecnologia mostra que possui grande flexibilidade para facilitar burocracias e oferecer liquidez.