Muitos já ouviram falar, mas poucos realmente sabem o que é liquidez.
Liquidez se refere à facilidade e flexibilidade em se vender um ativo e transformá-lo em dinheiro.
Por isso, o termo é tão importante e fundamental na decisão de investidores na hora de decidir pela compra de um ativo ou até mesmo em qual plataforma a operação irá acontecer.
Com uma série de detalhes, vamos explicar mais abaixo para você entender de vez o que é liquidez.<H2>
O que é liquidez?
A liquidez descreve o grau no qual um ativo pode ser rapidamente comprado ou vendido no mercado sem afetar seu preço.
O dinheiro é considerado o ativo mais líquido atualmente. Entretanto, imóveis, coleções e obras de artes são relativamente ilíquidos.
Já em termos contábeis, liquidez significa a facilidade com a qual uma empresa consegue arcar com suas obrigações financeiras com os ativos líquidos disponíveis.
Investimentos com liquidez
Na hora de decidir por um investimento, é importante, então, se atentar à liquidez daquele ativo.
Se você precisa ter acesso fácil e rápido ao dinheiro aplicado, sem que grandes burocracias ou taxas estejam embutidas, um investimento de alta liquidez é o mais ideal.
A poupança, hoje, talvez seja a aplicação de maior liquidez disponível no mercado, já que não há taxas de administração ou retiradas, assim como o saque está facilmente disponível na conta bancária.
Entretanto, há outros tipos de investimentos que oferecem uma boa liquidez, como:
– Tesouro Selic
– CDBs
– Fundos de Renda FIxa.
Todos eles são, inclusive, facilmente encontrados em bancos e casas de investimentos.
Investimentos de baixa liquidez
Embora a alta liquidez possa ser atraente, a baixa liquidez não torna um investimento inviável ou ruim. Entretanto, exige maior estratégia e controle financeiro para que a possível demora na venda não afete seu orçamento.
Um bom exemplo de investimento com baixa liquidez são os imóveis.
O que torna os imóveis um ativo de baixa liquidez é sua dificuldade em ser vendido em um curto espaço de tempo. Isso porque há muitas características desse tipo de aplicação que tornam seu acesso mais restrito, como:
– Alto valor
– Necessidade de crédito
– Maior burocracia.
Mesmo assim, esta ainda é uma modalidade bastante atraente, com o número de investidores em fundos desse tipo saltando 950% nos últimos anos.
Liquidez é confiança
Além de medir a venda, a liquidez também mostra a confiança do mercado em relação ao ativo.
O café, por exemplo, é amplamente consumido no Brasil. Só em 2022, foram consumidas 21,3 milhões de sacas do grão.
Podemos considerar, então, que a bebida tem bastante “liquidez” (no sentido físico e mercadológico).
Mas, imagine – e que esse dia nunca chegue – que o café se torne um grande vilão à saúde das pessoas, e 90% dos consumidores deixam de ingerir a bebida por receios de ficarem doentes.
Isso mostra que a confiança no “ativo” se tornou baixa, já que sua venda e, portanto, sua liquidez, também foi reduzida.
Volume também é liquidez
Muito além do ativo, a liquidez também é uma característica da própria plataforma em que os investimentos são realizados.
O Bitcoin (BTC), por exemplo, é um ativo bastante líquido.
A criptomoeda é aceita no mundo inteiro, seu mercado opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, seu valor é acessível a partir de seu fracionamento, e a burocracia é bem reduzida.
Porém, de nada adianta eu querer vender meus BTCs, se estou em uma exchange em que não há outros usuários disponíveis para realizar essa compra.
Por isso, o volume de participantes e negociações de uma plataforma é extremamente importante e fundamental para garantir a liquidez de um ativo.
Liquidez na Foxbit
A Foxbit é uma das maiores e pioneiras exchanges de criptomoedas do Brasil.
Além do Bitcoin, há outras 80 moedas digitais disponíveis para compra e venda, todas seguindo os critérios de liquidez, como valor acessível, baixa burocracia e confiabilidade do mercado.
Mas muito mais que uma variedade de tokens, a própria plataforma também oferece liquidez.
A Foxbit está caminhando para seu nono ano de vida, com as operações iniciadas lá em 2014. De lá pra cá, mais de R$ 21 bilhões já foram negociados na exchange.
Esse volume foi alcançado a partir da participação dos mais de 1 milhão de clientes cadastrados e ativos na corretora, realizando operações diariamente.
Ou seja, há confiança por parte do mercado, listagem dos principais ativos e alto volume de negociação.
Então, é muita liquidez para o seu investimento!
Alta ou baixa liquidez?
A decisão por ativos de alta ou baixa liquidez varia de acordo com o perfil e necessidades do investidor.
Os especialistas geralmente indicam, inclusive, uma mescla entre ambos os tipos de investimento para que você tenha acesso a uma variedade maior de aplicações, sem comprometer seu controle financeiro.
Entretanto, é o próprio investidor que vai definir quais são os critérios a serem adotados na decisão, identificando a necessidade de um resgate rápido e sem taxas adicionais a partir de determinado montante.