O que é liquidez? Investimento

O que é liquidez?

Lucas Bassotto

Você provavelmente já deve ter ouvido muitas pessoas ou sites utilizarem a expressão “liquidez”. A Foxbit por exemplo, é a exchange brasileira que oferece a maior liquidez na compra ou venda de Bitcoins aqui no Brasil, mas no fim das contas, o que isso significa e porque é importante? Nós vamos te responder neste artigo!
A liquidez descreve o grau no qual um ativo pode ser rapidamente comprado ou vendido no mercado sem afetar o preço deste ativo. O dinheiro é considerado o ativo mais líquido, enquanto imóveis, coleções e obras de artes são relativamente ilíquidos. Em termos contábeis, liquidez significa a facilidade de uma empresa pagar suas obrigações financeiras com os ativos líquidos disponíveis.

Como eu vejo a liquidez?

Um indicador de liquidez é o volume do ativo que está sendo transacionado diariamente e a profundidade do livro de ofertas. Somente no ano de 2017, a Foxbit movimentou uma média de 506,15 Bitcoins por dia e cerca de 41,5% do volume do mercado brasileiro sozinha*.
Isso significa que o Livro de Ofertas do site é bem homogêneo quando são levadas em conta as diferenças entre preços das ofertas. O que permite que o cliente possa negociar um alto volume sem pagar mais caro a cada unidade de Bitcoin comprada.
Por exemplo: suponha que uma exchange possua um volume diário de 3 BTCs distribuídos em seu livro de ofertas, como são poucas pessoas negociando dentro da plataforma, haverá uma grande diferenciação de preços ao longo do livro de ofertas, uma vez que a escassez de Bitcoin dentro da plataforma é maior, o comprador irá pagar mais caro a cada unidade de Bitcoin.
Um bom indicativo para verificar a liquidez de uma exchange é observar o seu livro de ofertas e volume diário em Bitcoin, quanto maior a quantidade de ofertas, a quantidade de Bitcoin por oferta e quanto menor for a diferença de preço entre estas ofertas, maior será a liquidez.
Na Foxbit a diferença entre as primeiras e últimas ofertas de compra do livro de ofertas é de R$3.558, ou seja, há apenas uma diferença de 12%. Caso uma exchange não tenha um alto volume, essa diferença tenderá a ser mais alta até que se torne inviável a compra de toda oferta de Bitcoin dentro do sistema.

Porque ela importa

A liquidez ajuda a medir a confiança do mercado e o grau de dominância do ativo e da própria exchange. O usuário encontrará mais facilidade em ter a sua oferta de compra ou venda executada caso o volume da exchange seja maior.
Um livro de ofertas vazio ou sem profundidade traz dificuldades e impossibilita agilidade, melhores ofertas, ou seja, oferece uma menor liquidez, visto que quem quiser negociar não o conseguirá fazer sem provocar uma grande mudança no preço do ativo dentro da Exchange.
Portanto, além de considerar as taxas é muito importante ver a liquidez das exchanges. Mas cuidado, veja também se elas não estão falsificando seus valores, conforme explica a matéria do Portal do Bitcoin.
Agora que você já aprendeu o que é a liquidez, confira 7 livros que todo o investidor precisa ler.
* Informação retirada do relatório de dezembro do BitValor – para chegar a essa média de volume foi multiplicado o volume nacional total de 2017 (444,430) pela dominância média da Foxbit (41,5% ou 0,415), após isso o resultado foi dividido por 12 para tirar uma média mensal e finalmente por 30 para se chegar ao resultado de 506,15 BTC por dia. Vale lembrar que esta é uma estimativa média, portanto, a média pode ser puxada para cima em função do alto volume movimentado especialmente no final de 2017.

Confira 7 livros que todo investidor precisa ler