Metaverso: entenda o que é e qual sua relação com o universo das criptomoedas!

dez 9, 2021 | Destaques, Outras categorias

Após o Facebook mudar seu nome para Meta, o termo metaverso ganhou destaque na mídia. Mas qual a origem desse nome? O que ele significa e como o metaverso pode impactar na sua vida e nos seus investimentos? 

Nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o metaverso:

  • O que é metaverso? 
  • Como funciona o metaverso?
  • Por que grandes empresas estão investindo nessa ideia?
  • Como investir no metaverso?
  • Quais são as criptomoedas do metaverso?
  • Quando o metaverso vai acontecer?
  • O que esperar deste novo universo?

O que é metaverso?

O termo metaverso foi criado pelo escritor e futurista Neal Stephenson em sua novela de ficção científica “Snow Crash”, lançada em 1992. A ideia, dentro da história, era trazer o que seria o futuro da internet em uma sociedade dominada por moedas digitais. 

Nesse sentido, o metaverso é uma expansão da internet baseada em realidade virtual. Mais recentemente, o criador do Facebook deu sua visão da ideia como sendo a fusão de realidade aumentada, virtual e a internet 2d que temos atualmente. 

Por exemplo, você pode estar trabalhando em seu escritório em casa e ter uma plataforma 3D que simula virtualmente as pessoas em um mesmo ambiente, tornando a interação muito mais natural. 

“As interações que temos serão muito mais ricas, elas se parecerão reais. No futuro, em vez de apenas fazer isso por um telefonema, você será capaz de sentar como um holograma no meu sofá, ou eu vou ser capaz de sentar como um holograma em seu sofá, e ele vai realmente sentir como se estivéssemos no mesmo lugar, mesmo se estamos em estados diferentes ou centenas de quilômetros de distância. Então eu acho que isso é realmente poderoso.” – afirmou Mark Zuckerberg em entrevista para a Verge. 

No metaverso, existe também a ideia de posse virtual de casas, terrenos e todo tipo de item.

Como funciona o metaverso?

Em linhas gerais, o metaverso é baseado na realidade virtual e na realidade aumentada, simulando ações reais dentro da plataforma. 

A partir dele, pessoas e empresas podem construir seus espaços, consumir entretenimento, informar-se e relacionar-se entre si.

Para que isso seja possível, o metaverso conta com alguns aliados, como as redes sociais para interação, bem como o blockchain e as criptomoedas para que transações financeiras ocorram dentro dele, como compra de espaços, ingressos para experiências virtuais, entre outros.

Por que grandes empresas estão investindo nesse espaço virtual?

O Facebook, Alibaba, Tencent e Microsoft estão investindo fortemente nesta nova internet, mas por que isso está acontecendo? 

Primeiramente, precisamos entender que muitas ideias surgiram primeiro nos livros de ficção científica. Os submarinos elétricos, foguetes e a própria internet estão descritas em obras como “20.000 Léguas Submarinas”, “À Volta da Lua” e a “Ilha da Hélice” ambas de Júlio Verne décadas ou quase 100 anos antes delas virarem realidade. 

Inclusive, o próprio Neal Stephenson, criador do termo metaverso, trabalhou para companhias como a Blue Origin, onde ele investigava maneiras diferentes de chegar ao espaço, baseado em suas ideias futuristas. 

Mas mais do que previsões futuristas, a tese de investimento no metaverso é sólida. 

No começo, a internet era estática, pouco interativa e permeada por sites; ela ficou conhecida por web 1.0.

Já a web 2.0 conta com interação por plataformas e as pessoas podem não apenas escrever, mas produzir vídeos e textos sem problemas de conexão. 

A Web3.0 será a evolução do que vivemos hoje, a fusão entre o real e virtual. A tese de investimento por trás do metaverso é que ele se torne a web 3.0.

Qual o potencial de mercado do metaverso?

Segundo relatório da Grayscale, o mercado total potencial da web 3.0 ultrapassa os trilhões de dólares, como podemos ver no gráfico abaixo:

A Web 2.0 (de verde) pode ver seu valor migrar para a nova web, estamos falando de uma capitalização de mercado superior a US$14,8 trilhões. 

Como investir no metaverso?

As projeções da nova web 3.0 parecem boas, não é mesmo?

Então, se você quer diversificar sua carteira e investir no metaverso, preparamos uma relação das principais oportunidades que o metaverso virtual disponibiliza atualmente. Veja quais são.

Terrenos virtuais

Assim como  no mundo físico, o metaverso também oferece a possibilidade de comprar terrenos virtuais, que podem ser alugados ou vendidos no futuro. 

Além disso, é possível que você mesmo monetize este espaço virtual, oferecendo experiências para os usuários, como shows de artistas famosos que já são uma realidade no metaverso. Até o momento, artistas como Ariana Grande, David Guetta e Emicida já se apresentaram por lá.

NFTs

Os NFTs, non-fungible token, também são uma forma de investir no metaverso. Eles podem representar objetos — como roupas, obras de arte, itens colecionáveis e acessórios virtuais. Uma forma de investir é comprando itens que podem valorizar ao longo do tempo para depois revendê-los.

Ações  e fundos de investimento

Se você ainda não pretende adentrar ao universo virtual do metaverso, ainda assim é possível investir nele em sua carteira “tradicional”. 

Pode ser por meio de ações de empresas que estão apostando no metaverso, como o Facebook/Meta, por exemplo, ou em fundos de investimento recentemente lançados para investir apenas nas empresas ligadas ao metaverso.

Criptomoedas

A forma mais consolidada de investir no metaverso está no ato de comprar criptomoedas associadas ao metaverso. Para saber quais são, continue a leitura e confira nosso próximo tópico sobre o tema!

Metaverso coin: quais as principais criptomoedas do metaverso? 

Sobretudo, o mais interessante dessa nova web é a capacidade de ter posse virtual. O Bitcoin abriu as portas para que objetos e obras fossem digitalizados e sua posse garantida pelo consenso de redes tais quais o Ethereum, Solana e outras plataformas como:

  • Polkadot (DOT)
  • Cardano (ADA)
  • Tron (TRX)
  • WAX (WAXP)
  • Avalanche (AVAX)

Nesse novo paradigma, vemos a criação de NFTs (non-fungible tokens) de artistas e a posse de itens digitais em games. Esses universos virtuais de jogos, onde a posse era garantida centralmente por uma empresa, virou o campo perfeito para o desenvolvimento dessa nova web.  

Games como Axie Infinity contam com moedas próprias como o AXS e SLP, além de NFTs próprios com características específicas.

Há um crescente aumento desses games que se baseiam na ideia de metaverso, principalmente se apoiando em blockchains para manutenção econômica, alguns deles são:

  • Star Atlas (ATLAS)
  • Sandbox (SAND)
  • Illuvium (ILV)

Além disso, há também a criação de verdadeiros universos virtuais onde são negociados terrenos e as moedas específicas aceitas nestes locais. Um grande exemplo disso é o Decentraland, local onde você consegue comprar terrenos virtuais para construir prédios e todo tipo de negócio. 

O principal criptoativo do Decentraland é a MANA que pode ser usada para adquirir avatares, nomes e tokens LAND (terrenos). 

Em suma, você pode investir indiretamente no metaverso comprando tokens das redes usadas por elas como o ether (ETH), mas há também a opção de adquirir moedas de games digitais que estão começando a explorar alguns conceitos do metaverso e até comprar terras nesses ambientes. 

Quando o metaverso vai acontecer?

Embora já seja uma realidade e muitas pessoas e empresas já aproveitem os benefícios de estar no ambiente virutal, a previsão é que leve em torno de 5 anos para que seu uso seja popularizado.

Porém, os investidores ligados às tendências começaram a investir nessa nova realidade virtual, a fim de se estabelecer e aproveitar as oportunidades de um universo ainda não saturado.

O que esperar desse novo universo?

“O Metaverso ainda está tomando forma, mas a Web 3.0 abre o mundo virtual cripto. As redes estão oferecendo um vislumbre do que o futuro da internet pode conter. A oportunidade de mercado para dar vida ao Metaverso pode valer a pena US$ 1 trilhão em receita anual e pode competir com empresas da Web 2.0 no valor ~$15 trilhões em valor de mercado hoje.”

E então, conseguiu tirar todas as suas dúvidas e entender o que é o metaverso? Se você ficou interessado em aproveitar todo o potencial dessa tendência e quer começar a investir neste mercado, temos uma oferta para você!

Conheça a Foxbit, que te dá a entrada facilitada para essa nova web. Cadastre-se agora na nossa plataforma e venha participar da revolução das criptomoedas do metaverso!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.