O que é o criptoativo UMA? Altcoins

O que é o criptoativo UMA?

UMA é um protocolo que faz a ligação entre o blockchain e um dos maiores mercados do mundo, o de derivativos.

O projeto foi criado para facilitar a geração e comercialização de tokens sintéticos, abrindo as portas para a inclusão financeira de um instrumento muitas vezes reservado apenas para investidores qualificados. 

Esses ativos sintéticos podem ser criados com a colateralização de UMA no blockchain do Ethereum. Por exemplo, você pode criar um ativo sintético de ouro sem ter o próprio metal precioso. 

Isso é feito via colateralização, um processo no qual você dá uma garantia igual ou superior ao valor criado. Por exemplo, você pode querer colateralizar 1 kg de ouro e para isso terá que dar o equivalente ou mais de 600% do valor em UMA. 

Dessa forma, se o preço do ativo cair os holders ainda terão o derivativo e ficarão expostos. Com a UMA qualquer um pode comprar derivativos usando apenas contratos inteligentes e sem a necessidade de um intermediário. 

Mas como isso funciona? 

Isso é feito por meio da colateralização dos ativos por meio de códigos auto-executáveis, retirando a necessidade de intermediários. Em outras palavras, é preciso ter uma garantia para criar ativos sintéticos.

Por exemplo, para criar um ativo sintético de dólar sUSD – que imita o valor do dólar- é preciso deixar uma garantia de 600% do valor criado do ativo em SNX. Tudo é feito via contratos inteligentes e o preço é rastreado por meio de ‘oráculos’ que  dão essa informação de forma descentralizada para o blockchain.

Contundo, diferente de outros tokens como a SNX, a UMA utiliza da verificação da comunidade para garantir que o colateral esteja correto.

Fonte – Youtube Finematics

Se o colateral for menor ou maior então a comunidade votará pelo ajuste, bastando um membro indicar a situação no blockchain. Há incentivos para que os usuários não acusem falsamente o preço de um ativo, com penalizações monetárias para quem fizer isso.

Quais as vantagens da UMA?

A grande vantagem de negociar um ativo derivado de outro é ganhar a exposição sem precisar guardá-lo ou manejá-lo, além de não precisar de intermediários para comprá-los graças às tecnologias do blockchain. 

Dessa forma você ganha exposição a diversos ativos sem a burocracia de abrir uma conta em determinada corretora e pagar altas taxas de negociação. Tudo é feito no blockchain. 

Quem está trabalhando na UMA? 

Tudo isso não seria possível sem uma equipe incrível e uma grande visão. 

O fundador do protocolo foi Hart Lambur, um ex-funcionário do Goldman Sachs com bacharelado em ciências da computação que resolveu sair de Wall Street para fundar o Risk Labs. 

Comparing Notes on Investment Strategies - Xconomy
Hart Lambur – Criador da UMA

Com o apoio de US$4 milhões de fundos de investimentos, Hart conseguiu desenvolver a Universal Market Access, um protocolo com grande potencial. 

Qual o futuro do criptoativo UMA?

Este projeto resolve problemas reais de acesso a mercados e exposições que antes eram reservados apenas a milionários ou investidores com alto poder aquisitivo. 

A UMA pode ser usada em protocolos de DeFI como Uniswap, Coumpond e ela pode ser uma alternativa viável para o mercado gigantesco de derivativos. 

É estimado que o valor do mercado de derivativos seja de aproximadamente 1 quadrilhão de dólares.  Existe potencial, a grande dúvida é se ele será realmente realizado. 

Quais são as carteiras de Synthetix?

Carteiras como a Ledger e Metamask já suportam UMA, assim como a maioria das wallets com suporte ao formato de token ERC-20. 

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA