Apesar do mundo virtual em blockchain estar nos holofotes da mídia, ainda há muita gente que não sabe o que é o metaverso e suas aplicações no dia a dia. Portanto, preparamos este artigo para informá-lo(a) a respeito do quê você precisa saber sobre o metaverso, por que ele está em evidência e como aplicá-lo à vida cotidiana.
Qual a relação do metaverso com a realidade virtual?
O metaverso em termos simples é um mundo virtual que é usado por pessoas reais e são representados por avatares digitais. Para entender melhor o conceito de Metaverso, é um mundo virtual 3D que é alimentado por realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). As principais características do Metaverso são que ele é interoperável, em tempo real e autossustentável.
Desde o início das restrições do Covid-19, muitas coisas mudaram em relação ao que costumavam ser. Houve um aumento no trabalho remoto, encontros remotos e outros eventos pessoais, de preferência online. O metaverso surge para facilitar tudo isso!
O que compõe o Metaverso?
Muitas tecnologias estão integradas ao conceito do metaverso. São elas:
Tecnologia 3D
O Metaverso faz uso da tecnologia 3D e 4K HD para criar um mundo virtual onde as pessoas podem interagir umas com as outras usando avatares digitais exclusivos.
Blockchain e criptografia
Por suas qualidades de interoperabilidade, transferência de valor, coleta, descentralização, propriedade digital e transparência, o blockchain faz parte do metaverso para o desenvolvimento e evolução constante do conceito.
Internet das coisas (IoT)
No metaverso, a internet das coisas é necessária para preencher a lacuna entre o mundo físico e a realidade virtual 3D. A internet das coisas possibilita que as representações no metaverso sejam precisas às do “mundo real”.
Inteligência artificial
A inteligência artificial ajuda a melhorar o nível de engajamento e interação no metaverso. Além disso, contribui para aumentar a eficácia do gerenciamento de dados na plataforma.
Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
A realidade virtual e aumentada proporcionam aos usuários do metaverso uma experiência aprimorada do mundo físico no mundo virtual. Ajuda a recriar os elementos e representações gráficas do mundo físico.
Por que o Metaverso está tão em alta?
A internet tem caminhado lentamente para a realidade virtual há algum tempo, mas a maior tendência do metaverso aconteceu quando o Facebook declarou seu objetivo de mudar o nome da empresa-mãe para Meta para acomodar seu objetivo de criar uma plataforma Metaverse.
Desde então, muito dinheiro foi injetado no projeto pela Meta, com US$ 10 bilhões orçados para o projeto em 2021.
Empresas como Nike, Apple e Microsoft se envolveram no desenvolvimento de um mundo virtual 3D. A Microsoft está tentando criar um ambiente de trabalho colaborativo para empresas e este projeto é conhecido como Microsoft Mesh e adquiriu a Activision Blizzard no processo. A Nike, por outro lado, também adquiriu a RTFKT Studios, um estúdio digital que produz calçados vestíveis para o metaverso.
Todas as novidades e os diversos benefícios do metaverso são o que impulsionam as tendências sobre essa inovação tecnológica.
Aplicações do Metaverso na vida cotidiana
O Metaverso é uma tecnologia inovadora muito útil de várias maneiras para o ser humano médio e está ajudando a mudar a comunicação entre os seres humanos de uma forma que nunca antes vista. Aqui está uma explicação completa dos casos de uso do metaverso para o humano médio.
A plataforma de realidade virtual 3D em rede
Uma das aplicações importantes do metaverso é como ele pode ser usado para interagir e se comunicar com outras pessoas. Esse tipo de socialização não termina em conversar uns com os outros como as mídias sociais, vai mais longe para integrar a compra de NFT e jogos como parte da interação entre indivíduos usando avatares digitais exclusivos.
Adquirir NFTs
Muitas plataformas de jogos integraram o Metaverso em sua jogabilidade e, às vezes, os vencedores agora são recompensados com tokens não fungíveis (NFTs) como prêmios. Plataformas de jogos virtuais 3D, como The Sandbox e Axle Infinity, permitem que seus usuários criem, reproduzam e vendam seus avatares em troca de NFTs ou outras formas de criptomoedas.
Turismo Virtual
O Metaverso agora permite que os usuários explorem locais como hotéis e resorts que desejam visitar e verifiquem o que lhes agrada ou seus gostos sem precisar de fato visitá-los fisicamente.
Você pode pagar para ter um tour visual das pirâmides egípcias, Grande Muralha da China por exemplo, e pagar pouco por isso. Isso evita a preocupação de aprovações de visto, bem como o custo de transporte e alimentação para visitação em tempo real. Esta é outra ótima resposta para as perguntas “quais são os usos do metaverso” que são feitas pelas pessoas na maioria das vezes.
Trabalho remoto
Um dos desafios do trabalho remoto entre indivíduos é a comunicação eficaz entre colegas de trabalho. O Metaverso possibilita que você leia a linguagem corporal de seus colegas enquanto trabalha com eles e também ajuda a controlar o tempo para um gerenciamento eficaz do tempo.
Aplicações do Metaverso nos Negócios
É claro que o metaverso não se aplica exclusivamente à vida cotidiana. Veja abaixo algumas aplicações que já se tornaram realidade no mundo dos negócios:
Novas oportunidades em marketing
Os usuários do metaverso aumentaram consideravelmente e, como as plataformas de jogos estão na vanguarda das comunidades do metaverso, as empresas agora podem usar o metaverso para campanhas de marketing.
Comunicação em tempo real com os clientes
Com o uso da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR), o metaverso mudará completamente a realidade da comunicação entre as empresas e seus clientes. As empresas agora poderão se comunicar e interagir com seus clientes em tempo real usando avatares digitais.
Escritório virtual
As empresas agora podem usar o metaverso para criar um ambiente de trabalho virtual para seus funcionários. Várias empresas já estão integrando isso em seu sistema de trabalho, como o Virtuworx, que faz uso de VR e avatares digitais para criar um espaço de trabalho virtual e acompanhar os trabalhadores.
Concluindo
O Metaverse é um mundo virtual 3D composto por tecnologias como VR e AR, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e blockchain. A tecnologia inovadora está em alta desde 2021, desde o grande rebranding do Facebook e outras grandes empresas, como Apple, Microsoft e Nike. Além do hype, o metaverso tem muitos aplicativos para indivíduos e proprietários de empresas.
E você? Já aderiu ao Metaverso? Acesse nosso blog e leia mais sobre o assunto.