O que é ransomware e como se livrar de um? Segurança

O que é ransomware e como se livrar de um?

Foxbit
Você sabe o que é ransomware? A maioria das pessoas armazena documentos importantes em seus computadores, como fotos, textos, vídeos, bancos de dados, etc. Mas e se de repente todos eles fossem perdidos? Isso pode acontecer quando o computador está infectado por um ransomware.
No dia 11 de maio de 2017 presenciamos a maior infecção de ransomware da história, de pequenas empresas até infraestruturas essenciais como hospitais, fábricas de carros e diversos órgãos públicos foram afetados ao redor do mundo. Perigoso não?
Neste artigo você entenderá o que é ransomware e como proteger seu computador dessa ameaça. Acompanhe!

O que é ransomware?

É um software mal-intencionado que se instala nos computadores com o objetivo de bloquear os documentos armazenados na máquina, para depois cobrar um valor de resgate pelos dados sequestrados.
O valor exigido costuma ser bastante alto e muitas vezes é estipulado um prazo para a realização do pagamento, o que pode fazer com que aumente cada vez mais caso o pedido não seja atendido.

Como ele é instalado?

As principais formas de contrair o malware são por meio de cliques em links de sites duvidosos, download de anexos enviados por spam e instalação de aplicativos suscetíveis a ataques. Além disso, as redes sociais são lugares ideais para espalhar links de ransomwares. Portanto, redobre sua atenção antes de clicar em qualquer coisa.
Eles também podem estar disfarçados, fazendo pedidos de atualização de programas que estejam instalados no computador. Sem desconfiar de nada você aceita e clica no aviso, abrindo caminho para que o ransomware comece a agir.
O malware é instalado de forma bastante discreta e começa a criptografar os dados em segundo plano, tornando mais difícil sua detecção.

Qual é sua forma de ação?

Após terminar o processo de criptografia e bloquear todos os seus dados, o malware faz surgir avisos na tela do seu computador, exigindo quantias em dinheiro comum ou bitcoins para recuperar as informações. O método de pagamento por meio de criptomoedas está sendo o preferido pelos criminosos, já que em tese fica mais fácil preservar o anonimato preservar o anonimato.
https://blog.foxbit.com.br/o-bitcoin-e-realmente-anonimo-descubra-se-moeda-e-segura/
Existem diversos tipos de ransomwares e cada um deles age de forma diferente. Eles podem mudar as extensões dos arquivos das vítimas, trocar o papel de parede e criar arquivos de texto ou páginas em HTML com as instruções para desbloquear os dados criptografados.

Como posso preveni-lo?

Existem diversas medidas de prevenção que diminuem muito as chances de um ransomware se hospedar na sua máquina. Veja abaixo algumas formas de evitar esse tipo de ataque e a consequente perda dos dados de seu computador:

  • certifique-se de que seu antivírus está funcionando;
  • deixe o firewall sempre ativado;
  • mantenha seus programas atualizados;
  • utilize ferramentas anti-ransomware como o Bitdefender ou o Malwarebytes;
  • tenha um backup dos seus dados na nuvem e/ou em outro HD;
  • não clique em links ou anexos suspeitos enviados a você.

O que fazer para retirá-lo da máquina?

Os antivírus possuem algumas ferramentas específicas para a remoção de ransomwares, então verifique no site do fornecedor quais são as opções disponíveis. Porém, dependendo do tipo de malware que foi instalado, pode ser difícil removê-lo.
A melhor forma de contornar o problema é mantendo um backup dos seus dados, assim você pode formatar o computador e reinstalar todos os programas sem perder nenhum arquivo importante. Evite ao máximo fazer o pagamento exigido, já que não é possível saber se você realmente vai reaver seus arquivos.
Agora que você já sabe o que é ransomware e como se defender dos ataques, lembre-se de adotar as medidas de prevenção para evitar o problema. Com o surgimento de novas formas de proteção e a melhora das já existentes, a tendência é que cada vez menos pessoas sofram com os ataques desse malware, acabando com os lucros dos criminosos.
Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Assim, você também os ajuda a se proteger e ajuda na extinção da ameaça.