O que é Satoshi?

fev 22, 2022 | Bitcoin

O Satoshi é a menor unidade da criptomoeda bitcoin. É nomeado após Satoshi Nakamoto, o criador do protocolo usado em blockchains e da criptomoeda bitcoin.

A proporção de Satoshi para bitcoin é de 100 milhões de Satoshis para 1 bitcoin, ou 1 SAT para 0,00000001 BTC.

Satoshi e Bitcoin são a mesma coisa?

Teoricamente, sim. O Satoshi representa cem milionésimos de um bitcoin. Pequenas denominações facilitam a realização de transações de bitcoin e tornam as transações mais legíveis. A estrutura geral das unidades de bitcoins possui 1 bitcoin (BTC) equivalente a 1.000 milibitcoins (mBTC), 1.000.000 de microbitcoins (μBTC) ou 100.000.000 de Satoshis. Embora o número exato seja desconhecido, estima-se que Satoshi Nakamoto deva possuir 1 milhão de bitcoins, equivalente a 100.000.000.000.000 de Satoshis.

Todos os valores na cadeia de blocos são denominados em Satoshi antes de serem convertidos para exibição. O código fonte também usa Satoshi ao especificar uma quantidade de bitcoin. Ao exibir uma fração pequena de um bitcoin, como no cálculo de uma taxa por byte ou em uma recompensa de bitcoin faucet, como o Axie Infinity, por exemplo, o valor é exibido em Satoshis para facilitar a leitura.

Existe alguma unidade ainda menor do que o Satoshi?

Embora o Satoshi seja a menor quantidade que pode ser registrada na blockchain, os canais de pagamento de segunda ou terceira camada podem precisar fazer pagamentos ainda menores e, por vezes, são denominados em millisatoshi (igual a 1.000 sats), que são cem bilionésimos de um único bitcoin.

Estes valores não podem ser lidos on-chain, então eles precisam ser corrigidos ou arredondados antes de acrescentá-los em algum bloco de primeira camada.

Compra e venda de Satoshi

No caso do Bitcoin, o menor valor que você pode comprar é 1 Satoshi, que é 0,00000001 Bitcoins. Mas como esse número é tão pequeno, não é possível comprar 1 Satoshi em nenhuma exchange. Na Foxbit, por exemplo, o valor mínimo de compra ou venda é de R$ 10,00.

Outro ponto a considerar é que as exchanges cobram taxas na compra e venda, o que obviamente elevará o valor da transação. Veja aqui nossas taxas.

Breve história do nome “Satoshi”

A unidade de  cripto Satoshi tem o nome de Satoshi Nakamoto, a (s) pessoa (s) anônima (s) que publicou o Whitepaper do Bitcoin, em 2008, que deu início ao desenvolvimento da criptomoeda bitcoin. O documento, “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”, descreveu o uso de uma rede ponto a ponto como uma solução para o problema dos gastos duplos.

A identidade verdadeira de Satoshi Nakamoto permanece um mistério até hoje, embora haja “suspeitos” especulados na mídia.

Símbolo

Satoshi é frequentemente abreviado para SAT ou S, embora nenhum símbolo de moeda tenha sido amplamente adotado. Existem vários símbolos propostos, mas o que parece estar ganhando maior aceitação é o proposto pelo site Satsymbol.com, que explica o processo criativo dessa proposta.

o que é satoshi

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.