Stablecoin: o que é e qual seu impacto no mercado cripto?

jan 16, 2023 | Educação Financeira, Outras categorias

Em um mundo com mais de 17 mil criptomoedas, o bitcoin (BTC) é, talvez, quem mais se destaca nesse universo. Sua popularidade não é à toa. Além de ser a primeira moeda digital desenvolvida, é a que possui o maior valor de mercado entre todas elas – mais de US 400 bilhões. Porém, a tecnologia que começou lá em 2008, com o BTC, deu espaço para a criação de novos projetos, com propostas diferentes e, hoje, extremamente importantes para esse ecossistema, como a Stablecoin.

Apesar da relevância desta moeda, ainda há muitas dúvidas na cabeça de muitos entusiastas que acompanham o desenvolvimento do setor, já que seu funcionamento, principalmente a emissão de novos tokens, é bastante diferente do observado no bitcoin e Ethereum (ETHER).

Mas fique tranquilo! Abaixo, vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre as Stablecoins, suas principais características e também as diferenças entre elas e as criptos. Além disso, saiba como e onde investir nas stablecoins.

O que são stablecoins? Saiba mais sobre esta moeda digital e entenda suas principais características

Para falar sobre o que são as stablecoins, precisamos começar com o próprio nome. Proveniente do inglês, “stable” significa “estável” e “coin”, “moeda”. Dessa forma, é possível induzir que a stablecoin é uma moeda digital mais estável que outras criptomoedas, possuindo uma baixa volatilidade.

Essa baixa volatilidade é algo bem atípico quando refletimos sobre o mercado de criptomoedas, que é marcado por altas e quedas muito bruscas.

A estabilidade das stablecoins vem do fato de que seus valores são vinculados a outros ativos, como moedas fiduciárias (dólar, euro, etc), commodities (o ouro é o mais comum) e títulos públicos e privados.

Por isso, as stablecoins possuem um papel fundamental no desenvolvimento do ecossistema de criptomoedas, sendo amplamente utilizadas por corretoras e outras empresas para darem acesso a produtos específicos para seus clientes ou, então, permitir um acesso universal aos seus serviços.

Criação de stablecoins: como estas moedas digitais são produzidas?

A criação de stablecoins é um dos pontos mais similares com outras criptomoedas já que elas também estão presentes em um blockchain, uma espécie de banco de dados que se originou junto com o bitcoin no final dos anos 2000.

Porém, apesar das stablecoins e outras criptos partilharem esse processo comum, há uma diferença muito expressiva.

Para uma stablecoin ser inserida no mercado, o emissor da moeda precisa ter a mesma quantidade do ativo em seu caixa. Esse fator não existe para moedas que não possuem lastro, como os bitcoin, Ethereum, entre outras criptomoedas..

Existem diferentes tipos de stablecoin?

Assim como muitas outras moedas, as stablecoins também possuem diferentes tipos. Atualmente, é possível identificar quatro deles. Entenda mais abaixo.

Stablecoins lastreadas em moeda fiduciária

Estes tipos de stablecoins são lastreadas em “moeda fiat” na proporção 1 por 1. Mas, o que isso significa? 

Significa que para cada stablecoin criada, o emissor – seja ele uma empresa ou projeto – precisa ter a mesma quantidade dessa moeda fiduciária em caixa como reserva.

Stablecoins lastreadas em criptomoedas

As stablecoins lastreadas em criptomoedas seguem o mesmo raciocínio das que são lastreadas em moeda fiat.  A diferença é que o lastro acontece com ativos digitais, podendo ser bitcoin, ethereum, cardano (ADA) ou qualquer outro token..

Stablecoins lastreadas em commodities

Nesse caso, a stablecoin é lastreada em commodities, principalmente metais preciosos. O ativo mais comum utilizado é o ouro. Porém, existem projetos que estão de olho no petróleo e outros produtos de energia para isso!

Stablecoins algorítimicas

Sem dúvidas, esse tipo de stablecoin é um pouco mais diferente, pois ao invés de ser baseada em um ativo, a estabilidade é adquirida pelo uso de algoritmos e contratos inteligentes.

Neste caso, a emissão ou retirada de moedas estáveis do mercado acontece a partir da oferta e demanda, em busca de um volume circulante sempre equilibrado.

As principais stablecoins do mercado no momento: descubra os nomes de maior destaque

Existe um grande número de stablecoins no mercado, assim como criptomoedas. Atualmente, é possível identificar mais de 100 tipos dessas moedas digitais ativas no mercado. Abaixo, veja os cinco maiores projetos no momento.

Tether (USDT)

Presente no mercado desde 2014, o Tether foi a primeira stablecoin lançada no mercado. A empresa emissora afirma que uma unidade de USDT está pareada com o dólar, a partir de reservas presentes em seu caixa.

Durante sua história, essa paridade com a moeda norte-americana colocou dúvidas sobre a maneira como o USDT era lastreado. Para reduzir esses burburinhos, a empresa responsável pela emissão da stablecoin liberou um portal de transparência, apontando como seus ativos estão alocados.

Apesar destes eventuais questionamentos, o Theter é uma moeda bastante popular, sendo utilizada como base em muitas corretoras pelo mundo e com uma das maiores capitalizações de todo o mercado cripto.

USD Coin (USDC)

Está no mercado desde 2018 e assim como a USDT, essa stablecoin é uma moeda digital pareada em dólar na proporção de 1:1.

Um dos pontos fortes deste projeto é que ele é altamente transparente, participando de auditorias externas frequentes.

Binance USD (BUSD)

Também segue o padrão da USDT e USDC, com a proporção de 1:1 e lastreada em dólar.

Além das reservas para sua emissão, esta stablecoin tem por trás a Binance, uma das principais exchanges do mundo.

MakerDAO (DAI)

Lançado em 2014, esta iniciativa é uma das pioneiras quando falamos sobre projetos de finanças descentralizadas no blockchain do Ethereum.

Para criar unidades de DAI, é necessário que você deixe o ETH em um contrato inteligente para uso no protocolo Maker como forma de garantia do valor.

Riscos e vantagens de comprar stablecoins

Entre as principais vantagens de comprar stablecoins está sua praticidade. Ao contrário de comprar dólares em uma casa de câmbio ou outro ativo “estável”, o processo burocrático para aquisição de uma moeda fiat internacional ou até mesmo commodities, via criptomoedas, é muito mais simples.

O armazenamento destas finanças também é facilitado, já que guardar uma barra de ouro implica em muitas outras burocracias, assim como armazenar dólar – que necessita de uma conta internacional para ser guardado. 

Entre os riscos, destaca-se a credibilidade e confiabilidade do emissor. Antes de comprar, é necessário conhecer a empresa por trás dessa moeda digital para garantir que suas stablecoins sejam confiáveis.

Como comprar stablecoins?

A negociação de stablecoins pode acontecer através das exchanges e corretoras de criptomoedas, inclusive aqui no Brasil. A FoxBit, por exemplo, oferece a seus clientes a compra e venda de Tether, USD Coin e TrueUSD

Segundo a Receita Federal, inclusive, a criptomoeda estável mais usada pelos brasileiros é a USDT. O volume negociado deste ativo é maior que o bitcoin.

Escolha a Foxbit para fazer seus investimentos em stablecoins e criptomoedas 

Agora que você sabe mais sobre stablecoin e suas principais características, faça seu investimento na Foxbit. São muitas opções de stablecoins e criptomoedas para que você possa participar do mercado de ativos digitais, de maneira segura e com confiabilidade.

Seja um cliente Foxbit e aproveite!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.