O que é a moeda Stellar (XLM)?

fev 15, 2020 | Altcoins

O Stellar Lumens (XLM) é uma das mais antigas criptomoedas, lançada em 2015 por Jed McCaleb, um dos criadores da Ripple XRP, em conjunto com a Stellar Foundation. O objetivo da Stellar é criar a ponte entre os investimentos tradicionais e as inovações do blockchain. 

Esta criptomoeda une o que há de melhor nos dois mundos, a descentralização das criptomoedas e o uso das moedas estatais como o real ou dólar. 

A Stellar é o blockchain no qual a moeda Lumens (XLM) funciona. É importante frisar essa distinção, pois a rede Stellar comporta diversas moedas e soluções em blockchain para pagamentos. 

Quais as vantagens da Stellar?

Por meio da tokenização, processo de digitalizar uma ativo real no blockchain, a Stellar foi um dos primeiros projetos a criar tokens de moedas e ativos como o dólar, yen, reais e ouro no blockchain. 

Por meio de empresas parceiras chamadas de Anchor, a rede possibilita a transmissão desses ativos com alta segurança, velocidade e taxas baixas se comparadas com métodos tradicionais. Apenas o envio de remessas internacionais movimenta US$500 bilhões anualmente. Mas não é apenas essa a aplicação dessa rede.

Micropagamentos, troca descentralizada de ativos, envio de dezenas de moedas ao redor do mundo e com possibilidade de saque por organizações autorizadas pelo governo, tokenização de ativos reais, enfim, os casos de uso da Stellar são muitos. 

Tudo isso só pode funcionar com o Lumens (XLM), a principal moeda deste blockchain. Não é por acaso que ela valorizou 807% em apenas 12 meses.  

Valorização da Stellar | Fonte: Coinmarketcap

Quem está por trás da Stellar?

Todas essas inovações não seriam possíveis sem pessoas capacitadas.

O principal nome por trás da Stellar é Jed McCaleb, co-fundador da XRP, programador com uma longa história no desenvolvimento de aplicações peer-to-peer. 

Ele foi o criador da rede de distribuição de conteúdo eDonkey no ano 2000, também foi o responsável por reprogramar o que se tornaria uma das primeiras e maiores corretoras de bitcoin do mundo. 

Após sair da Ripple em 2013, Jed e Joyce Kim fundaram a Stellar Development Foundation com o apoio de US$3 milhões da gigante de pagamentos Stripe.

A Fundação Stellar conta com parcerias com a IBM, HTC, Stripe e diversas empresas de tecnologia.

Onde guardar Stellar Lumens?

Agora que você já está inserido na nova economia, então chegou a hora de virar o próprio banco e guardar com segurança seus ativos digitais. 

O site oficial da Stellar recomenda as seguintes carteiras:

  • Ledger Nano S ou Trezor
  • Keybase
  • Solar Wallet

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.