O que é Synthetix (SNX)?

fev 3, 2021 | Token

Com um projeto inovador, um grande mercado a ser conquistado e valorização de 2.565%, a moeda Synthetix (cujo ticker é SNX) chama a atenção dos traders e especialistas do mercado financeiro. 

Quer entender mais sobre esse criptoativo? Vem com a gente, pois falaremos tudo que você saber. 

O que é Synthetix SNX?

Synthetix  é um protocolo baseado no Ethereum que abre enormes possibilidades para o mercado trilionário de derivativos, mas utilizando as finanças descentralizadas ou DeFI. Ele foi lançado em 2017 com o nome de Havven (HAV) após um ano renomeado para Synthetix . 

Em suma, Synthetix é um protocolo que permite a criação de ativos “sintéticos” ou semelhantes aos derivativos no mercado tradicional, mas sem a necessidade de que você tenha em mãos os próprios ativos. 

Mas como isso funciona? 

Isso é feito por meio da colateralização dos ativos por meio de códigos auto-executáveis, retirando a necessidade de intermediários. Em outras palavras, é preciso ter uma garantia para criar ativos sintéticos.

Por exemplo, para criar um ativo sintético de dólar sUSD – que imita o valor do dólar- é preciso deixar uma garantia de 600% do valor criado do ativo em SNX. 

Fonte – Youtube Finematics

Tudo é feito via contratos inteligentes e o preço é rastreado por meio de ‘oráculos’ que  dão essa informação de forma descentralizada para o blockchain.

Quais as vantagens da Synthetix?

A grande vantagem de negociar um ativo derivado de outro é ganhar a exposição sem precisar guardá-lo ou manejá-lo. 

Os investidores também podem ganhar apenas provendo liquidez para o protocolo e outras aplicações via stake. Dessa forma, você só precisa de SNX para contribuir e talvez lucrar com o projeto. 

Mas além de tudo isso, outra grande vantagem é o uso da segunda camada do Ethereum para reduzir os custos de transação na criação e negociação de tokens sintéticos. 

Com tantas funcionalidades não é de se estranhar que a SNX tenha crescido 2565% nos últimos 12 meses., segundo dados do Coingolive

Quem está trabalhando na SNX? 

Para ter tamanha valorização e tantas funcionalidades foi preciso uma equipe talentosa.

Uma dessas pessoas é Justin J. Moses, o CTO do projeto, que foi diretor de engenharia do MongoDB, um dos sistemas de banco de dados mais usados na internet. Peter McKean é o atual CEO e conta com mais de duas décadas de experiência na área de desenvolvimento e foi programador da Fujitsu. 

Justin Moses – CTO da SNX

Qual o futuro da SNX?

Para onde vai o mercado de derivativos e qual o potencial da SNX?

De acordo com a Investopedia, é estimado que o mercado de derivativos seja equivalente a dez vezes o PIB do mundo. É um mercado enorme e com ótimos casos de uso usando a segurança e tecnologia do blockchain.

O projeto SNX sai na frente sendo um dos primeiros a criar essa proposta. Para termos uma pequena noção do potencial, atualmente a Synthetix conta com US$2,34 bilhões em valor alocado nos tokens sintéticos e um marketcap de US$2,84 bilhões.

Ou seja, há um enorme potencial de crescimento pela frente e definitivamente é um projeto para ficar de olho. 

Quais são as carteiras de Synthetix?

Carteiras como a Ledger e Metamask já suportam SNX, assim como a maioria das carteiras com suporte ao formato de token ERC-20. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.