O que é VeChain?

fev 16, 2018 | Altcoins

A VeChain foi um dos criptoativos que mais chamou atenção de grandes empresas nos últimos anos, quais são suas vantagens e como investir nele? Veja que você precisa saber sobre esta inovadora solução em blockchain.

O que é VeChain?

A VeChain é uma plataforma criada para ajudar a resolver dificuldades reais de empresas nas áreas de gerenciamento do ciclo de vida do produto, segurança alimentar, anti-falsificação e rastreabilidade.

Ou seja, é uma solução para melhorar a transparência de uma operação empresarial de forma escalável e distribuída, essencialmente aumentando a confiança em um determinado produto de forma eficiente.

Ela foi criada inicialmente em 2015 como uma solução para rastreamento da cadeia de suprimentos, entretanto, em 2018 novas possibilidades de aplicações descentralizadas foram implementadas e o protocolo foi renomeado para VeChainThor.

Quem usa a Vechain?

A multinacional Walmart, por exemplo, rastreia a procedência dos alimentos na China com a plataforma da VeChain. Mas essa não é a única companhia conhecida mundo afora que viu valor no blockchain da VeChain.

Aproveitando a transparência da rede descentralizada, a BMW utiliza a VeChain para evitar fraudes nos odômetros em automóveis. Nesse mesmo sentido, a Louis Vuitton define quais das luxuosas bolsas Givenchy são autênticas por registros imutáveis no blockchain.

A Renault é outra usuária de peso da VeChain, que em parceria com a Microsoft e Viseo, criou um livro em blockchain com os dados dos automóveis, evitando fraudes na hora da venda.

 E como a plataforma é aberta, as possibilidades são diversas e novas parcerias e aplicações podem surgir.

Como funciona a VeChain?

O desenvolvimento deste blockchain é centrado na Fundação VeChain, que detém uma quantia significativa dos tokens para apoiar o crescimento do ecossistema.

A maneira em que as transações entre os usuários da rede são validadas e registradas no blockchain da VeChain envolve um mecanismo de consenso chamado de Prova de Autoridade.

Assim, as tentativas de fraudes como o gasto duplo são impedidas por usuários validadores conhecidos como Authority Masternodes, os maiores detentores de tokens e portanto os maiores interessados em que a rede se mantenha segura e à prova de fraudes.

Similar ao Ethereum, para se tornar uma “autoridade” na VeChain e contribuir com a verificação das transações é preciso segurar uma grande quantidade de tokens. Mas além disso, a Fundação VeChain também exige o envio de informações de identificação – uma camada de segurança a mais. 

Qual é a equipe por trás do projeto?

A equipe por trás do projeto conta com um extenso currículo em empresas multinacionais como Louis Vuitton, PwC, TCL&Alcate Mobile e HP.  

  • Sunny Lu, CEO da Vechain, foi ex-CIO/CTO da Louis Vuitton por mais de 5 anos.
  • Jay Zhang, CFO da Vechain, foi ex-gerente sênior da PwC, estando na empresa há mais de 13 anos.
  • Kevin Feng, COO da Vechain, foi ex-gerente sênior da PwC, estando na empresa por mais de 12 anos.
  • JianLiang Gu, CTO da Vechain, foi um ex-diretor da TCL&Alcate Mobile por 13 anos.
  • Richard Fu, vice-presidente de marketing da Vechain, foi diretor regional da Louis Vuitton por 10 anos
  • Chin Qian, VP — Sales & Channel, foi gerente de clientes da HP por 12 anos.
  • Jerome Grilleres, Dau pela Vechain Europe GM, foi Head of Commercial Performance/Development no Barclays Bank por mais de 8 anos.
Fonte: Medium Blockchainpaper

Vale a pena investir na VeChain?

Mas será que vale a pena investir nela? Esta plataforma conseguiu conquistar grandes parceiros como Walmart e várias produtoras de carros como a BMW, além contar com uma equipe de experts na área.

Por todos esses motivos, a VeChain vem crescendo assustadoramente como podemos ver na tabela abaixo:

 Histórico de preço da VeChain (VET) em 12/02 – Fonte: Coingolive 

Com a necessidade crescente de transparência na cadeia global de suprimentos a VeChain  se mostra uma alternativa viável para diversas empresas. 

O que é a VET coin e a VTHOR?

Para proporcionar um bom funcionamento do blockchain, a VeChain criou dois tokens. 

A VeChain (VET) é usada para transferir e guardar valor, enquanto o VeThor Token (VTHO) é usado para o pagamento de transações.

A ideia por trás disso é isolar a volatilidade da VET do custo transacional da rede, dessa forma as empresas conseguem saber e manter um custo estável – visto que a VTHO pode ser ajustada para manter o preço. 

Quem tem a moeda VET pode criar um node e ganhar poder de voto em upgrades, além de ganhar VTHO em cada novo bloco criado. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.