O que é Yearn e YFI?

fev 16, 2018 | Altcoins

O que é YFY e o ecossistema Yearn? Vale a pena comprá-lo? Conheça tudo o que você precisa saber sobre YFI nesse texto. 

O YFI é um token de governança utilizado nas aplicações descentralizadas do ecossistema yearn.finance. Ele te dá o poder de decisão sobre a nova geração de produtos financeiros construídos em blockchain.

Para entendermos por que o YFI é um dos tokens que mais cresceram no mercado de criptoativos, temos que entender seu valor e como ele é usado. Para isso, precisamos explicar o que é o Yearn Finance. 

O que é o Yearn Finance?

O Yearn Finance é um conjunto de aplicações descentralizadas no blockchain composto por:

  • Yearn Protocol: Automatiza a escolha das melhores plataformas de empréstimos, aplicando automaticamente nos maiores rendimentos do mercado.
  • Vaults: São fundos com algumas estratégias para maximizar os retornos dos ativos depositados no Vault. Os Vaults utilizam diversas estratégias e podem: automatizar os melhores retornos em stablecoins, fazer farming de tokens e vendê-los com lucro e até mesmo pegar empréstimos em outros tokens. A grande vantagem é dividir é o preço das taxas no blockchain entre os usuários no Vault.
  • YSwap: É um protocolo em teste que permitirá a criação de pools descentralizadas para trade, diminuindo as barreiras para provedores de liquidez. 
  • YTrade: É uma corretora de stablecoins que fornece alavancagem em até 1000x. Habilitando arbitragem conforme as stablecoins variam acima ou abaixo do seu valor normal.
  • YBorrow: É uma ferramenta interna que permite a delegação de crédito para contratos inteligentes de empréstimo.
Ecossistema do Yearn Finance – Fonte: Finematics | Youtube

As aplicações descentralizadas são vistas como o futuro das finanças, por te dar mais liberdade de investimento, automatização fácil e todo o poder do blockchain. 

Quais as vantagens da YFI?

O YFI te dá participação nas decisões do protocolo Yearn como taxa de juros, inclusão de novos projetos e outras medidas importantes ao Yearn. É por isso que o token valorizou tanto desde sua criação.

 Histórico de preço da Chainlink (LINK) em 12/02 – Fonte: Coingolive 

Qual é o valor para ter poder de decisão em um dos maiores protocolos do mercado de criptoativos?

Fora que há apenas 30.000 YFI em circulação atualmente e seu valor já chegou a R$232.000,00 em 09/12/2020. 

Quem criou o Yearn Finance?

O ecossistema Yearn foi inicialmente desenvolvido pelo programador Andre Cronje no começo de 2020. Ele procurava automatizar sua estratégia de retorno (apy) para o protocolo com maior taxa de juros para suas stablecoins. 

Em vez de acordar diariamente para manualmente encontrar as melhores oportunidades de empréstimos em blockchain, Cronje  resolveu criar a primeira versão do Yearn Protocol. 

Desde então, o ecossistema Yearn expandiu e agora conta com diversos produtos. E Andre Cronje virou um desenvolvedor extremamente reconhecido no mercado.

Onde guardar o YFI?

O YFI está atualmente disponível como um token no padrão ERC20 da rede Ethereum. Isso significa que ele pode ser guardado nas seguintes carteiras:

Metamask: carteira que pode ser usada no navegador, Android e IOS.

Hardware Wallet: é a maneira mais segura de guardar o  YFI, mas exige a compra de um dispositivo das empresas Ledger ou Trezor.

imToken: disponível na Google Play e AppSotre, esta carteira é uma das mais utilizadas.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.