No ano de 2008, o Bitcoin surgiu para revolucionar o sistema financeiro mundial. Isso porque a criptomoeda dispensa a atuação de intermediários nas transações entre seus usuários e, assim, busca romper a dependência dos investidores do mundo com entidades governamentais e corporações financeiras.
No entanto, mesmo após nove anos de lançamento dessa nova tecnologia, ela ainda gera certo estranhamento para algumas pessoas.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje com o objetivo de desmistificar um importante conceito relacionado ao universo dos Bitcoins: os Satoshis.
Quem os inventou e algumas curiosidades sobre o que se sabe de seu idealizador, você lê a seguir!
O QUE SÃO SATOSHIS?
Um Satoshi é a menor fração ou parte de um Bitcoin. Para entender melhor esse conceito, pode-se fazer uma analogia com o real — 100 centavos equivalem a 1 real, ou seja, 1 centavo é a menor fração da moeda brasileira.
O mesmo ocorre com os Bitcoins, a grande diferença é que a criptomoeda é fracionada em muito mais vezes do que as moedas convencionais, como o real e o dólar.
A correspondência entre Bitcoins e Satoshis funciona da seguinte forma:
1 Bitcoin = 100 milhões de Satoshis;
0,5 Bitcoin = 50 milhões de Satoshis;
0,25 Bitcoin = 25 milhões de Satoshis.
Os Satoshis permitem que os usuários e investidores de Bitcoins não precisem, de fato, possuir um Bitcoin inteiro (1.0) para fazer uso do dinheiro digital — é possível ter frações da moeda e, mesmo assim, pagar por serviços e realizar transações com outros usuários.
QUEM FOI O CRIADOR DOS SATOSHIS?
Os Satoshis foram criados em homenagem ao programador de pseudônimo Satoshi Nakamoto , idealizador do Bitcoin, pelo usuário “ribuck” do fórum Bitcointalk no ano de 2011. Há muita especulação se o idealizador dos Bitcoins é mesmo uma pessoa física ou um grupo empresarial.
Nakamoto apresentou o conceito de Bitcoin em um grupo de discussões conhecido como The Cryptography Mailing. No ano de 2009, foi criada a rede do Bitcoin.
Devido ao sucesso do Bitcoin, iniciou-se uma verdadeira caça à identidade de Satoshi Nakamoto.
Jornalistas, profissionais de Tecnologia da Informação e criptógrafos chegaram a levantar diversas hipóteses de quem seria o programador da criptomoeda. Entretanto, não houve a confirmação de nenhuma delas.
O caso de maior repercussão midiática se deu em 2014 quando a revista Newsweek publicou uma edição garantindo ter encontrado Nakamoto. O pai dos Bitcoins seria o japonês Dorian Satoshi Nakamoto, morador de um subúrbio de Los Angeles. Porém, segundo os jornalistas, o homem teria negado qualquer envolvimento com a tecnologia.
Em março de 2016, o cientista australiano Craig Steven Wright admitiu ser o verdadeiro criador dos Bitcoins. Na ocasião, o pesquisador alegou ter revelado o mistério para proteger pessoas próximas e colocar fim às especulações. Entretanto, até a presente data Wright não conseguiu provar ser Nakamoto.
PRINCIPAIS RISCOS DO INVESTIMENTO EM SATOSHIS
De forma prática, Satoshis como são partes de Bitcoin, apresentam os mesmos riscos que as unidades completas da criptomoeda.
Por isso é importante tomar alguns cuidados quando for comprar e vender Satoshis. Confira abaixo:
SITES MAL-INTENCIONADOS
Como uma fração de um Bitcoin, os Satoshi seguem as mesmas regras. Assim, não é possível reverter transações com Satoshi.
Essa é uma característica do sistema blockchain, nele todas as operações são registradas em blocos interligados de informação. Permitir estornos ou mesmo manter um registro direto dessas operações tornaria o sistema vulnerável.
Para tentar evitar essas questões, foi determinado pelos desenvolvedores do blockchain que é impossível reverter uma operação que tenha sido concluída. Pode parecer um tanto drástica, mas essa medida foi fundamental para a segurança do sistema.
Até hoje não há registro de fraudes envolvendo Satoshis (ou Bitcoins) diretamente no blockchain.
LIMITAÇÕES DOS SATOSHIS
Trabalhar com frações de Bitcoins impõe algumas restrições. A primeira é relativa ao controle que um usuário que possua grande parte da gestão da mineração da moeda pode exercer.
A segunda limitação bastante evidente está relacionada com a liberdade da moeda. Em alguns países, há tentativa de controle estatal sobre as criptomoedas.
IDEAL É DIVERSIFICAR A CARTEIRA
Assim como qualquer investimento, a dica mais valiosa é não deixar todos os seus ovos em apenas uma cesta.
Por isso, não deixe toda a sua carteira investida apenas em Satoshis. O mundo das criptomoedas oferece a oportunidade de investir em diversas frações de criptomoedas ao mesmo tempo.
Com essa flexibilidade, é possível lucrar com diferentes ativos, explorar oportunidades e se proteger de perdas extensivas caso ocorram depressões no mercado. Acredite, elas irão acontecer!
POR QUE COMEÇAR A INVESTIR EM BITCOINS PELOS SATOSHIS?
Os Satoshis são uma forma perfeita de entrar no mercado dos Bitcoins e habituar-se a esse meio sem precisar investir grandes quantidades de capital.
No caso, é possível começar a comprar as primeiras frações do Satoshi por apenas R$20,00.
3 CURIOSIDADES SOBRE SATOSHI NAKAMOTO
Confira algumas curiosidades sobre o idealizador dos Satoshis!
1. FORTUNA AVALIADA EM MAIS DE 2 BILHÕES DE DÓLARES
De acordo com Sergio Lerner, autoridade em criptografia, Satoshi Nakamoto teria acumulado uma fortuna de cerca de 1 milhão de Bitcoins nos primeiros meses da rede de dinheiro virtual. Se considerarmos o valor de U $2.223 que a unidade de Bitcoin chegou no início de 2017, Nakamoto teria uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares.
2. NÃO SE SABE QUEM É SATOSHI NAKAMOTO
Até o momento existem algumas teorias sobre a identidade de Nakamoto, mas nenhuma foi confirmada. Esse enigma é um dos maiores desafios da era digital e o assunto gera tanta curiosidade que alguns livros já foram escritos sobre o assunto.
The Hunt for Satoshi Nakamoto (A Caçada a Satoshi Nakamoto) de Alex Preukschat e Digital Gold, escrito pelo jornalista do New York Times Nathaniel Popper são alguns exemplos.
3. SIGNIFICADO DO NOME SATOSHI NAKAMOTO
Coincidência ou não, o nome Satoshi Nakamoto é bastante sugestivo. “Satoshi” significa “pensamento claro, inteligência rápida, sábio”. “Naka” pode significar “médio, interior ou relacionamento”. “Moto” pode significar “origem”, ou “base”.
Gostou do nosso conteúdo sobre a tecnologia revolucionária dos Satoshis? Está querendo negociar alguns? Então, abra já sua conta na Foxbit, plataforma digital que realiza a intermediação de compra e venda de Bitcoins e mais de 50 criptoativos com segurança e facilidade!