O que são Satoshis? Bitcoin

O que são Satoshis?

Guto Schiavon

Neste post vamos falar sobre o que são os famosos Satoshis. Entenda mais.

No ano de 2008, o Bitcoin surgiu para revolucionar o sistema financeiro mundial. Isso porque a criptomoeda dispensa a atuação de intermediários nas transações entre seus usuários e, assim, busca romper a dependência dos investidores do mundo com entidades governamentais e corporações financeiras.

No entanto, mesmo após nove anos de lançamento dessa nova tecnologia, ela ainda gera certo estranhamento no mercado.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com o objetivo de desmistificar um importante conceito relacionado ao universo dos Bitcoins: os Satoshis.

Siga a leitura e confira o que são Satoshis, quem os inventou e algumas curiosidades sobre o que se sabe de seu idealizador!

O que são Satoshis?

Um Satoshi é a menor fração ou parte de um Bitcoin. Para entender melhor esse conceito, pode-se fazer uma analogia com o real — 100 centavos equivalem a 1 real, ou seja, 1 centavo é a menor fração da moeda brasileira.

O mesmo ocorre com os Bitcoins, a grande diferença é que a criptomoeda é fracionada em muito mais vezes do que as moedas convencionais, como o real e o dólar.

A correspondência entre Bitcoins e Satoshis funciona da seguinte forma:

  • 1 Bitcoin = 100 milhões de Satoshis;
  • 0,5 Bitcoin = 50 milhões de Satoshis;
  • 0,25 Bitcoin = 25 milhões de Satoshis.

Os Satoshis permitem que os usuários e investidores de Bitcoins não precisem, de fato, possuir um Bitcoin inteiro (1.0) para fazer uso do dinheiro digital — é possível ter frações da moeda e, mesmo assim, pagar por serviços e realizar transações com outros usuários.

Quem foi o criador dos Satoshis?

Os Satoshis foram criados em homenagem ao programador de pseudônimo Satoshi Nakamoto , idealizador do Bitcoin, pelo usuário  “ribuck”  do fórum Bitcointalk no ano de 2011. Há muita especulação se o idealizador dos Bitcoins é mesmo uma pessoa física ou um grupo empresarial.

Nakamoto apresentou o conceito de Bitcoin em um grupo de discussões conhecido como The Cryptography Mailing. No ano de 2009, foi criada a rede do Bitcoin.

Devido ao sucesso do Bitcoin, iniciou-se uma verdadeira caça à identidade de Satoshi Nakamoto.

Jornalistas, profissionais de Tecnologia da Informação e criptógrafos chegaram a levantar diversas hipóteses de quem seria o programador da criptomoeda. Entretanto, não houve a confirmação de nenhuma delas.

O caso de maior repercussão midiática se deu em 2014 quando a revista Newsweek publicou uma edição garantindo ter encontrado Nakamoto. O pai dos Bitcoins seria o japonês Dorian Satoshi Nakamoto, morador de um subúrbio de Los Angeles. Porém, segundo jornalistas, o homem teria negado qualquer envolvimento com a tecnologia.

Em março de 2016, o cientista australiano Craig Steven Wright admitiu ser o verdadeiro criador dos Bitcoins. Na ocasião, o pesquisador alegou ter de revelar o mistério para proteger pessoas próximas e colocar fim às especulações. Entretanto, até a presente data Wright não conseguiu provar ser Nakamoto.

3 curiosidades sobre Satoshi Nakamoto

Confira algumas curiosidades sobre o idealizador dos Satoshis!

1. Fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares

De acordo com Sergio Lerner, autoridade em criptografia, Satoshi Nakamoto teria acumulado uma fortuna de cerca de 1 milhão de Bitcoins nos primeiros meses da rede de dinheiro virtual. Se considerarmos o valor de U$ 2.223 que a unidade de Bitcoin chegou no início de 2017, Nakamoto teria uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares.

2. Não se sabe quem é Satoshi Nakamoto

Até o momento nenhuma teoria sobre a identidade de Nakamoto foi atestada. Esse enigma é um dos maiores desafios da era digital e o assunto gera tanta curiosidade que alguns livros já foram escritos sobre o assunto.

The Hunt for Satoshi Nakamoto (A Caçada a Satoshi Nakamoto) de Alex Preukschat e Digital Gold, escrito pelo jornalista do New York Times Nathaniel Popper são alguns exemplos.

3. Significado do nome Satoshi Nakamoto

Coincidência ou não, o nome Satoshi Nakamoto é bastante sugestivo. “Satoshi” significa “pensamento claro, inteligência rápida, sábio”. “Naka” pode significar “médio, interior ou relacionamento”. “Moto” pode significar “origem”, ou “base”.

Gostou de nosso conteúdo sobre a tecnologia revolucionária dos Satoshis? Está precisando negociar alguns? Então, não deixe de entrar em contato com a Foxbit, plataforma digital que realiza a intermediação de compra e venda de Bitcoins com segurança e efetividade!