Olhe para o longo prazo no Bitcoin… Zoom Out!

jan 25, 2022 | Finanças

Entenda como “reduzir o zoom” pode te ajudar a tomar melhores decisões de longo prazo

Zoom out é uma expressão em inglês que significa algo como “reduzir o zoom” ou “diminuir o zoom”.

A importância do longo prazo

No mercado financeiro e também no mercado de criptomoedas, o longo prazo é muito utilizado para lembrar os investidores de aumentarem o período temporal do gráfico, olhando o movimento de preço de uma visão mais ampla.

Em momentos de queda no curto e médio prazo – onde os traders e investidores podem demonstrar sinais de pessimismo, ansiedade e desespero – é importante se apoiar em uma análise maior, para entender se sua posição é segura e com boas perspectivas de crescimento no longo prazo.

Claro que, algumas vezes, o investidor pode se deparar com uma clara tendência de baixa de preço no longo prazo, o que poderia indicar a necessidade de repensar suas estratégias e tomar algumas decisões.

Zoom Out! Como está o Bitcoin no longo prazo histórico?

Se olharmos o gráfico do Bitcoin no curto prazo (zoom in), ele não é muito animador.

tradingview.com | gráfico BTC/USD, heiken-ashi, velas de 1 dia. Data base do preço do ativo: 24.01.2022
Gráfico Bitcoin vs Dólar no curto prazo conforme explicado na sequência

Com uma queda acumulada de quase 50% nos últimos 75 dias, qualquer trader ou investidor poderia ficar desanimado, pessimista, ansioso ou desesperado, afinal quem comprou BTC por US$ 69.000 no topo, agora está com metade do valor em dólares em carteira e uma provável tendência de baixa no curto prazo já é visível.

Zoom Out! – Médio prazo

No entanto, se reduzimos o zoom e olhamos para uma janela temporal um pouco maior, focando no médio prazo, as coisas começam a ficar mais interessantes, e surge em nossa frente uma provável tendência de alta no médio prazo.

tradingview.com | gráfico BTC/USD, heiken-ashi, velas de 1 semana. Data base do preço do ativo: 24.01.2022
Gráfico Bitcoin vs Dólar no médio prazo conforme explicado na sequência

Nos últimos 1.141 dias – aproximadamente 3 anos – o Bitcoin apresentou uma valorização superior a 1.000% contra o dólar, significando que, o investidor que comprou no final de 2018 e começo de 2019, hoje possui mais de 10 vezes o valor em USD em carteira.

Zoom Out! – Longo prazo

Podemos ir ainda mais longe, diminuindo ainda mais o zoom, focando nossos olhos em novembro de 2011, pouco mais de dez anos atrás, onde uma clara tendência de alta surge desenhada na tela.

tradingview.com | gráfico BTC/USD, heiken-ashi, velas de 1 semana. Data base do preço do ativo: 24.01.2022
Gráfico Bitcoin vs Dólar no longo prazo conforme explicado na sequência

Em 3.714 dias (1 década), foram incríveis 1.812.492% de valorização.

Um aumento de quase 20.000 vezes em preço.

Tenha uma estratégia clara e bem definida de longo prazo

A noção de queda, alta, valorização ou desvalorização, está diretamente ligada à janela temporal que você escolheu analisar e investir.

Não existe problema algum em querer utilizar o médio, curto ou curtíssimo prazo para montar sua estratégia de investimento ou de trade. Existem muitos profissionais, bem sucedidos, que utilizam uma janela temporal mais baixa.

Mesmo para o trader de curto prazo, é importante diminuir o zoom e ter uma estratégia de longo prazo “na agulha”, pois muitas vezes podemos perder o timing do mercado e ver perdas em prazos menores.

O longo prazo está diretamente ligado aos fundamentos mais básicos do Bitcoin (ou de qualquer outro ativo) e aos seus princípios como:

  • Ideia inicial que motivou sua criação;
  • Qual era o objetivo do projeto;
  • Que problemas ele pretendia resolver;
  • Que demandas pretendia atender;
  • Como foi o processo de sua criação (ou descoberta);
  • Como foi sua apresentação ao mercado;
  • Como ele se comportou desde então;
  • Como tem sido a evolução de narrativas. 

A menos que estes fundamentos (e outros similares) não tenham mudado, podemos esperar que a tendência de longo prazo que vem sendo demonstrada, continue acontecendo.

Claro que sempre precisamos fazer uma análise crítica e racional para realmente garantir que os fundamentos continuam os mesmos (ou melhores), pois uma piora poderia causar uma mudança de tendência.

Caso você acredite que os fundamentos se mantenham positivos, da próxima vez que se deparar com um cenário ruim de curtíssimo, curto ou médio prazo… Zoom out!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.