Halving do Bitcoin começa em:

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Paper Wallet: Protegendo seus bitcoins contra roubos

set 15, 2016 | Segurança

O mundo das criptomoedas, do qual o bitcoin é a mais famosa, se assusta sempre que há uma notícia de que crackers invadiram corretoras e levaram os fundos dos clientes.
O método mais seguro de proteger seus bitcoins, é comumente conhecido como paper wallets: carteiras físicas que podem ser feitas offline.
A principal novidade da tecnologia é permitir que as pessoas tenham poder sobre o seu dinheiro. Isso inclui armazenar, tomar conta de suas reservas e não depender de um terceiro que pode não ser 100% confiável.
Nesse tutorial, usaremos a ferramenta bitaddress.org e faremos, literalmente, carteiras de papel, mas você também pode adquirir carteiras físicas como a Ledger ou a Trezor.
Nossa carteira usará o BIP38, um sistema de autenticação em dois passos do próprio software do Bitcoin.
Vamos aprender como fazer uma paper wallet segura baixando a página e gerando os endereços em um computador offline. Recomendamos que faça usando uma distribuição linux em um pendrive ou uma máquina virtual.

    • Baixe a versão offline aqui, extraia os arquivos do .zip e abra o arquivo bitaddress.org.html;
    • Gere aleatoriedade. Para fazer isso, mova o mouse e escreva algo na caixa de texto, até completar 100%.gerando-aleatoriedade-bitaddress
    • Clique em paper wallet e depois marque a caixa de Hide Art? (Não obrigatório, mas nesse exemplo fica melhor para visualizar). Em Addresses to generate, digite 1 para gerar apenas uma carteira. Lembrando que você pode gerar vários endereços ao mesmo tempo, se quiser.gerando-enderecos
    • Para fazer uma paper wallet com uma camada maior de segurança, marque a opção BIP38 Encrypt e escreva uma senha na caixa de texto ao lado de Passphrase. Por fim, clique em Generate.senha-bip38-paper-wallet
    • Pronto! Após alguns segundos o site gerará a carteira onde a chave privada estará criptografada com a senha escolhida.
      paper-wallet-gerada-bip38
  • Imprima a carteira usando o botão Print.


Explicando
os números da carteira que você acabou de gerar:

  1. O Bitcoin Address (1PHTxr1Y68hoqvyQjqToDHKageE7xepW6x) é o hash da chave pública, ou seja, o endereço que você usará para depositar seus bitcoins.
  2. A Encrypted Private Key (6PnRqkYAVJVdXELFEv9qbX8hVad11JYknzwHU4xctEEQSkr2XTXmCpbqqv) é a chave privada criptografada pela senha qwer1234poiu0987. Sem a senha, é impossível importar o endereço.


Dicas
:

  1. Imprima a chave gerada e guarde em um local seguro;
  2. Faça backup das chaves imprimindo-as mais de uma vez e guardando em local distinto;
  3. Anote sua senha! Esquecê-la significa perder o acesso aos bitcoins depositados;
  4. Use um computador totalmente offline com uma distribuição Linux em um pendrive para criar as paper wallets. Use a versão offline do site que se encontra no github ou baixe aqui.
  5. Quando você quiser utilizar os bitcoins da paper wallet, recomendamos que você utilize a Blockchain.info para movimentar seus bitcoins. O próximo artigo ensinará você a fazer isso. Fique ligado no blog.

Gostou do tutorial? Achou fácil de seguir os passos? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com outros bitcoiners 🙂

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.