Quem é Satoshi Nakamoto?

fev 22, 2022 | Bitcoin

Já se passaram mais de treze anos desde a publicação do Whitepaper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto. Até então, não se sabe ao certo se este é o pseudônimo de uma pessoa ou de um grupo. Ou seja, pode haver mais de um Satoshi Nakamoto por aí.

O Whitepaper do Bitcoin: Um sistema de moeda eletrônica peer-to-peer – publicado em 31 de outubro de 2008 – descreveu um protocolo ponto a ponto descentralizado e à prova de adulteração que poderia rastrear e verificar transações digitais, impedir gastos duplos e gerar um registro transparente para qualquer um inspecionar quase que em tempo real.

A grande verdade é que não se sabe ao certo quem foi Satoshi Nakamoto. Porém, ao longo dos anos foram levantadas algumas teorias…

Antes do Bitcoin

De acordo com a história do bitcoin publicada na BitcoinWiki, antes mesmo do lançamento da criptomoeda, já existiam algumas tecnologias acerca do dinheiro digital, começando pelos protocolos ecash baseados em emissor de David Chaum e Stefan Brands.

Adam Back desenvolveu o hashcash, um esquema de prova de trabalho (PoW) para controle de spam. As primeiras propostas para criptomoedas distribuídas baseadas na escassez digital foram o b-money, de Wei Dai, e o bit de ouro, de Nick Szabo. Hal Finney desenvolveu a prova de trabalho reutilizável (RPOW) usando hashcash como seu algoritmo de prova de trabalho.

No projeto de bit gold, que propôs um mecanismo colecionável baseado no mercado para controle da inflação, Nick Szabo também investigou alguns aspectos adicionais, incluindo um registro de ativos tolerantes a falhas bizantinas para armazenar e transferir as soluções encadeadas de prova de trabalho. À época, foi discutida a possibilidade de Satoshi Nakamoto ser um coletivo de computadores no setor financeiro europeu.

A colaboração de Hal Finney

Hal Finney é conhecido como um dos maiores apoiadores da criptomoeda Bitcoin em seus primórdios. Ele foi a primeira pessoa a executar o software Bitcoin depois de Satoshi Nakamoto. E foi o principal desenvolvedor durante o primeiro ano de vida da criptomoeda.

Em 12 de janeiro de 2009, recebeu 10 bitcoins de Satoshi Nakamoto, na primeira transação de bitcoin. Durante o primeiro ano de vida do Bitcoin, trocou muitos e-mails com Satoshi para corrigir erros no código.

Algumas de suas publicações acabaram se tornando fundamentais para o desenvolvimento do Bitcoin. Especificamente em 2004, publicou o RPOW, uma revisão do HashCash. Anteriormente, em 1993, publicou um estudo sobre ‘Detecting Double Spend’ e outro sobre ‘Digital Cash and Privacy’. Até à chegada do Bitcoin, colaborou em várias listas de e-mails sobre criptografia e é um dos fundadores do movimento Cypherpunk.

Como o Bitcoin começou?

  • 18 de agosto de 2008: o nome de domínio bitcoin.org é registrado. Hoje, pelo menos, esse domínio é “Who is Guard Protected”, significando que a identidade da pessoa que o registrou não é informação pública;
  • 31 de outubro de 2008: utilizando o nome Satoshi Nakamoto, é feito um anúncio na lista de discussão da Cryptography no metzdowd.com: “Estou trabalhando em um novo sistema de caixa eletrônico que é totalmente ponto a ponto, sem necessidade de confiança em terceiros. O documento está disponível em  https://bitcoin.org/bitcoin.pdf. Este link leva ao, agora famoso, Whitepaper publicado no bitcoin.org, intitulado “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”. Este documento se tornaria a Magna Carta sobre como o Bitcoin opera atualmente;
  • 3 de janeiro de 2009: o primeiro bloco de Bitcoin é extraído, O Bloco 0, também conhecido como “bloco de gênese”, contém o texto: “Chanceler do The Times 03/Jan/2009 à beira do segundo resgate aos bancos”, talvez como prova de que o bloco foi extraído nessa data e talvez também como comentário político relevante;
  • 8 de janeiro de 2009: A primeira versão do software Bitcoin é anunciada na lista de discussão da Cryptography;
  • 9 de janeiro de 2009: O bloco 1 é extraído e a mineração de Bitcoin começa para valer.
  • 7 de outubro de 2014: a Fundação Bitcoin divulgou um plano para inscrever o bitcoin no padrão internacional de moedas ISO 4217 e mencionou o BTC e XBT como os candidatos principais.

Estatísticas desde o bloco gênese

Segundo a BitcoinWiki, o bloco gênese é o primeiro bloco de uma cadeia de blocos. As versões modernas do Bitcoin o enumeram como bloco 0, embora as versões muito antigas o contassem como bloco 1. O bloco gênesis é quase sempre codificado no software dos aplicativos que utilizam sua cadeia de blocos. É um caso especial, pois não faz referência a um bloco anterior e, para o Bitcoin e quase todos os seus derivados, produz um subsídio não passível de pagamento.

O primeiro preço de negociação registrado do Bitcoin foi anotado em 17 de março de 2010 – na agora extinta plataforma de negociação bitcoinmarket.com, no valor de USD $ 0,003.

Os três “suspeitos” a Satoshi Nakamoto

Aqui estão as três pessoas especuladas a serem Satoshi Nakamoto.

Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto foi especulado como Satoshi Nakamoto pela revista americana Newsweek em um artigo de 3 de junho de 2014. Há época, o artigo gerou movimento em toda comunidade criptográfica, todos se perguntavam: “É Dorian Nakamoto ou Satoshi Nakamoto?”

quem é satoshi nakamoto

De acordo com a revista, a identificação decorreu devido às várias semelhanças encontradas.

Por exemplo: a conexão japonesa, a inclinação libertária, a formação de Dorian em física. Seria isso o suficiente para provar que ambos eram a mesma pessoa? Entretanto, Dorian se afastou da mídia da forma que pode. Até mesmo utilizando ajuda de força policial, e negou desde então a sua relação com a confecção do protocolo Bitcoin e Satoshi Nakamoto..

Craig Wright

Ao contrário dos outros dois suspeitos, Craig Stevenson Wright, um cientista da computação australiano, ofereceu em maio de 2016 o que ele diz ser uma prova de que ele é Satoshi Nakamoto em carne e osso.

quem é satoshi nakamoto

Wright já havia sido alvo de especulações no passado. Um hacker já havia enviado a dois grandes portais de tecnologia internacionais, documentos que alegavam provar que o australiano era o Satoshi Nakamoto.

Entretanto, depois de tanto alvoroço, Wright falhou em provar sua alegação de possuir prova técnica da soberania sobre uma chave privada usada na primeira transação de bitcoin, no nono “bloco”.

Aqui fica a dúvida: estaria Wright utilizando o nome de Satoshi Nakamoto para atrair a atenção dos meios de comunicação e, assim, aumentar o seu destaque na comunidade blockchain internacional?

Nick Szabo

Por último, e talvez aquele o qual as evidências são as mais fortes em ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto, falamos de Nick Szabo, um especialista em informática, um criptógrafo talentoso e jurista em direito.

quem é satoshi nakamoto

O escritor financeiro Dominic Frisby, conduziu uma investigação forense a qual envolveu a busca de aproximadamente 80.000 palavras publicadas em diversos locais online por Nakamoto, Frisby chama a atenção para as semelhanças no estilo de escrita entre Nakamoto e Szabo.

O estudo descobriu que Szabo foi de longe a correspondência mais próxima, com “muitos traços linguísticos distintos aparecendo no jornal bitcoin, nos blogs e em outros documentos escritos por Szabo”. As semelhanças incluíam o uso de frases específicas como “terceiros confiáveis” e “para nossos propósitos”, além de semelhanças em relação ao uso de vírgulas e hifenização.

No entanto, Szabo negou ser Nakamoto. Em um e-mail de julho de 2014 para Frisby, ele disse: “Obrigado por me avisar. Receio que você tenha entendido errado me doando como Satoshi, mas estou acostumado”. Nathaniel Popper escreveu no New York Times que “a evidência mais convincente apontava para um americano recluso de ascendência húngara chamado Nick Szabo”.

O bilionário e CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, também acredita que Nick Szabo seja Satoshi Nakamoto, ao afirmar durante um podcast que “Ele diz não ser Nakamoto… mas parece ser o mais responsável pelas ideias por trás do bitcoin do que qualquer outra pessoa”.

Estátua de Satoshi Nakamoto

Em setembro de 2021 foi revelada uma estátua representando Satoshi Nakamoto, em Budapeste, Hungria.

quem é satoshi nakamoto

Um dos artistas, Andras Gyorfi, afirmou que a parte mais importante da estátua é seu rosto, feito de um composto de alumínio de bronze que é reflexivo, o que faz com que qualquer pessoa que se aproxime da estátua e olhe para seu rosto, veja sua própria face. “Todos somos Satoshi”, disse.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.