Com o aumento diário sobre informações de negociações de criptomoedas, é gerada curiosidade nas pessoas e com isso as dúvidas e inseguranças começam a surgir. Onde devo investir, o que devo investir, o que são criptomoedas, são de renda fixa ou variável, qual a relação delas com o mercado tradicional de ações?
Para definir o melhor tipo de investimento, é preciso entender a relação de risco e retorno de cada um.
Em poucas palavras, o risco é a chance do retorno não acontecer de acordo com o planejado. O investidor, dessa forma, antes de aplicar seu dinheiro, deve se perguntar se o possível retorno compensa o risco dele ao investir.
Vamos abordar o tema como se você fosse um investidor tradicional e tivesse conhecendo agora o bitcoin e outras criptomoedas.
Para esclarecer, vamos começar falando as diferenças e semelhanças entre a bolsa de valores e o bitcoin.
Horário de funcionamento – Abertura e Fechamento.
Na bolsa de valores, diferente do criptomercado, há um horário previsto para abertura e encerramento de negociações.
- Mercado à vista: Ações, abertura às 10h e encerramento às 17h;
- Mercado futuro: Dólar, abertura às 9h encerramento às 18h;
- Já no mercado de criptomoedas não para nunca, é incrível! Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Pois é controlado pela rede blockchain e a rede nunca para.
- Investimento mínimo ;
Uma outra diferença é o valor mínimo para começar a participar do investimento.
Para entrar no mercado de ações tradicional, o investimento mínimo inicial é mais alto, pois, geralmente, as ações são negociadas por cotas.
Tem determinadas ações de uma empresa pode até custar R$ 25, mas ela é negociada dentro de um lote de 100, o que exige um investimento de, no mínimo, R$ 2.500, por exemplo.
O que não é o caso do mercado de criptomoedas, por exemplo com o bitcoin. É possível começar a investir com um valor menor. Isso porque quando você for comprar bitcoin, você não precisa necessariamente comprar 1 bitcoin inteiro. Por ser uma moeda digital, ela é fracionada, ou seja, pode ser comprado apenas uma fração dela.
Vamos supor que você dispõe de 100 reais para começar a operar no mercado cripto e quer comprar esse valor em bitcoin, isso é possível, 100 reais na cotação do momento (03/09/2019) seria equivalente a 0,0022500 satoshis.
Globalização
No mundo das moedas digitais, não há diferenças entre moedas por exemplo brasileiras ou japonesas. Você pode investir em todos os países de uma maneira democraticamente, por meio de uma só plataforma, chamada de exchange.
Enviando dinheiro para sua exchange brasileira, você consegue comprar bitcoins, enviar esses bitcoins para uma exchange internacional e pronto. Compre a moeda que bem entender. Sem fronteiras, sem limites.
Descentralização e Desregulamentação
É livre e descentralizado, ou seja, o bitcoin não tem nenhum órgão regulamentador como Bovespa ou o Bacen, e isso é sinônimo de falta de ordem?
Não, na verdade, quem comanda a rede blockchain são os próprios usuários.
A lei da oferta e demanda é aplicada pelos usuários, que é quem dita a regra. É o liberalismo aplicado.
Por meio do blockchain, a segurança das transações é garantida. Não sequer um registro de quebra no protocolo do blockchain.
No caso, o próprio blockchain cumpre o papel que o Estado deveria, nas transações tradicionais, que é garantir a segurança e fiel cumprimento.
Oscilação de preços
Muito se fala sobre a oscilação de preços de criptomoedas, como o bitcoin, porém, o mercado de ações também é volátil. Por isso o importante é entender como esses dois mercados funcionam e quais os fatores que influenciam essas oscilações.
Também recomendamos que ao operar, comece com um valor mais abaixo, para você ver como funciona e aprender ler os gráficos e identificar as tendências.
Ferramentas de análise
O modo de leitura dos gráficos de mercado de ações e de criptomoedas são parecidos. Através de leitura de tendências feitas em uma análise técnica.
Outra similaridade é que enquanto no mercado financeiro tradicional você pode comprar ações de varejos, frigoríficos, petróleo e bancos. No mercado cripto você também encontra diversidade.
Você encontra diferentes moedas digitais com propósitos diferentes. Entre elas, algumas querem ser de pagamento, outras com o intuito de desenvolvimento da internet, entre outras.
Enquanto uns preferem bolsa de valores outros mercado de criptomoedas, o importante é estudar sobre eles e entender como funciona, como o rendimento é gerado e qual maneira isso irá te beneficiar. Não prejudicando sua saúde financeira.
No primeiro semestre de 2019 todo mundo voltou a atenção para a Bovespa, que estava batendo os 100 mil pontos, porém, olhando do ponto de vista de valorização, ela só subiu 17%, em relação ao bitcoin que aumentou 226%. Uma grande valorização né?