Os investimentos são a melhor forma de fazer seu dinheiro render. Pensando nisso, muitas pessoas vão atrás de bancos, procurando as melhores ações para aplicar suas economias.

Vale dizer que essas instituições de fato trazem negócios favoráveis, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as diferentes Letras de Crédito (LCIs e LCAs). Entretanto, é importante saber que há outras boas opções fora do eixo das instituições bancárias para investir seu dinheiro.

Muitas vezes, essas ações passam a ser mais vantajosas que os próprios bancos, uma vez que não há interesses corporativos vinculados aos seus rendimentos. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post para saber como investir sem bancos!

Procure por corretoras

O mercado das corretoras financeiras vem crescendo muito ultimamente. E isso traz novas oportunidades aos investidores.

Ao contrário dos bancos, onde quem gere o dinheiro é o gerente da agência, nas corretoras há profissionais especializados na área. As corretoras fazem a ponte para diferentes tipos de ações — entre elas, os títulos públicos e a bolsa de valores — além de até mesmo alguns títulos privados.

A grande vantagem de se investir em corretoras é que elas oferecem menores taxas de administração e de remuneração, e contam com um sistema de auxílio mais completo para seus clientes, como o home-booker.

Contrate bons consultores de investimentos

Ao investir sem bancos e contratar um consultor de investimentos particular, o investidor terá à sua disposição um profissional com experiência na área e que não tem interesses externos para resguardar. Dessa forma, há a certeza de que ele procura apenas o melhor para a carteira financeira do seu cliente — e, como consequência, seu lucro.

Um bom consultor de investimentos pode ajudar na elaboração do seu perfil de investidor, encontrando as melhores aplicações de acordo com as suas expectativas. Além disso, ele pode traçar estratégias mais precisas e auxiliá-lo na escolha dos melhores ativos.

Ao contratar um consultor, é importante ficar atento às taxas cobradas para essa consultoria. E vale a pena investigar, entre os diversos profissionais, aqueles de maior confiança e que tenham o melhor histórico no mercado.

Invista em bitcoins

Os bitcoins são as chamadas moedas digitais. Elas vêm ganhando mais força a cada ano. O maior diferencial entre o uso dessa moeda e o das moedas tradicionais é que os bitcoins são produzidos de forma independente — isto é, seu valor não é vinculado aos interesses governamentais ou de Bancos Centrais.

Dessa maneira, pessoas que buscam a independência financeira cada vez mais se voltam para esse tipo de investimento. Hoje, já é possível investir em diversas áreas usando a moeda digital. As chamadas carteiras digitais são responsáveis por guardar os bitcoins de quem já foi astuto o bastante para investir nessa nova solução.

Como a produção de bitcoins é limitada e em determinado momento vai cessar, a tendência de mercado é que seu valor aumente, e que os negócios com a moeda digital sejam feitos apenas por quem já a havia comprado previamente. Assim, seu valor de investimento vai crescer, bem como a sua rentabilidade.

Apesar de serem ótimos expedientes para começar a investir, os bancos não são a única aposta para aplicar seu capital. Existem opções no mercado fora das instituições bancárias e que, muitas vezes, se mostram mais vantajosas para o investidor do que os agentes dos bancos poderiam lhe apontar. É necessário fazer uma pesquisa para descobrir qual negócio mais combina com a sua realidade, e como investir nele de maneira efetiva.

Já entendeu como investir sem bancos? Quer saber mais sobre bitcoins e como ter investimentos mais prósperos? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhum texto sobre o assunto!