Revolução financeira: como as criptomoedas impactaram a economia?

fev 18, 2020 | Finanças

Uma nova história se iniciou com a criação do bitcoin em 2009, surgindo assim um novo tipo de economia: criptomoedas, que chegaram trazendo tecnologia inovadora e revolucionária. Essas criptos tem como objetivo substituir o dinheiro tradicional, agilizar as transações em geral e inovar no modo com que o sistema financeiro trabalha de maneira complexa e com altas taxas.

Um dos maiores motivos que tornam os criptoativos revolucionários é que são descentralizados, ou seja, funcionam de maneira independente, sem intermédio de instituições e com o horário de funcionamento em tempo integral, 24 horas por dia 7 dias por semana, além de não ter barreiras entre pessoa física ou jurídica, nem entre países ou algo do tipo.

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são um meio de troca que se utilizam da tecnologia blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda, esse processo é chamado de mineração.  

Em outras palavras, nada mais são do que unidades monetárias virtuais (moedas digitais) que têm sido utilizadas em mercados específicos como troca de bens e serviços,  principalmente em ambientes virtuais.

Com a aceitação do mercado aumentando, elas estão saindo apenas do âmbito virtual para um mundo onde o dinheiro fiduciário domina, por exemplo, estabelecimentos como lojas físicas e compras de passagem para viagens.

Quais as vantagens de utilizar as criptomoedas?
  • Transferências bancárias rápidas e econômicas;
  • Remessas mais fáceis e frequentes;
  • Finanças mais seguras para usuários de baixa renda;
  • Maior poder e potencial para aplicativos de e-commerce;
  • Estabilidade em tempos incertos;
  • Dando poder de volta para as pessoas.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.