Saiba como diversificar a sua carteira e reduzir os riscos de investimento

dez 8, 2022 | Educação Financeira, Finanças

Saiba como diversificar a sua carteira e reduzir os riscos de investimento

Entenda como você pode conseguir uma boa gestão de risco ao optar pela diversificação de sua carteira de investimentos e como isso pode te ajudar a ter melhores resultados financeiros.

O risco existe e ele é bom

O risco é inerente ao ato de investir. Todo investimento, inevitavelmente, envolve risco. Do contrário não haveria um retorno, pois a conclusão já seria conhecida e todos agiriam da mesma forma. O risco é algo bom por esse motivo.

Investidores assumem riscos o tempo todo. Alguns assumem mais riscos que outros, esperando um retorno maior. Isso vai depender muito do perfil de investidor de cada um.

Mas o fato de que o risco seja algo positivo, pois é o que permite que investimentos possam existir, não significa que reduzir os riscos de seu investimento seja algo ruim. Pelo contrário, é muito interessante tentar diminuir os riscos ao máximo, encontrando a melhor relação de risco-benefício nas suas atividades financeiras.

Uma das estratégias de redução de risco muito aplicada e recomendada por investidores mais experientes é a de diversificação de carteira. Neste artigo vamos te explicar porque diversificar sua carteira é importante e fornecer alguns insights e sugestões de como você pode fazer isso através da Foxbit!

A importância de diversificar sua carteira

Como o risco sempre existe, é importante entender que sempre existe a possibilidade (mesmo que ela seja baixa) de qualquer investimento ir a zero. É essa possibilidade de perder tudo, que assume o extremo mais pessimista de qualquer investimento. Enquanto que o extremo mais otimista seria o melhor retorno possível dentro daquela categoria de ativos.

Normalmente os investimentos acabam flutuando em algo intermediário entre os dois extremos, podendo apresentar resultados positivos ou negativos neste ínterim.

Ao optar por uma estratégia de diversificação de carteira, o que o investidor faz é buscar um equilíbrio ainda maior entre os extremos. Quando o investidor distribui seu capital em uma cesta de ativo bem planejada, os extremos ficam ainda mais distantes.

REFAZER INFOGRÁFICO COM A IDENTIDADE VISUAL DA FOXBIT!

Tanto a opção do zero absoluto, em toda a carteira, quanto a opção do máximo rendimento possível, em toda a carteira, ficam menos prováveis – aumentando as chances de que o resultado fique em algo no meio destes dois. A diversificação diminui o risco e, consequentemente, pode diminuir também a expectativa de altos rendimentos.

Pense, por exemplo, que você investe em uma empresa local de fabricação de embalagens de plástico. Ao fazer o investimento, você calcula os prós e contras e cria uma expectativa de receber uma porcentagem de lucro de X% anual sobre o total investido. Que seria o ponto de equilíbrio do investimento.

Quando analisamos os extremos, precisamos considerar a chance, mesmo que remota, de que toda a fábrica seja envolvida por um incêndio, por exemplo, e que tudo seja perdido. Ou que o governo local passe uma lei que proíba a fabricação do plástico, por ser algo nocivo ao meio-ambiente e ao ecossistema marítimo. Neste caso, o investimento corre o risco de ir a zero.

Fonte: Unsplash

Ao mesmo tempo, existe uma possibilidade, mesmo que remota, de que a demanda por plástico aumente muito na região, com a chegada de outros negócios que utilizam seu produto em alto volume. Ou que um grande investidor de fora veja potencial no negócio e faça uma oferta irrecusável, muito acima do preço de mercado.

Caso todo o capital do investidor esteja na empresa de plástico, ele sempre precisará lidar com a possibilidade de perder tudo ou multiplicar tudo imensamente.

Agora vamos dizer que, além deste negócio, o investidor destina metade de seu capital para o agronegócio. Então mesmo em um cenário em que a fábrica de plástico vá a zero, por conta de uma legislação que proíba o uso de plástico no país, o investidor perde apenas metade de seu capital, enquanto a outra metade é protegida pelo agronegócio que está crescendo, impulsionado, por exemplo, pelas mesmas legislações.

Com a diversificação, o investidor diminui seu risco de perder tudo de um lado, enquanto também diminui sua rentabilidade total de outro lado, já que se o seu capital estivesse apenas no agronegócio, ele teria sido multiplicado por completo, ao invés de perder metade.

Quanto maior a diversificação, melhor distribuído fica o risco e mais distantes ficam os dois extremos – tanto positivo, quanto negativo.

Diversificação no mercado de criptomoedas

A diversificação também é possível no mercado de criptomoedas, mas é importante ressaltar que a diversificação de carteira mais eficaz é aquela que envolve o investimento em ativos que não estão diretamente correlacionados.

Por se tratar de um mercado novo, o mercado cripto ainda é muito inter relacionado, liderado principalmente pelo Bitcoin. O que isso quer dizer?

Se o BTC cai, a maioria dos criptoativos também caem. E se o bitcoin sobe, a maioria dos criptoativos também sobem. Por mais que exista uma variação da porcentagem que cada um deles sobe ou desce, a correlação prejudica a diversificação.

Não que seja inútil. Montar uma carteira cripto diversificada e apoiada por boas teses de investimento podem fazer com que o investidor aproveite particularidades de cada projeto, com suas vantagens e desvantagens. Então montar uma carteira que tenha soluções de web3, soluções de pagamento, soluções de privacidade, soluções de jogos e colecionáveis, pode ajudar a diminuir o altíssimo risco que é inerente deste mercado.

Para uma diversificação ainda mais eficiente, pode ser importante que o investidor considere também a aplicação em ativos ainda menos correlacionados.

Hoje, por exemplo, é possível diversificar a carteira e investir em outros mercados e outras indústrias através da tokenização.

Na Foxbit, o investidor pode comprar o Foxbit Music Token, investindo na indústria de música, que se move de forma diferente ao mercado cripto geral. Pode também comprar tokens de precatórios, investindo de forma indireta na renda fixa; ou tokens de commodities como é o caso da Coffee Coin, investindo no agronegócio.

Ao diversificar seu patrimônio, ele fica mais protegido.

A diversificação precisa ser feita de forma inteligente e a regra de ouro dos investimentos ainda continua valendo: “invista apenas no que você conhece”.

Nosso trabalho na Foxbit é oferecer boas opções de ativos para que você possa compor sua carteira de forma diversificada, melhorando seus resultados gerais no longo prazo, para que você fique cada vez mais perto de cumprir seus objetivos financeiros.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.