Transferências bancárias: Saiba tudo sobre elas! Finanças

Transferências bancárias: Saiba tudo sobre elas!

Existem vários tipos de transferências bancárias, venha conhecer cada uma delas, e qual é melhor para você!

Uma transferência bancária é uma das diversas maneiras de pagar por produtos, recursos ou serviços. Com a evolução digital, as transferências se tornam cada vez mais comuns no nosso dia a dia e surgiram vários tipos de transferências, porém, não são todas as pessoas que sabem como elas funcionam e quantos tipos existem. 

Quais os tipos de transferências bancárias? 

Segundo o Banco Central, existem três formas de transferências feitas por instituições bancárias, são elas: TED, DOC e Booktransfer.

TED

A Transferência Eletrônica Disponível, é uma opção que o banco disponibiliza para fazer envios de valores de forma eletrônica de maneira ágil, cobrando taxas. Geralmente disponível no seu internet banking. Conseguindo, dessa forma, transferir valores entre você e outras pessoas, ou até na sua própria conta.

Não há um limite estipulado de um valor para o envio de TED, geralmente as transações são feitas em até 90 minutos e podem ser usadas para transferências entre contas de bancos diferentes, porém o tempo de liquidação (pagamento) da TED pode não ser o mesmo entre as instituições bancárias envolvidas. 

O que é importante se atentar, é que a transferência TED só funciona das 6:30h às 17:00h. Além disso, as transferências efetuadas em feriados e finais de semana, fora do horário de funcionamento bancário são creditadas no próximo dia útil.

 DOC

Documento de Ordem de Crédito

Já esse tipo de transação tem um limite na quantia máxima de transferência, que é o valor de R$ 4.999,99 para uma conta em um banco diferente do seu, para valores acima de R$ 5.000 é necessário fazer uma TED. 

Na transferência DOC, o dinheiro não cai no mesmo dia com a TED, ela só se completa em 1 dia útil após o ato da operação de transferência. E tem vezes que demora até 2 dias úteis. Como sempre falamos em nossas publicações do blog, caso você tenha uma certa urgência, o mais interessante é fazer uma TED.  

Qual a diferença entre transferências TED e DOC ?
O que é Booktransfer?

Booktransfer é o nome conhecido para transferências entre contas da mesma instituição. Nesse caso, cada banco cria suas próprias regras, horários e taxas para as respectivas transferências, desde que sigam a resolução 3.694 do Banco Central. Geralmente essas transações são gratuitas e instantâneas, e assim como as outras funcionam no horário de expediente bancário.

Quais as alternativas? 

Os sistemas de pagamento tradicionais são complexos e exigem confiança em poucas instituições com o horário é limitado, o que deixa as transações bancárias mais lentas e com um valor mais elevado. 

Entretanto, em meio a esses percalços, existem alternativas mais rápidas e também de confiança, como é o caso do Saque e Depósito Express da Foxbit.

Essa modalidade de Saque Express desenvolvida pela Foxbit, envia sua ordem de saque imediatamente para o sistema de pagamentos brasileiro, que reconhece em até 30 minutos a transação, dependendo unicamente do banco que recebe creditar o valor. Ou seja, o sistema da Foxbit faz sua parte de enviar rapidamente, o que pode acontecer é a demora de mais de 30 minutos para creditar a transação pela parte instituição bancária receptora. 

Existe também essa modalidade em depósito, o chamado Depósito Express, ele permite que a identificação de qualquer transferência para o Neon, seja via TED ou booktransfer, em até 30 minutos. Claro que tudo isso dependendo do horário da instituição bancária. 

O portal de notícias, Cointimes, testou a ferramenta de Depósito Express e em menos de 2 minutos o saldo já estava creditado na conta.

Uma outra opção bem válida também é o uso de criptoativos em blockchain. Como uma alternativa aos problemas bancários. 

A empresa Ripple Labs vem trabalhando a alguns anos para conseguir com que transações bancárias sejam mais rápidas e baratas. com o uso do token XRP (Ripple), transações instantâneas e baratas, de forma não burocrática são possíveis. 

O bitcoin foi pioneiro nesse movimento de simplificar a vida das pessoas, sem intermediários, ele age de forma completamente livre 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de um Banco Central ou qualquer outra instituição regulamentadora. 

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA