ACOMPANHE O MERCADO
Gráfico do Bitcoin e Criptomoedas
Preços BRL | Quantidade () |
---|
Preços | Quantidade () |
---|
Calculadora Cripto
Cosmos (ATOM)
O que é Cosmos (ATOM) ?
ATOM é a criptomoeda nativa da blockchain Cosmos. A rede se define como: “A Internet das Blockchains”, que funciona através do IBC, um protocolo que cria uma espécie de interblockchain para comunicação entre redes descentralizadas independentes.
A rede permite a troca de ativos de diferentes blockchains através de uma bolsa descentralizada “com taxas muito baixas e confirmação de transação instantânea”, segundo o site oficial do projeto. As transações na rede demoram em média 7 segundos para serem confirmadas.
Para que serve a ATOM?
Por operar com o algoritmo de consenso Proof of Stakes (PoS), a ATOM é o token utilizado para staking de validação de transações. Porém, ela ainda possui a função de token de governança. Isso quer dizer que os validadores e detentores dessa criptomoeda podem participar de votações de aprovação ou rejeição a possíveis atualizações e modificações sugeridas à rede.
Quais as vantagens da ATOM?
A rede Ethereum está atualmente com uma taxa média de US$15 para uma transação rápida, o que pode inviabilizar e reduzir as operações na rede. Nesse sentido, as soluções da Cosmos Hub que promovem escalabilidade e descongestionamento podem ser muito bem vistas, especialmente em momentos na qual as redes se encontram em capacidade máxima.
Por meio da Cosmos SDK, os desenvolvedores podem programar ainda aplicativos descentralizados para funcionar na rede. Até o momento, mais de 200 aplicações e serviços estão sendo executados na Cosmos Hub.
Diferencial Foxbit para ATOM
O desenvolvimento da rede Cosmos Hub está ativo, e diversas funcionalidades devem ser adicionadas ao protocolo ao decorrer do tempo, como Wrapped Bitcoin (wBTC) e Wrapped Ethereum (wETH), pools de liquidez, única conta para gerenciar ativos de diferentes blockchains, troca de NFTs e possíveis otimizações.
Por outro lado, há grandes concorrentes, como a Chainlink (LINK), neste cenário de integração de diferentes blockchains. As redes mais famosas, como o próprio Ethereum e Bitcoin também estão apostando nas soluções de layer 2 para escalar suas operações, aumentando sua velocidade e reduzindo custos de transações.