ACOMPANHE O MERCADO
Gráfico do Bitcoin e Criptomoedas
Preços BRL | Quantidade () |
---|
Preços | Quantidade () |
---|
Calculadora Cripto
Celestia (TIA)
Entrando de cabeça em uma nova era das blockchains, a Celestia (TIA) representa uma inovação da tecnologia, com a chamada rede modular. Esta nova abordagem pode ser a carta na manga para resolver o “trilema da blockchain” e trazer ainda mais eficiência e segurança aos protocolos atuais.
O que é Celestia (TIA)?
Celestia é uma plataforma blockchain. Porém, ela não é nada comum. Afinal, ela se apresenta como uma rede modular, considerada uma espécie de evolução dos protocolos monolíticos que conhecemos, como Bitcoin e Ethereum 1.0.
Com a promessa de ser muito mais eficiente e segura que as redes atuais, a Celestia conta com o suporte do token nativo TIA. Esta moeda é o que faz todo o ecossistema funcionar, pagando taxas de transações, staking e governança do protocolo.
Como funciona a Celestia?
O grande diferencial da Celestia é sua arquitetura modular. Ela é responsável por separar as camadas de liquidez, consenso e execução. Isso permite que diferentes blockchains possam rodar suas aplicações a partir da infraestrutura da Celestia, cada uma com seu próprio conjunto de regras e governança, mas compartilhando a mesma camada de segurança e consenso.
Essa abordagem é um marco da tecnologia, pois tende a oferecer uma flexibilidade nunca antes vista, permitindo uma personalização e eficiência maiores para projetos baseados em blockchain, em comparação às redes monolíticas, como Bitcoin e Ethereum.
Vantagens da Celestia
Com um aspecto tecnológico tão atrativo, a Celestia não se resume a isso e promove diversas vantagens competitivas no mercado de criptomoedas. Entre elas:
Flexibilidade: Sua capacidade de criar e conectar redes personalizadas a partir da própria Celestia abre portas para o desenvolvimento de inúmeras soluções, inclusive corporativas.
Segurança: Com sua infraestrutura compartilhada, a Celestia possui um alto nível de segurança para blockchain própria e também para outras redes que sejam construídas a partir dela.
Potencial: Essa inovação tecnológica está se tornando atraente para diversas empresas, desenvolvedores e inovadores, podendo aumentar e muito a adoção da plataforma e do token TIA.
Governança: Descentralizado, o protocolo ainda permite que os detentores de TIA participem na votação de novos projetos, atualizações e modificações estruturais da blockchain.
Conclusão
Estamos vendo nascer uma nova era de blockchains modulares, com a Celestia possivelmente puxando a fila como uma das redes de maior referência neste setor. A possibilidade de uma inovação deste tamanho é capaz de criar diversas soluções e atrair empresas de peso.
Por isso, o token TIA está sendo discutido como um ativo de grande potencial no mercado de criptomoedas, caso o projeto consiga se consolidar no futuro.