O que são smart contracts e como eles funcionam?

mar 28, 2022 | Ethereum

O que é um smart contract?

Smart contracts (na tradução literal, “contratos inteligentes”) são acordos essencialmente automatizados entre o criador do contrato e o destinatário. Escrito em código, este acordo é incorporado à blockchain, tornando-o imutável e irreversível. 

Geralmente são usados ​​para automatizar a execução de um acordo para que todas as partes possam ter certeza da conclusão imediatamente, sem a necessidade de intermediários. Eles também podem servir para automatizar fluxos de trabalho, desde que todas as partes envolvidas estejam em comum acordo.

Então, o que em resumo, o que é um smart contract? Um contrato assinado que estabelece uma conexão contratual entre duas ou mais partes é então denominado “contrato executado”. Cada parte se compromete a cumprir os deveres legais acordados no smart contract por escrito assim que o contrato for devidamente assinado. 

Os smart contracts ganharam popularidade na segunda blockchain lucrativa do mundo, a do Ethereum (ETH), e levaram à criação de uma enorme variedade de aplicativos descentralizados (DApps), criados a partir da rede e exportados para outras finalidades.

Um dos principais benefícios das redes blockchain é a automação de tarefas que tradicionalmente exigem um intermediário terceirizado. Por exemplo, em vez de precisar que um banco aprove uma transferência de fundos de cliente para um freelancer, o processo pode acontecer automaticamente, graças a um smart contract. Tudo o que é necessário é que duas partes entrem em comum acordo.

Outro exemplo poderia ser um grupo regulador e os cidadãos que ele representa debatendo uma lei. Se essas duas partes chegarem a um acordo em um sistema baseado em blockchain, a lei será posta em prática por meio de um contrato executado. Talvez os usuários possam ler sobre a nova lei por meio de um DApp legal ou interagir com ela de outra maneira baseada em blockchain.

Este artigo informará os leitores sobre a história dos contratos inteligentes, como os contratos inteligentes funcionam e por que os smart contracts são importantes.

Como funcionam os smart contracts?

Pense nos contratos inteligentes como declarações digitais entre duas (ou mais) partes que geram um efeito de causalidade. Se as necessidades de um grupo forem atendidas, o acordo pode ser honrado e o contrato é considerado concretizado.

Vamos supor que um mercado solicite a um fazendeiro 100 sacas de café. O primeiro bloqueará os fundos em um smart contract que poderá ser aprovado quando o último for entregue. Quando o agricultor cumprir sua obrigação, os recursos serão liberados imediatamente (ou seja, após o cumprimento de um contrato legal). No entanto, se o agricultor se atrasar e perder o prazo, o contrato inteligente é automaticamente cancelado e os fundos são revertidos para o cliente.

É evidente que o caso acima é apenas uma hipótese para melhor esclarecer o que são smart contracts com uma situação contratual tradicional. Contratos inteligentes podem ser programados para funcionar para as massas, substituindo mandatos governamentais e sistemas de varejo, entre outros benefícios. Além disso, os contratos inteligentes potencialmente removeriam a necessidade de levar certos casos aos tribunais, economizando tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas, incluindo os cofres públicos..

Essa segurança se deve em grande parte ao código de contrato inteligente subjacente. No Ethereum, por exemplo, os contratos são escritos em sua linguagem de programação Solidity. Isso significa que as regras e limitações dos smart contracts são incorporadas ao código da rede e nenhum mau ator pode manipular essas regras. Idealmente, essas limitações atenuariam fraudes ou alterações de contrato ocultas. Os contratos inteligentes de criptografia só podem ser implementados se todos os participantes concordarem e assinarem. Uma vez feito isso, se torna imutável.

Em termos mais técnicos, a ideia de um smart contract pode ser dividida em algumas etapas: 

  1. Primeiro, um contrato inteligente precisa de um acordo entre duas ou mais partes. Uma vez estabelecido, os dois podem concordar com as condições em que o smart contract será considerado completo. A decisão seria escrita no contrato inteligente, que é então criptografado e armazenado na rede blockchain;
  1. Quando o contrato é concluído, a transação é registrada na blockchain. Em seguida, todos os nodes irão atualizar sua cópia do blockchain com essa transação, atualizando o “novo estado” da rede;

Agora, você pode estar se perguntando se o Bitcoin (BTC) e outras redes podem utilizar contratos inteligentes. Até certo ponto, sim. Cada transação BTC é tecnicamente uma versão simplificada de um contrato inteligente, e soluções de camada dois, como a rede Lightning, foram desenvolvidas para expandir a funcionalidade da rede. Dito isso, o uso de smart contracts pela Ethereum é um caso especial.

Ao contrário da maioria das redes blockchain que são descritas como um livro-razão distribuído, o Ethereum é considerado uma máquina de estado distribuído, contendo o que é conhecido como Ethereum Virtual Machine (EVM). Esse estado de máquina, do qual todos os nodes Ethereum concordam em manter uma cópia, armazena o código do contrato inteligente e as regras pelas quais esses contratos devem obedecer. Como cada node tem as regras incorporadas via código, todos os contratos inteligentes da rede Ethereum têm as mesmas limitações.

Além do acima, mais de 200 contratos inteligentes foram listados no explorador de blockchain Cardano (ADA) em setembro de 2021. Os contratos inteligentes ADA são implementados usando linguagens de programação chamadas Marlowe, Plutus e Glow.

Também é importante observar que smart contracts são diferentes dos contratos escritos de várias maneiras, conforme descrito abaixo:

Contrato escritoSmart contract
Linguagem/CódigoLinguagem humanaCódigo computadorizado
AutomaçãoTodas as partes envolvidas no acordoApenas as transações são automatizadas
GravaçãoCondições podem ser descritas no papel pelas partes envolvidasImplementado na blockchain ou outra camada
Modificação do estado internoAberto à interpretaçãoImutável

História dos smart contracts

Acredite ou não, os contratos inteligentes surgiram antes mesmo da tecnologia blockchain. Enquanto o Ethereum, introduzido em 2014, é a implementação mais popular do protocolo, o criptógrafo Nick Szabo estabeleceu a ideia na década de 1990.

Naquela época, Szabo conceituou uma moeda digital chamada Bit Gold. Embora o ativo nunca tenha sido realmente lançado, este predecessor do Bitcoin destacou o caso de uso de um smart contract – transações sem confiança na Internet. Se a Web 1.0 era a própria internet, e a Web 2.0 a presença de plataformas centralizadas, então a Web 3.0 é a versão automatizada e alimentada pelo usuário do espaço digital.

Diversos especialistas no assunto, incluindo o próprio site da Ethereum, comparam contratos inteligentes a uma máquina de venda automática. As máquinas de venda automática servem ao propósito de um vendedor fornecer ao usuário um produto, sem a necessidade de uma pessoa real pegar o dinheiro e entregar o item. Os smart contracts servem ao mesmo propósito, mas são muito mais versáteis.

Os contratos inteligentes avançaram bastante desde seu surgimento, em 1997. Eles começaram como simples instruções de causalidade que um programador pode criar e implementar. No entanto, aqueles com conhecimento de programação são limitados, centralizando esses contratos “sem confiança”. Felizmente, esses mesmos desenvolvedores estão trabalhando para resolver problemas de acessibilidade.

Desde a sua criação, os desenvolvedores fizeram com que smart contracts pudessem ser feitos sem conhecimento de codificação. Eles estão aumentando a segurança dos mesmos com diferentes linguagens de programação, criando alternativas, como contratos secretos, e projetando maneiras de armazenar automaticamente o histórico de contratos inteligentes em um formato legível por pessoas – muito mais fácil do que usar a blockchain para ler.

Benefícios dos smart contracts

As blockchains de contratos inteligentes fornecem vários benefícios, incluindo velocidade, eficiência, precisão, confiança, transparência, segurança, e economia.

Smart contracts usam protocolos de computador para automatizar ações, economizando horas em diversos processos comerciais. Os acordos automatizados diminuem a possibilidade de manipulação de terceiros ao eliminar a exigência de que corretores ou outros intermediários ratifiquem os contratos legais já firmados.

Além disso, a falta de um intermediário nos contratos inteligentes economiza dinheiro. Todas as partes relevantes têm total visibilidade e acesso aos termos e condições desses contratos. Portanto, quando o contrato é assinado, não há mais como voltar atrás. Isso garante que a transação seja totalmente transparente para todas as partes envolvidas.

Vale citar que todos os documentos mantidos na blockchain são duplicados, muitas vezes permitindo a restauração dos originais em caso de perda de dados. Os contratos inteligentes são criptografados e a criptografia protege todos os documentos contra adulterações. Por fim, os smart contracts também eliminam erros que ocorrem devido ao preenchimento manual de vários formulários.

Quais as utilidades dos smart contracts?

Além do exemplo de pagamentos mencionado acima, existem várias implementações potenciais de contratos inteligentes que podem automatizar o mundo e torná-lo um lugar mais fácil de se viver. Aqui estão alguns exemplos proeminentes de casos de uso de smart contracts:

Smart contract como identidade digital

Na internet, informação é moeda de troca. As empresas lucram sabendo os interesses de todos e as pessoas nem sempre estão no controle de como esses dados são adquiridos, tampouco recebem alguma compensação financeira por isso. Com smart contracts, as pessoas estão no controle.

Em um futuro baseado em blockchain, as identidades serão tokenizadas. Idealmente, isso significaria que a identidade de cada pessoa existe em uma blockchain descentralizada, segura e protegida de qualquer agente mal-intencionado. Porém, se um usuário quiser participar das redes sociais ou enviar documentos a um banco para fins de empréstimo, ele pode lucrar com a primeira e controlar o processo de transação na segunda.

Para mídias sociais, nenhum intermediário controla uma rede. Em vez disso, os usuários escolhem quais informações tornar públicas e quais manter privadas. Caso eles queiram participar da troca de informações, como um endosso, eles podem compilar um contrato inteligente e escolher quais dados serão transacionados, em vez de simplesmente pegar tudo sobre o usuário. Um terceiro não está lá para pegar parte dos fundos ou armazenar e vender secretamente esses dados – os lucros vão apenas para o usuário.

O mesmo se aplica quando se trata de lidar com bancos e outras instituições financeiras. A comunicação envolve apenas o envio de documentos necessários e informações vitais. Não há risco de um grupo de empréstimo armazenar seu endereço de e-mail e vendê-lo para outras empresas de crédito. Essa informação está inteiramente sob o controle do usuário.

Smart contracts no imobiliário

Quantas pessoas você conhece que são ou já foram corretores imobiliários? Pois é…

Considerando que o ato de comprar ou vender um imóvel é um processo longo e complicado, os proprietários tendem a contratar um corretor para lidar com toda a burocracia de documentação e ofertas. Embora isso pareça ideal para o vendedor, lembre-se de que os corretores cobram uma taxa significativa do preço de venda da casa.

Um smart contract pode substituir um corretor, simplificando o processo de transferência de casa e garantindo que seja tão seguro quanto com um intermediário. É aqui que o fator  “confiança” entra em jogo.

Imagine que a escritura da sua casa é tokenizada na blockchain Ethereum. Se você estiver pronto para vendê-la, crie um contrato inteligente com o comprador. Esse contrato manteria a escritura em caução até que os fundos do comprador fossem devidamente apresentados. Feito isso, o contrato é honrado e registrado.

Todos ganham no processo – exceto o corretor de imóveis, é claro. O vendedor economiza dinheiro, pois não precisa pagar um intermediário, e o comprador recebe a casa muito mais cedo do que o imaginado.

Com smart contracts, o supermercado pode configurar um check-in automatizado em cada etapa do processo. Embora esses check-ins já existam em uma cadeia de suprimentos normal, eles devem ser preenchidos manualmente. Uma pessoa pode ter que contar os objetos e enviar o que chegou. Eles poderiam mentir e pegar um pouco do produto, alegando que alguns se perderam no caminho. O famoso “jeitinho brasileiro” que tanto ouvimos falar por aí.

O que é diferente com contratos inteligentes é o aspecto da confiança. A loja em questão pode definir para que o pagamento não seja liberado até que todos os produtos sejam contabilizados. Não há como enganar esse sistema, então as partes estarão muito mais atentas na hora de fornecer. Além disso, o pagamento será liberado instantaneamente para a parte receptora, o que é um grande incentivo por si só.

Além disso, a loja pode rastrear quais smart contracts não estão sendo cumpridos e optar por não trabalhar com essas partes. Eventualmente, pode haver toda uma rede de classificação de clientes melhores para trabalhar e aqueles que não são, economizando tempo e dinheiro de todos a longo prazo.

Quais os problemas na utilização de smart contracts?

Embora os contratos inteligentes sejam ótimos em conceito, eles não são perfeitos. Por um lado, vale lembrar que os smart contracts e as redes blockchain são programados manualmente. O erro humano é sempre possível, e esse erro pode levar a explorações. 

Foi o que aconteceu no ataque à organização autônoma descentralizada (DAO) do Ethereum, em 2016. Hackers exploraram uma vulnerabilidade no contrato inteligente de angariação de fundos da DAO e o usaram para secretar fundos do projeto.

Além disso, ainda há falta de clareza regulatória quando se trata desses acordos autônomos. Embora a ideia de um processo de transferência de dinheiro seguro e simplificado pareça ótima no papel, ainda há tributação e outros envolvimentos do governo a serem considerados. 

Os contratos inteligentes não podem extrair informações da rede em que existem. Pelo menos, não em seu estado atual. Em outras palavras, você não pode fazer upload de dados de um site existente para um smart contract no Ethereum. Dito isso, há uma solução alternativa nos oracles – nodes fora da cadeia que extraem informações da Internet e as tornam compatíveis com redes blockchain. Eventualmente, à medida que os bancos de dados se movem para o blockchain, os oracles podem intervir para desempenhar um papel  importante nessa transição.

Finalmente, há um problema de escalabilidade de longa data. Desde o início, as redes blockchain tendem a ter dificuldades em escala, o que significa que as transações podem levar minutos – se não horas – com base na atividade. Embora isso possa ser um problema no início, é algo que projetos como o Ethereum 2.0 estão procurando resolver. Além disso, uma transação que leva algumas horas ainda é muito mais rápida do que os dias necessários para movimentar fundos tradicionais.

O futuro dos smart contracts

Os contratos inteligentes movidos a requisitos são, sem dúvida, o caminho a seguir para contratos relativamente básicos que podem ser escritos e executados automaticamente sempre que as pré-condições forem atendidas, como no transporte residencial, onde o dinheiro da conclusão pode ser dado assim que os contratos são assinados.

Várias plataformas de smart contracts irão poupar tempo e dinheiro para as empresas em todo o mundo, além de revolucionar a forma como elas interagem na cadeia de suprimentos e com seus clientes. Como resultado, o envolvimento humano mínimo libertará indivíduos e tomadores de decisão importantes de lidar com administração mundana e burocracia, permitindo que eles se concentrem em seus trabalhos diários. A razão disso? Os smart contracts dão conta do recado.

Contratos inteligentes já estão sendo usados ​​por muitos bancos e seguradoras em suas operações diárias. Como resultado, já estão sendo testados em cenários do mundo real, e não irá levar muito tempo até que se tornem parte do nosso cotidiano. Independentemente do argumento anterior, ainda há um longo caminho a percorrer até que tudo seja regido por um contrato inteligente – se é que isso vai acontecer!

E aí, gostou do conteúdo? Faça o download do app da Foxbit e comece a investir!

Não esqueça de também seguir a Foxbit no Instagram e Twitter. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.