Para quem quer conhecer um pouco mais do mundo virtual, filmes sobre metaverso podem ser um ótimo ponto de partida e um caminho bastante didático.
Mas conhecer brevemente a tecnologia vai te ajudar bastante e deixar você mais atento enquanto aproveita a sessão de filmes que retratam o metaverso.
Então, vamos lá!
O que é metaverso?
Pode parecer estranho para a maioria, mas os primeiros conceitos que definem o que é metaverso existem desde 1992.
Leia mais: Metaverso: entenda o que é e qual sua relação com o universo das criptomoedas!
Na época, o escritor Neal Stephenson apresentou o termo “metaverso” em sua novela de ficção científica “Snow Crash“, descrevendo como seria o futuro da sociedade, com a expansão da internet e até mesmo moedas digitais.
Entretanto, Stephenson não ganhou os créditos pelo termo logo de imediato.
O hype pelo metaverso veio mesmo depois que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, mudou o nome da empresa para Meta e anunciou planos de desenvolver tecnologias focadas na realidade aumentada e Web 3.
Assim, uma definição mais atual para o que é metaverso acompanha esse mundo digital, onde as pessoas “teletransportam” a vida real para o ambiente virtual, seja a partir de uma sala de reunião de trabalho, um show musical ou até mesmo uma nova economia.
Filmes sobre o metaverso
A definição, muitas vezes, não é tão fiel quanto a prática. Por isso, filmes sobre o metaverso podem dar uma boa mãozinha para você aprender um pouco mais sobre esse novo universo.
Então, vamos para nossa lista!
1 – Matrix
Se tem um filme sobre metaverso que é INDISPENSÁVEL é este clássico do cinema.
Lançado em 1999, Matrix é uma obra-prima de efeitos especiais, discussão tecnológica e filosofia.
No enredo, o desenvolvedor de software Mr. Anderson sente que há algo estranho em sua vida até conhecer o hacker Morpheus e sua colega Trinity.
A partir daí, Mr. Anderson percebe que vive em uma realidade simulada, sustentada por máquinas que sugam a energia vital dos seres humanos inconscientes para se manter.
Para combater o mundo dominado por essas máquinas, Mr. Anderson abandona sua identidade “fictícia” para dar lugar ao “escolhido” Neo, lidando com embates entre o mundo real e a Matrix.
2 – Tron: Uma Odisseia Eletrônica
Mais um clássico filme sobre metaverso por aqui. Desta vez, lançado em 1982.
Produzido pela Disney, a obra também conta a história de um desenvolvedor de softwares, que está trabalhando em seu próprio jogo de videogame.
Porém, um colega de trabalho rouba seus projetos, e ele acaba sendo demitido da empresa.
Para provar que fora roubado por alguém de dentro da empresa, o personagem tenta acessar os computadores da companhia, mas acaba sendo “sugado” para dentro de um mundo digital, precisando enfrentar um programa desenvolvido por seu rival.
3 – 13º andar
No hype de Matrix e Tron, o 13º andar é um bom filme sobre metaverso para quem gosta de ação e aventura.
O filme conta a história de – pasmem – um programa, dono de uma empresa de softwares, que inventou um programa de realidade virtual.
Porém, o executivo é assassinado, deixando sua herança a um funcionário da empresa que acaba sendo acusado do crime.
Em uma tentativa de se proteger, ele vai atrás de provas para descobrir quem é o verdadeiro culpado. Mas, para isso, será preciso entrar em uma simulação criada pelo falecido empresário.
4 – Jogador nº1
Dirigido “apenas” por Steven Spielberg, Jogador nº1 é o filme sobre metaverso mais recente dessa lista, tendo sido lançado em 2018.
A história mostra uma humanidade refugiada em um jogo de realidade virtual chamado OASIS.
Uma das metas nesse game é encontrar um easter egg – espécie de prêmio escondido – que concede a posse do jogo para quem achá-lo, lembrando muito um NFT.
O jovem Wade encontra a primeira pista deste “prêmio” o que faz ele entrar na mira de uma grande corporação na vida real.
5 – Upload
O último filme sobre o metaverso desta lista não é um filme, mas, sim, uma série.
Upload é uma comédia lançada em 2020, mas se passa em 2035.
A série mostra um mundo em que a tecnologia é bastante avançada, permitindo que pessoas, ao morrerem, façam o upload de suas consciências em uma espécie de paraíso digital.
O jovem Nathan morre e acaba se tornando um desses avatares. Porém, ele precisa lidar com sua possessiva e ainda viva namorada humana, que segue com poderes sobre ele.
Pegue a pipoca
Embora esses filmes sobre metaverso não sejam documentários que destrincham os conceitos, eles dão uma boa noção do que podemos esperar de um mundo baseado na tecnologia.
A vivência é diferente e muitas coisas que nem imaginamos passam a ser possíveis.
Então, sente-se, pegue a pipoca, e ‘bora’ para esse momento de entretenimento!