A Altseason é um dos momentos mais aguardados por entusiastas de criptomoedas. Afinal, é neste momento que muitos investidores veem o resultado de suas apostas em tokens menos populares.
Também conhecida como “temporada de altcoins”, o evento marca uma forte elevação de preços de diversas criptomoedas do mercado, enquanto ocorre uma espécie de descolamento de desempenho em relação ao Bitcoin (BTC).
Assim, a Altseason é muito aguardada e pode ser um momento de potencializar os ganhos abruptamente, caso ela seja identificada com antecedência.
Hoje, então, vamos falar sobre o que é e como identificar uma Altseason, além de explicar o funcionamento do Altseason Index.
O que é Altseason?
Altseason é o termo usado para se referir ao momento em que as altcoins registram um avanço de preços rápido e intenso no mercado, muitas vezes maior que do próprio Bitcoin.
A “temporada das altcoins” – ou “altcoins season” – atrai um volume grande de investidores que distribuem sua participação no setor em projetos relevantes, porém, nem sempre muito conhecidos.
Saiba mais: O que são altcoins?
Esse período, inclusive, pode levar as altcoins a projetarem um desempenho maior que o do Bitcoin, que costuma pressionar os preços dos outros tokens do mercado, seja para cima ou para baixo.
Por isso, é durante uma Altseason que muitas pessoas potencializam os lucros, em pouco tempo, sobre suas operações no mercado cripto.
Como identificar uma Altseason?
Embora não seja possível prever quando exatamente uma Altseason irá acontecer, há algumas formas de tentar antecipar o evento.
A primeira delas é o Altseason Index, que falaremos mais adiante no texto.
Já o segundo, que falaremos agora, são alguns indícios do comportamento do mercado, que mostram uma espécie de ciclo paralelo, como:
- Dominância
- Distribuição
- Fortalecimento do Ethereum
- Projetos menos conhecidos
- Altseason
Essas etapas relatam bem como o comportamento do mercado vai se direcionando pouco a pouco em direção às altcoins até que a altseason seja alcançada.
Vamos, então, dar uma olhadinha em cada um desses passos!
Dominância
O Bitcoin é a primeira, mais famosa e valiosa criptomoeda do mundo. Não à toa, seu valor de mercado beira os US$ 600 bilhões, atualmente, bem acima dos US$ 227 bilhões do segundo colocado, Ethereum (ETH).
Esse comportamento dos investidores, então, leva a uma dominância do setor por parte do BTC. Entre as 5 criptomoedas de maior volume de mercado, a criptomoeda de referência tem larga vantagem:
TradingView, em 28/04/2023, às 14h47min.
Em outras palavras, essa dominância mostra que a maioria do dinheiro dos investidores está alocada no Bitcoin, não em outras moedas digitais.
Distribuição
Antes de uma Altseason, eventualmente outras criptomoedas podem abocanhar uma fatia maior do mercado. E, geralmente, é o Ethereum quem puxa essa fila para o banquete.
A segunda maior criptomoeda do mundo é o ativo de uma das redes mais antigas, movimentadas e inovadoras. A partir dela, se tornou possível não só a transação de valores, mas também o desenvolvimento de diversos tipos de tokens, como os NFTs (non fungible tokens) e de smart contracts.
Esse aparato tecnológico e poder de mercado duela, então, com o Bitcoin, levando o ETH, em muitos momentos, a puxar parte da dominância do mercado para si.
O Bitcoin, por exemplo, chegou a ter praticamente 100% de prevalência no mercado logo em seu início. Porém, com a chegada de novas criptomoedas, sua dominância foi sendo reduzida.
Mesmo assim, podemos ver no gráfico abaixo, que o BTC ainda manteve seu domínio de cerca de 70% sobre o setor em um passado não tão distante.
Fonte: TradingView, em 28/04/2023, às 15h06min.
Essa perda de dominância, entretanto, não é um demérito ao Bitcoin. Ao contrário, mostra a ascensão do mercado criptográfico a partir do surgimento de outros tokens igualmente relevantes.
O Ethereum é um bom exemplo de altcoin que abraçou parte do dinheiro que estava presente apenas na criptomoeda de referência.
Fonte: TradingView, em 28/04/2023, às 15h10min.
Nota-se que o Ethereum já chegou a ter um pico acima de 30% em sua dominância de mercado. Naturalmente, porém, ele também passou a dividir espaço com outras tantas criptomoedas que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo.
Por isso, embora apresente os segundos maiores valores e prevalência de mercado, ele ainda não conseguiu atingir níveis muito mais altos.
Fortalecimento do Ethereum
Considerando que o Ethereum é a principal altcoin do mundo atualmente, ele é um importante indicador de que a Altseason está chegando.
Eventualmente, a criptomoeda se descola do mercado e apresenta um desempenho melhor que o do Bitcoin em determinado período. Isso pode acontecer por conta de alguma atualização da blockchain, uma regulamentação ou parcerias novas, entre outras coisas.
O fato é que a migração de dinheiro do BTC para o ETH mostra que o mercado está vendo muito valor na altcoin e menos na criptomoeda de referência, mesmo que momentaneamente.
Projetos menos conhecidos
Se Bitcoin e Ethereum dominam o mercado, e o ETH começa a se sobressair, é natural que outras criptomoedas comecem a se destacar. Afinal, a partir do momento em que o BTC está estagnado ou em queda, e outro token aponta alta, provavelmente outras altcoins também estão com desempenho positivo.
Isso acontece, pois o ímpeto de compra de uma altcoin, como o Ethereum, pode replicar o movimento para outras criptomoedas que, de alguma forma, possam estar vinculadas ao ETH.
Esse efeito cascata, então, cria uma fuga ainda maior do Bitcoin e uma procura intensificada por outros tokens.
Assim, o Ethereum dá o start para lembrar o mercado de que há inúmeros projetos por aí. Alguns muito conhecidos, outros mais ou menos, e tantos outros ainda com pouco destaque. Mesmo assim, cada um pode apresentar uma tecnologia ou solução diferente e igualmente relevante aos tokens maiores.
Alteseason
A Altseason se inicia definitivamente quando não só o Ethereum, mas muitas outras altcoins apresentam valorização intensa, após um certo declínio de dominância do Bitcoin em relação a todo o mercado de criptomoedas.
É aí que tokens que valiam centavos passam a valer até dezenas de dólares, em um curto espaço de tempo.
Os investidores, portanto, podem se deparar com a possibilidade de comprar criptomoedas baratas e lucrar expressivamente sobre seus desempenhos completos e não a partir de algumas frações do ativo, como acontece em alguns casos em relação ao Bitcoin.
Altseason Index
O Altseason Index é um indicador interessante que pode ajudar na antecipação do início de uma Altseason.
Esta métrica faz o rastreamento do sentimento do mercado e analisa se ele está apontando mais para o Bitcoin ou para as altcoins.
Segundo o descritivo, o Altseason Index considera uma Altseason quando 75% das 50 principais criptomoedas estiverem com desempenho melhor do que o apresentado pelo Bitcoin, em uma comparação dos últimos 90 dias.
Fonte: blockchaincenter.net
Por isso, é a partir da valorização das altcoins, que o Altseason Index vai dizer se estamos ou não dentro do período de alta das criptomoedas alternativas.
Como se preparar para uma Altseason
Para estar preparado e aproveitar bem uma Altseason, você precisa estar atento ao que se passa em todo o setor criptográfico, não apenas no Bitcoin.
Por isso, o ideal é que você acompanhe portais de notícias especializados e blogs, como este aqui da Foxbit, para conhecer cada altcoin, saber como elas funcionam, quais estão no hype, e o que os analistas esperam de seus projetos.
Verifique também quem são os desenvolvedores da criptomoeda e qual seu plano de ação ou solução. Embora a Altseason possa ser especulativa em alguns momentos, ela sempre será baseada e fortalecida por tokens relevantes.
Assim, estar bem informado é a maneira mais precisa para surfar na onda da Altseason com mais segurança e maior possibilidade de ganhos.