Altcoins: O que são, como funcionam e como investir

ago 5, 2022 | Ethereum

Altcoins são uma classificação específica no mundo das criptomoedas, usada para se referir a moeda “alternativas” ou qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin (BTC).

A partir dessa definição, podemos facilmente dizer que temos dezenas de milhares de altcoins espalhadas pelo mundo. E muito se engana quem acredita que essas moedas são menos importantes. Ethereum (ETH), Cardano (ADA), Polkadot (DOT), Avalanche (AVAX), entre tantas outras estão neste grupo.

Cada altcoin, portanto, tem seu próprio mecanismo e função, podendo ser um contrato inteligente, um NFT, um token de finanças descentralizadas (DeFi) e por aí vai…

Neste artigo, vamos falar o que são altcoins, como elas funcionam, como investir e alguns cuidados antes de se aventurar por essas terras!

Altcoins e sua relação com o Bitcoin

As altcoins fazem parte do enorme mercado criptográfico liderado pelo Bitcoin, desenvolvidas a partir do surgimento da chamada criptomoeda de referência que, no caso, é o próprio BTC.

Porém, considerando a importância do Bitcoin, ele acaba ficando em uma categoria à parte, como se fosse a matriz deste setor. Enquanto isso, as outras moedas digitais criadas posteriormente recebem o nome de altcoins.

Ou seja, as altcoins são moedas alternativas ao BTC.

Por conta dessa “hierarquia”, não à toa, parte do desempenho de preços das altcoins acaba, de certa forma, acompanhando a volatilidade da criptomoeda de referência.

Essa relação pode, inclusive, ser observada nos números de dominância do mercado dentro de todo este setor criptográfico.

altcoins

É interessante observar que o Bitcoin já registrou dominâncias muito maiores em relação às altcoins, inclusive em um passado não tão distante. No final dos anos de 2019 e 2020, por exemplo, seu domínio ultrapassava os 70%.

Entretanto, conforme mais altcoins são desenvolvidas, menor a dominância do BTC tende a ficar. Com isso, essas criptomoedas acabam conseguindo se descolar e criar uma espécie de preço paralelo ou preço próprio, alheio ao que acontece com a moeda de referência.

Afinal, o mercado amadureceu e os investidores não buscam mais por uma “corrida do ouro” com o Bitcoin, mas, sim, projetos relevantes, que tragam soluções inovadoras e possuam uma perspectiva positiva ao futuro, via altcoins.

Por isso, vamos ver um pouquinho mais sobre os tipos de altcoins e como elas funcionam a seguir!

Como as altcoins funcionam?

Enquanto o termo altcoin é utilizado para diferenciar as criptomoedas do Bitcoin, há também uma espécie de “subcategorias” que identificam os tipos de cada uma dessas moedas alternativas e como elas funcionam.

Stablecoins

Também conhecidas como “moedas estáveis”, essas altcoins possuem uma volatilidade de preços bastante controlada e, principalmente, muito baixa, ainda mais comparando com o Bitcoin e outros tipos de moedas digitais.

Para sustentar essa baixa oscilação em seu valor, as stablecoins estão sempre atreladas a algum ativo específico – moeda fiduciária, commodities, ouro – que dá lastro à sua emissão.

Leia também: Como funcionam as stablecoins!

Podemos citar o Tether (USDT) como um bom exemplo desse tipo de altcoin estável. Neste caso, a empresa responsável por sua geração precisa ter, em uma conta bancária auditável, a mesma quantidade de dólares que tem de USDTs no mercado.

Com isso, é possível manter a paridade de 1:1 e levar ao mercado uma altcoin que “sempre” irá valer US$ 1.

Utility Tokens

Essa categoria de altcoin recebe o nome de utility tokens ou “tokens de utilidade”, pois conseguem atribuir atividades ou utilidades que vão além da posse dessa criptomoeda.

Neste caso, podemos considerar que um utility token permite que você faça o pagamento por algum serviço específico, receba descontos ou até mesmo participe de um grupo ou experiência.

Dentro dessa categoria, podemos citar algumas altcoins importantes, como:

  • Chilliz (CHZ);
  • Axie Infinity (AXS)
  • ApeCoin (APE)

Vamos falar rapidinho sobre elas?

Chilliz

A CHZ é uma criptomoeda desenvolvida em parceria com a Socios.com, que permite ao usuário comprar os produtos e tokens de futebol dentro da plataforma.

Axie Infinity

Assim como a Chilliz, a AXS é uma criptomoeda usada no pagamento de colecionáveis dentro do jogo Axie Infinity. A moeda, basicamente, é o que gira a economia interna e permite a aquisição de personagens para colocá-los em batalhas contra outros players.

ApeCoin

Esta altcoin permite não só a compra de NFTs, mas serve também como um token de governança, permitindo que os proprietários desta criptomoeda possam votar em mudanças da plataforma e, assim, guiar as diretrizes da Web3.

Memecoins

Outro tipo de altcoin fresca na mente da maioria dos investidores são as meme coins.

Os atributos típicos de uma moeda de meme incluem um rápido aumento de preço em um curto período de tempo, falta de utilidade essencial e, muitas vezes, são anunciados por influenciadores de criptomoedas ou celebridades em suas redes sociais, como no Twitter.

[Imagem: Algo referente à DogeCoin e Elon Musk, talvez, ou meme coin de forma geral]

As mais famosas atualmente – e longevas – são a DogeCoin (DOGE), que conta com o “apadrinhamento” do CEO da Tesla, Elon Musk, e a Shiba Inu (SHIB).

Security tokens

Em um paralelo, podemos dizer que os tokens de segurança são as altcoins que mais se aproximam das ações da bolsa de valores. 

Afinal, este tipo de criptomoeda permite que uma empresa torne produtos e bens diversos em um ativo digital negociável e fracionável. Assim, podem ser digitalizados carros, ações de uma companhia, imóveis ou obras de arte.

Essa altcoin ajuda, então, na validação de propriedade de um determinado ativo, proporcionando maior segurança do que antes aos proprietários e seus ativos. 

Há, entretanto, um risco de segurança. Ao contrário das bolsas de valores, em que a responsável pelo pregão controla e “armazena” todos os ativos, os tokens de segurança podem ser perdidos para sempre, caso você perca a chave-privada que dá acesso à sua carteira.

Equity Token

Semelhante aos security tokens, esse tipo de altcoin oferece as mesmas garantias que os papéis tradicionais de uma empresa promovem, mas em um modelo totalmente digitalizado.

Em outras palavras, os tokens de equidade são equivalentes aos ativos comuns e regulamentados por autoridades financeiras.

Por conta dessa especificidade, sua aquisição e oferta são mais restritas, pois geralmente estão atreladas a determinadas ações de empresas ou, então, commodities.

Payment Tokens

Sem muitos segredos aqui, os tokens de pagamento são usados para pagamentos.

É crescente o uso desse tipo de altcoins, já que ela oferece segurança, velocidade, é global e incide menos taxas de transação.

Baseadas em Mineração e Pré-mineração

Altcoins que são baseadas em mineração usam o Proof of Work (PoW) como uma forma de gerar novas moedas. Este, por exemplo, é o mesmo método utilizado pelo Bitcoin.

Essa atividade, porém, acaba por consumir muitos recursos, seja computacional ou até mesmo de energia elétrica. Por isso, muitas altcoins, como fez recentemente o Ethereum, migraram sua metodologia para o Proof of Stake (PoS).

alt coin

Outra proposta apresentada são as moedas consideradas de pré-mineração. Neste caso, não há necessidade de gerar tokens a partir dos mineradores. Afinal, o volume de moedas já é emitido anteriormente ao lançamento do projeto, como força de um investimento inicial para dar sequência ou início a um determinado projeto. 

Este processo é conhecido como Initial Coin Offering – Oferta Inicial de Moeda (ICO).

As altcoins distribuídas em ICOs são naturalmente mais arriscadas, pois não há garantia de que o projeto irá se consolidar ou completará sua fase de desenvolvimento. Por isso, é sempre importante analisar bem a proposta e saber quem está por trás da solução divulgada.

Entretanto, há, sim, casos de sucesso. A XRP é um ótimo exemplo de uma moeda pré-minerada de sucesso, firmemente posicionada na lista de altcoins com maior valor de mercado, mesmo diante das pressões regulatórias impostas pelos Estados Unidos em 2020.

Por que as altcoins são importantes?

Obviamente, o Bitcoin não fornece uma solução para todos os problemas que tentam ser resolvidos por criptomoedas. Então as altcoins surgem para resolver essas deficiências e lacunas, fornecendo utilidade real nos diferentes setores e mercados. 

Esta tarefa, porém, não poderia ser executada por uma única moeda, por isso, temos mais de 20 mil criptomoedas mundo afora.

Assim, as altcoins são absolutamente essenciais, seja apresentando uma possibilidade de diversificação de portfólio a investidores ou, então, trazendo inovação tecnológica a empresas e governos.

Assim como as memescoins e outros projetos falhos, o próprio tempo será responsável por eliminar altcoins inúteis, mas também enaltecer moedas que de fato trazem benefícios aos seus detentores.

Como investir em altcoins e alguns cuidados

As altcoins abrangem quase todas as criptomoedas do mercado, ou seja, por mais que sejam uma necessidade, muitas apresentam falhas ou sofrem com um mercado volátil. Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como investir em uma altcoins e quais cuidados você precisa tomar.

Analise o projeto

Em um mundo com mais de 20 mil altcoins, não precisa ser um grande expert para saber que boa parte, se não uma grande maioria, são projetos ruins e sem qualquer projeção futura.

Por isso, antes de investir em uma altcoin, dê uma boa olhadinha no que ele oferece. Leia o whitepaper, saiba quais soluções elas estão apresentando, qual a equipe por trás do desenvolvimento e se há histórico dessas pessoas no mercado.

[Imagem: Algo relacionado à análise de projeto de criptomoedas]

Uma boa dose extra de precaução pode estar nas próprias redes sociais. Busque por comunidades específicas de criptomoedas e veja o que os usuários estão falando sobre essa altcoin. 

Fique de olho no furacão

Em meio a tantas novidades, muitas altcoins morrem rapidamente. Por isso, é muito fácil entrar no hype e sair comprando uma pancada de criptomoedas, sem fazer um grande pente fino nelas.

Assim, em caso de dúvidas, procure por uma altcoin que tenha sobrevivido à fase de adoção e avalie se a proposta, de fato, resolve problemas atuais e, principalmente, possíveis lacunas futuras do mundo.

Algumas altcoins já estão bem consolidadas no mercado, como Ethereum, Cardano (ADA), Polygon (MATIC), Hedera Hashgraph (HBAR), entre tantas outras.

Se prepare para volatilidade

O sentimento do mercado é indiscutivelmente o indicador mais poderoso nos mercados de criptomoedas, já que grandes oscilações de baixa ou alta são comuns. 

Veja também: Como investir em criptomoedas?

As altcoins mega voláteis são as mais perigosas de se manter durante um sentimento de baixa, pois não há garantias de que elas irão recuperar 50% de seu preço original, especialmente se a utilidade do mundo real for baixa, como altcoins de meme. O contrário também é verdadeiro. Nada impede um avanço abrupto de preços, que vai te levar às nuvens.

Assim, esteja preparado para uma possível montanha-russa no processo de comprar altcoins.

O que o futuro reserva para as altcoins?

Assim como muitas empresas nascem sem grandes projeções e, naturalmente, acabarão, muitas das altcoins vivas atualmente também deixarão de existir em um futuro não tão distante assim.

Desde o surgimento das criptomoedas, muitos projetos simplesmente desapareceram da rede, o que é algo até que esperado, já que nem todo mundo consegue oferecer as melhores soluções.

Entretanto, o desenvolvimento tecnológico e do próprio mercado tem oferecido mais corpo ao Bitcoin e altcoins. Hoje, vemos não só empresas investindo nesse tipo de solução, mas até os bancos centrais, via Central Bank Digital Currency (CBDC).

Portanto, assim que o galho for chacoalhado, devem restar altcoins resilientes e com utilidade que reflitam a sua sobrevivência.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.