Como funciona um Mercado Balcão de Bitcoin (OTC)?

dez 5, 2018 | Outras categorias

A maior parte da quantidade de transações efetuadas no mercado acontece dentro de exchanges, uma plataforma que simplesmente faz o match de pessoas que querem comprar com aquelas que querem vender.

Entretanto há outro mercado fora das exchanges e ele movimenta uma quantidade grandiosa de recursos, é o OTC (Over-the-counter ).

O que é OTC/ Mercado de balcão?

Over-the-counter é um termo em inglês que significa “sobre o balcão”. Antes do advento das transações eletrônicas todas as ordens de mercado eram feitas manualmente, no balcão de negociações.

Este era o cenário da bolsa de valores antes do sistema eletrônico.

O tempo passou e a maior parte das negociações é feita de maneira eletrônica, por meio de home brokers e outras plataformas de compra. Hoje a Bovespa é mais ou menos assim:

Bovespa

Fonte: https://www.dci.com.br/financas/fundo-soberano-de-cingapura-passa-a-deter-5-de-participac-o-na-b3-1.500779

Negociações via OTC são comuns em diversos mercados, de commodities, ações, derivativos e até criptomoedas. A B3, maior bolsa do Brasil, tem uma área dedicada apenas para esse tipo de negociação.

Há uma enorme quantidade de pessoas e empresas que utilizam sabiamente este mercado para crescerem. Um dos maiores exemplos empresariais foi o Wal-Mart, que começou usando OTC antes de entrar na NYSE.

Com um mercado global girando em  trilhões de dólares anualmente, as negociações Over-the-counter são um celeiro de oportunidades.

Quais as vantagens de comprar usando OTC?

Preço

O primeiro ponto e talvez um dos mais importantes é o preço. Como as transações são feitas diretamente entre as partes, não há fees diretas como nas exchanges.

Geralmente os valores negociados são altos o suficiente para os negociantes encontrarem um preço comum e vantajoso para ambas as partes.

Liquidez

Outro grande ponto é a liquidez. Em mercados em ascensão, como o de criptomoedas, a liquidez dos livros de ofertas nas exchanges não comportam ordens de grandes valores.

Isso significa que se você quiser comprar uma quantia grande de algum criptoativo como o Bitcoin, além de se deparar com a falta dessa quantia na exchange, você poderá pagar mais caro pelos ativos adquiridos.

Compra rápida e com auxílio

Dependendo dos ativos, a negociação pode ser feita na mesma hora. Como é o caso com o Bitcoin e outras moedas digitais.

Fora que o mercado balcão (OTC) é bem menos burocrático e toda a negociação pode ser feita remotamente.

Além da agilidade, você pode contar com a ajuda de algum expert da área. Em mercados novos e desregulamentados tal auxílio é fundamental para um bom investimento.

Mercado balcão de criptoativos (bitcoin, ether e outros) no Brasil?

A grande dificuldade deste tipo de mercado é a confiança, pois há riscos envolvidos, ainda mais se falamos de criptoativos.

Para resolver este problema, a Foxbit, criou a mesa de negociações Invest . Sendo um dos mais antigos OTCs de criptomoedas do país, com grande portfólio e experiência de mercado. Além de ter  histórico, a empresa conta com profissionais provenientes do mercado financeiro tradicional e com bagagem nesse novo universo de ativos. A junção de dois mundos, velocidade, liquidez e confiança.

Entre em contato com o mercado balcão da Foxbit para mais detalhes.

Texto publicado anteriormente no Cointimes.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.