Guia sobre como investir em criptomoedas

abr 18, 2023 | Altcoins, Bitcoin, Blockchain

Investir em criptomoedas é uma opção para pessoas que querem potencializar seus rendimentos, a partir da volatilidade considerável dessa classe de ativos.

Por isso, o investimento em criptomoedas tem se tornado uma prática bastante comum entre os brasileiros. 

Em dezembro do ano passado, o número de pessoas que declararam operações com moedas digitais à Receita Federal foi de 912 mil – um aumento de 88,6%, em relação ao mesmo mês de 2021.

Armazenar Bitcoin

Mas assim como o mercado tradicional, realizar qualquer tipo de investimento em criptomoedas também exige o mínimo de conhecimento sobre o setor e gerenciamentos financeiro e de risco.

Vamos ver, então, detalhes para você comprar crypto, sem passar perrengues!

Investir em Criptomoedas

Para começar a investir em criptomoedas, é importante seguir alguns passos preliminares, que vão te guiar na direção mais adequada para seu dinheiro, como:

  • Seleção de criptomoedas
  • Onde comprar crypto
  • Quanto investir em criptomoedas
  • Gerenciamento de risco
  • O que esperar do mercado.

Embora possa parecer bastante coisa, quando falamos em dinheiro e investimentos, uma dose de cautela sempre é bem-vinda para minimizar possíveis experiências desagradáveis ou frustrações.

Conhecer as criptomoedas

Se antes de adquirir uma ação na bolsa de valores, você realiza uma análise prévia da saúde da empresa, ao pensar em comprar crypto, é importante também entender o projeto que está por trás deste ativo.

As criptomoedas, de forma geral, possuem três finalidades:

  • Meio de troca 
  • Reserva de valor
  • Padrão de valor

No primeiro caso, as criptomoedas com características de meio de troca são aquelas utilizadas como método de pagamento por produtos e serviços. Aqui, podemos citar o Bitcoin (BTC) e diversas stablecoins, como Tether (USDT) e USD Coin (USDC).

Já os que investem em criptomoedas como reserva de valor, esperam que, em um futuro, possam utilizar essa classe de ativos com maior eficiência. Neste caso, o BTC talvez seja a maior referência. Sua limitação de emissão leva, muitas vezes, a comparação ao ouro.

Saiba mais: O que são criptomoedas?

Por fim, o padrão de valor é uma forma de medir o preço de um produto ou serviço a partir do valor daquela moeda digital. O próprio BTC é utilizado nesta função, já que é a principal criptomoeda do mercado, mas as stablecoins, mais uma vez, se destacam como referências neste tipo de padrão.

Imagem Mão + Bitcoin

Outros tipos de criptomoedas

Além das características principais citadas acima, a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de outras criptomoedas, como:

  • Utility tokens
  • Security tokens
  • Equity tokens 
  • Payment tokens 
  • Non fungible tokens (NFTs).

Confira: Por que diversificar os ativos?

Cada uma delas, oferece funções específicas, como arrecadação de fundos para novos projetos, acesso a algum produto ou serviço exclusivo, contratos de posse, compra e venda, equivalência de ativos, entre outras.

Conheça os projetos

Como você pode ver, há diversos tipos de tokens disponíveis no mercado. Por isso, conhecer seus projetos é uma arma poderosa na hora de investir em criptomoedas.

Para realizar essa avaliação, você se apoiar em cinco pilares:

  • Whitepaper
  • Equipe de desenvolvimento
  • Redes Sociais e Comunidade

A partir de uma análise criteriosa desses elementos, você vai saber a função, estimativas de aplicação e financeira daquela criptomoeda, assim como se as pessoas responsáveis pelo token são de confiança ou possuem um bom histórico dentro deste mercado.

Ler o que as outras pessoas e a comunidade falam sobre este projeto também pode te ajudar a compreender quais expectativas os usuários estão tendo em relação à nova solução.

Onde comprar crypto?

Segurança é fundamental para você investir em criptomoedas. Por isso, saber onde comprar crypto vai te poupar muitas dores de cabeça e possíveis golpes.

Há três maneiras simples:

  • Exchanges
  • Mercado Balcão (OTC)
  • Peer-to-peer

Exchanges

A modalidade mais simples de se comprar crypto é via exchanges.

Embora as próprias plataformas possam oferecer a venda de criptomoedas, elas também conectam usuários dispostos a negociar seus ativos.

Fique por dentro: Conheça os principais termos do universo cripto

Assim, a corretora opera apenas como uma “intermediadora” das transações ao oferecer um ambiente acessível entre esses usuários.

Mas antes de sair criando conta em qualquer lugar, verifique o histórico e a reputação da empresa. Há muitas exchanges fakes que podem roubar seu dinheiro e nunca entregar as criptomoedas.

Suspeite também de empresas que oferecem rendimentos fixos acima dos praticados no mercado, pois há maior chance desta estar aplicando um golpe.

A Foxbit é uma das maiores e confiáveis corretoras de criptomoedas do país.

Mercado de balcão (OTC)

Para quem quer a segurança das exchanges, mas prefere investir em criptomoedas fora do order book geral, há a possibilidade de realizar a negociação pelo mercado de balcão – over the counter (OTC).

Este método permite que usuários com grande patrimônio líquido negociem diretamente o valor da negociação. 

Assim, é possível conseguir uma cotação diferenciada ao praticado na exchange aberta.

Peer-to-peer

Este é o modelo mais descentralizado para comprar crypto.

Com ele, os usuários transferem as criptomoedas a partir de suas próprias carteiras digitais, sem qualquer tipo de intermediação de uma exchange ou order book.

Basicamente, vendedores e compradores definem um valor de negociação e fica sob responsabilidade deles concretizar o negócio.

Quanto investir em criptomoedas?

Agora que você já sabe como avaliar um bom projeto e onde comprar crypto, é hora de gerenciar os riscos e o financeiro para destinar os valores corretos ao investimento em criptomoedas.

Para fazer um bom gerenciamento financeiro e de risco, há alguns passos importantes a serem seguidos.

  • Orçamento
  • Objetivos
  • Investimentos regulares

Vamos ver os detalhes abaixo!

Orçamento

Após o diagnóstico levantado, é hora de sentar e analisar ponto a ponto das entradas e saídas de dinheiro.

No orçamento, você irá definir tetos de gastos para determinados itens, como restaurantes, baladas, transportes, assinaturas de streaming, entre outros.

Com isso, você passa a ter maior controle sobre o que está gastando, distribui melhor seu dinheiro, ganha previsibilidade para os meses seguintes e consegue ainda economizar para possíveis investimentos.

Objetivos

Viajar, comprar um automóvel ou casa, gerar uma renda extra, pensar na aposentadoria… Cada um vai ter seus objetivos de vida. 

Saber quais são eles é fundamental na hora de decidir por qual investimento em criptomoedas seguir ou até mesmo a opção por outros tipos de aplicações.

Esses objetivos precisam ser colocados em período de tempo a serem conquistados para te dar um norte do que precisa ser feito para atingi-los. Uma viagem ou a compra de um carro devem levar menos tempo do que a aquisição de uma nova casa.

Então, aponte as metas de curto (1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo (acima de 5 anos) prazos.

Investimentos regulares

O engajamento no investimento é fundamental para que você consiga diluir o aporte em pequenas parcelas, sem perder o potencial de ganhos.

Por isso, manter uma rotina de aplicações constantes é fundamental!

Mais importante ainda, o controle financeiro garante que o valor destinado aos investimentos sempre esteja disponível na data certa, e imprevistos não impeçam que você busque pelos ativos.

Detalhes: Conheça a estratégia de investimentos regulares

O que esperar das criptomoedas?

Muitas pessoas procuram investimento em criptomoedas como forma de diversificar seu portfólio de aplicações. 

Assim, é possível ter acesso a títulos do tesouro direto, ações de empresas e moedas digitais, ampliando as vias de ganhos, nos diversos momentos de mercado.

Embora existam alguns elementos que levam as pessoas a investir em criptomoedas, esses mesmos eventos exigem atenção, como:

  • Volatilidade
  • Negociação 24/7
  • Câmbio

Volatilidade

Para se ter uma ideia da potência que comprar crypto pode ter em seu portfólio, o Bitcoin, em 2020, chegou a registrar uma valorização de 661,04%, segundo dados da plataforma TradingView.

No ano seguinte, a criptomoeda registrou mais um alta, desta vez, de 148,79%.

As quedas também podem ser igualmente bruscas. No ano passado, o BTC perdeu quase 70% de seu valor.

Esse mesmo cenário se repete para diversas criptomoedas, como Ethereum, Cardano (ADA), Polygon (MATIC), PolkaDot (DOT), entre outras.

Por isso, é importante estar preparado para oscilações de preços intensas e entender os ciclos de mercado pelos quais as moedas digitais passam.

Negociação 24/7

Outra vantagem do investimento em criptomoedas é que seu mercado é descentralizado e, portanto, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e feriados.

Isso permite com que você tenha acesso constante à compra e venda de criptomoedas, assim como o saque dos ativos sempre que quiser.

Por outro lado, as oscilações de mercado se tornam mais frequentes e com efeitos quase imediatos.

Então, enquanto você, aqui no Brasil, está dormindo, o mercado asiático está a todo vapor às 3 horas da madrugada. Eventos que aconteçam por lá podem, então, recuar ou avançar o preço das criptomoedas.

Câmbio

O acesso ao câmbio no Brasil está longe de ser uma tarefa simples. Além de extremamente burocrático, o processo é lento e bastante caro.

As criptomoedas, porém, apresentam as chamadas stablecoins.

Essas moedas digitais possuem paridade de 1:1 com seu lastro em alguma moeda fiduciária tradicional, como real, dólar ou euro.

Para isso, a empresa responsável pela emissão da stablecoin precisa ter valor simétrico entre o número de tokens disponíveis no mercado e o dinheiro depositado em uma conta auditada.

Basicamente, o Tether, stablecoin lastreada no dólar, precisa ter US$ 1 para cada USDT em circulação. Assim, a paridade de 1:1 fica garantida.

Neste cenário, o investimento em criptomoedas se torna também uma possibilidade de acesso ao câmbio internacional.

Tudo isso, porém, de forma praticamente imediata e com baixíssimo custo.

Tipos de investimento em criptomoedas

Como as moedas digitais são desenvolvidas em um ambiente extremamente flexível, investir em criptomoedas segue o mesmo caminho, com várias possibilidades. Entre elas:

  • HODL
  • Trading
  • Staking
  • Mineração

HODL

As pessoas que optam por investir em criptomoedas a partir do HODL estão pensando em um prazo bastante longo.

Aqui, a ideia é comprar uma moeda digital, com grande possibilidade de crescimento, e deixá-la guardada – ou HOLD -, por anos.

Ao ver uma valorização bastante expressiva, a venda acontece, e o lucro é realizado.

A palavra HODL vem do inglês hold – segurar, em tradução livre. Entretanto, o termo é escrito propositalmente errado, pois ele foi apresentado, pela primeira vez, em um fórum de discussão, onde um internauta estava tão entusiasmado com sua defesa ao Bitcoin, que errou a digitação.

Trading

Assim como acontece bastante na bolsa de valores, o trading é outra possibilidade de investimento em criptomoedas.

Este seria o famoso “compra na baixa e vende na alta“.

A proposta nada mais é do que comprar crypto e, a partir de análises gráficas e de notícias mercadológicas, negociar os ativos para obter lucros em cada transação.

Na Foxbit, você tem acesso a uma exchange completa, com mais de 80 criptomoedas disponíveis para negociação.

Se você é um trader mais avançado, conheça a Foxbit Pro, plataforma com mais de 330 pares de criptomoedas e 570 order books globais!

Staking

Para validar as transações de criptomoedas em blockchains, é utilizado um mecanismo computacional chamado de algoritmo de consenso.

Em algumas redes específicas, o algoritmo escolhido é o Proof of Stake (PoS).

Esse mecanismo trava uma quantidade pré-determinada da criptomoeda daquela rede como forma de garantia de que as transações verificadas pelo usuário serão verdadeiras.

Como recompensa, a rede distribui um número pré-estabelecido de tokens ao validador.

Com essa “renda passiva“, chamada de staking, qualquer pessoa pode acessar uma blockchain que utiliza o algoritmo PoS e participar do processo de validação e recompensa da plataforma.

Aqui na Foxbit, há uma seleção de várias redes que oferecem esse serviço, e você pode realizar o staking de criptomoedas a partir de valores bem pequenos.

Mineração

Assim como o staking, o processo de mineração também é responsável por validar transações dentro de uma blockchain.

Entretanto, este método está disponível em redes que utilizam o algoritmo de consenso Proof of Work (PoW).

Este mecanismo recompensa os usuários que emprestam o poder computacional de suas máquinas.

Elas precisam realizar uma série de cálculos matemáticos complexos para “resolver” a criptografia e, assim, validar uma transação de criptomoedas.

Por ser um ambiente competitivo, apenas o primeiro usuário a resolver todo o bloco tem o direito a recompensa dos tokens. Assim, são necessários computadores extremamente poderosos, a depender da rede. 

Com o gasto energético alto, é praticamente impossível um usuário sozinho conseguir ser o primeiro a imprimir o bloco na blockchain.

Está pronto para investir em criptomoedas?

Com este guia, você já deve estar preparado para começar seu investimento em criptomoedas.

Lembre-se das dicas, pense no seu bolso, nos objetivos e na segurança de seu patrimônio.

Essas informações, com certeza, vão te ajudar a ter a melhor experiência possível no mercado de criptomoedas e evitar possíveis golpes ou frustrações.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.