Descubra agora qual a melhor opção para investir o dinheiro na crise

nov 6, 2017 | Investimento

Em tempos difíceis, os investimentos merecem ainda mais atenção, afinal, ninguém deseja amargar prejuízos. Para evitar qualquer notícia ruim, você só precisa saber redirecionar seus recursos financeiros. Se investir o dinheiro na crise é uma arte, você precisa estar pronto para dominá-la!
Uma coisa é certa: diante da crise econômica, os investimentos de baixo risco são muito recomendados. Então, se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura para saber um pouco mais sobre esses investimentos tão vantajosos.

Dinheiro na crise: Títulos de renda fixa

Existem duas modalidades de títulos de renda fixa, a pré e pós-fixada. No primeiro caso, é possível conhecer a rentabilidade do título já no momento da contratação. E para garantir 100%, a quantia deve ser resgatada somente na data de vencimento prevista no contrato.
Já no segundo caso, a rentabilidade sofre variações, que são influenciadas por um determinado indexador — um deles é a própria Selic (a taxa básica de juros).

Vantagens e desvantagens

Os títulos pré-fixados são investimentos com uma dose de segurança extra, pois independem das oscilações de qualquer indexador. Essa é uma forma de se proteger contra as possíveis reviravoltas do mercado.
Por outro lado, os títulos pós-fixados atrelados à Selic são bem interessantes em momentos de crise. Nesse cenário, a taxa básica de juros deve se manter elevada e, além disso, ainda estamos falando sobre um investimento de baixo risco.
Na sequência, confira alguns exemplos de investimento em títulos de renda fixa!

Letras do Tesouro Nacional

Único título do Tesouro Direto com rentabilidade totalmente pré-fixada, as Letras do Tesouro Nacional (LTN) são uma boa opção. Basicamente, um bom retorno desse investimento dependerá da estabilidade da taxa Selic e do IPCA — um dos indicadores que regem a inflação.
Vale a pena, também, ficar atento aos sinais de novas turbulências emitidos pelo mercado financeiro, pois eles indicam mudanças na taxa Selic, por exemplo.

Tesouro Selic

Um dos benefícios de se investir nos títulos LFT é a boa previsão de rentabilidade. E isso acontece mesmo que a Selic sofra alguma queda significativa — desde que a inflação esteja ligeiramente controlada.
De qualquer forma, os títulos LFT ainda se destacam por proporcionarem uma ótima liquidez diária. Portanto, quanto maior for a liquidez, maior será a capacidade do título em se converter em dinheiro — detalhe muito importante.

Compra e venda de ações

Em se tratando de ações, vale lembrar uma máxima do mercado financeiro: “compre nos momentos de crise e venda nos momentos de bonança”.
No entanto, é preciso investir com bastante cuidado. Na dúvida, conte com o apoio de uma boa consultoria em investimentos na Bolsa. Por fim, é desaconselhável alocar, no máximo, 20% dos recursos no mercado de ações.

Investimento em dólar ou bitcoin

Diante do cenário atual, marcado pela instabilidade política e econômica, o dólar deve se manter muito bem valorizado em relação ao real.
Essa tendência é embasada na política do governo vigente dos Estados Unidos, o qual pretende aumentar gradativamente a taxa de juros naquele país. Essa política econômica deve valorizar ainda mais a moeda americana em relação ao real.
A tendência em países com inflação descontrolada, baixo crescimento e dificuldades no governo é ver ativos como o bitcoin ou ouro ganhando valor perante as moedas nacionais. Um bom exemplo disso é o que aconteceu na Venezuela, onde recentemente 1 satoshi (menor unidade de bitcoin) se igualou a 1 bolívar.
Como você conferiu, existem investimentos certos até para os cenários mais desfavoráveis e uma boa rentabilidade depende dos recursos disponíveis e da diversificação da carteira.
Depois de conhecer essas excelentes e variadas alternativas, certamente você já está pronto para investir o dinheiro na crise. E então, gostou das dicas? Deixe um comentário no post para a gente.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.