Aprenda a deixar sua herança em bitcoin

abr 18, 2017 | Bitcoin

Quem usa carteiras de bitcoins costuma protegê-las muito bem. É preciso lembrar que o anonimato é muito importante para quem usa a moeda digital, assim como a certeza de que outras pessoas não terão acesso ao seu dinheiro. No entanto, isso não impede o usuário de deixar uma herança em bitcoin, por exemplo.
Você sabe o que acontece quando um investidor morre? O fato é que muitos de nós nos preocupamos não apenas com nossa própria qualidade de vida, mas também com o que deixaremos para nossos entes queridos.
Nesse contexto, é conveniente saber como passar adequadamente seu investimento em bitcoins para os sucessores. Para saber como fazer isso com segurança, continue a leitura!

Como deixar uma herança em bitcoin?

Nos sistemas monetários tradicionais, todo esse trâmite sobre a herança é conhecido: o beneficiado deve apresentar o atestado de óbito, além de outros documentos pertinentes, e, automaticamente, terá acesso aos bens da pessoa que morreu.
Já com bitcoins, o processo não se dá dessa maneira. Veja, a seguir, 3 formas comuns de deixar uma herança em bitcoins:

1. Testamento

Fazer um testamento é uma das formas mais utilizadas por aqueles que desejam deixar um legado em bitcoins para sua família. Nessa situação, a pessoa escreve no documento qual é a senha da sua carteira. Assim, o herdeiro terá acesso automático e facilitado ao dinheiro.
Essa é a solução mais prática para aqueles que, desde já, se preocupam com o futuro dos seus herdeiros, e pode descomplicar todo o processo. No entanto, é preciso ficar em alerta: tome algumas medidas a fim de prevenir que outras pessoas tenham acesso à senha.
Você pode lacrar o envelope com a senha e endereçá-lo a determinada pessoa ou guardá-lo em um local especial. É importante, ainda, manter uma anotação bem detalhada do saldo da sua carteira, para ter certeza de que ela não está sendo usada indevidamente.

2. Multi-sig

O conceito multi-sig é uma carteira que precisa de mais de uma assinatura para transferir os bitcoins. Você pode entregar 1 chave para os seus filhos e 1 para uma pessoa de muita confiança, assim, quando você partir, os dois poderão movimentar seus bitcoins.

3. Pen Drive e Hardwallets

Se você não gosta da ideia de deixar um papel com suas senhas anotadas, existem outras opções disponíveis para destinar como quiser a sua herança digital. É possível, por exemplo, utilizar pen drives com instruções de como acessar sua carteira ou carteira físicas, como Trezor e Ledger Wallet.
O interessado em usar a técnica deve criptografar o pen drive com uma senha que apenas os herdeiros conheçam. Dentro dele, devem estar contidas as instruções sobre como acessar e utilizar as moedas digitais disponíveis.
Deixar a herança em bitcoins deve ser uma preocupação de todas as pessoas que utilizam essa moeda digital. Vale ressaltar, por fim, que o dinheiro continuará a existir, mesmo depois que os investidores originais do bitcoin tenham partido. Por isso, tome esses cuidados para garantir o repasse da sua quantia.
Gostou de saber como deixar uma herança em bitcoin? Se quiser saber mais sobre como a moeda digital funciona, entre em contato conosco!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.